SóProvas


ID
2161426
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    A tragédia vinha sendo anunciada: desde o começo do ano, Nabiré parecia cansada. Portadora de um cisto no ovário, carregava seu corpo de 31 anos e 2 toneladas com mais dificuldade. Ainda assim, atravessou aquele 27 de julho em relativa normalidade. Comeu feno, caminhou na areia, rolou na poça de lama para proteger-se do sol. Ao fim da tarde, recolheu-se aos seus aposentos – uma área fechada no zoológico Dvůr Králové, na República Tcheca. Deitou-se, dormiu – e nunca mais acordou. No dia seguinte, o diretor da instituição descreveria a perda como “terrível”, definindo-a como “um símbolo do declínio catastrófico dos rinocerontes devido à ganância humana”.
    Nabiré representava 20% dos rinocerontes-brancos-do-norte ainda vivos. A espécie está extinta na natureza. Dos quatro remanescentes, três vivem numa reserva ecológica no Quênia, protegidos por homens armados. O restante – uma fêmea chamada Nola – mora num zoológico nos Estados Unidos. São todos idosos e, até que se prove o contrário, inférteis.
    Surgido como um adorno que conferia sucesso reprodutivo ao portador (como a juba, no caso do leão), o chifre acabaria por selar o destino trágico do paquiderme. Passou a ser usado para tratar diversas doenças na medicina oriental. De nada valeram inúmeros estudos científicos mostrando a inocuidade da substância. O chifre virou artigo valiosíssimo no mercado negro da caça.
  Segundo estimativas, no começo do século XX a ordem dos rinocerontes era representada por um plantel de meio milhão de animais. Hoje restam apenas 29 mil, divididos em cinco espécies. A que está em estado mais crítico é a subespécie branca-do-norte.
    O rinoceronte-branco-do-norte era endêmico do Congo – país que ainda sofre os efeitos de uma guerra civil iniciada em 1996 que já deixou um saldo de ao menos 5 milhões de pessoas mortas. Diante desse quadro, não houve quem zelasse pelo animal.
   Nabiré foi um dos quatro rinocerontes-brancos-do-norte nascidos em cativeiro, no próprio zoológico. Após o nascimento de Fatu, no mesmo zoológico, quinze anos mais tarde, nenhuma outra fêmea de rinoceronte-branco-do-norte conseguiu engravidar. Por isso, em 2009, os quatro rinocerontes-brancos-do-norte que faziam companhia a Nabiré foram levados para um reserva no Quênia. Como nem a inseminação artificial tivesse funcionado, havia a esperança última de que um habitat selvagem pudesse surtir algum efeito. Porém, não houve resultado.
    Nabiré não viajou com o grupo por ser portadora de uma doença: nasceu com ovário policístico, o que a tornava infértil. “Foi a rinoceronte mais doce que tivemos no zoológico”, disse o diretor de projetos internacionais do zoológico. “Nasceu e cresceu aqui. Foi como perder um membro da família.”
    Há uma esperança remota de que a espécie ainda seja preservada por fertilização in vitro. “Nossa única esperança é a tecnologia”, completou o diretor. “Mas é triste atingir um ponto em que a salvação está em um laboratório. Chegamos tarde. A espécie tinha que ter sido protegida na natureza.”
(Adaptado de: KAZ, Roberto. Revista Piauí. Disponível em:http://revistapiaui.estadao.com.br/materia/eramos-cinco)

A tragédia vinha sendo anunciada...

O segmento grifado exerce na frase acima a mesma função sintática que o segmento também grifado em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

     

    A tragédia vinha sendo anunciada...

    O termo grifado acima exerce o papel de sujeito. Logo, devemos encontrar nas alternativas o termo grifado que exerce o mesmo papel. 

     

    Hoje restam apenas 29 mil...

    Observe que nesse trecho o verbo concorda com o termo em negrito, portanto a alternativa correta é a letra B 

     

  • A tragédia vinha sendo anunciada... (Trata-se de um sujeito -paciente-, pois pratica a ação na sentença).

     

    a)... devido à ganância humana...(Sujeito não pode ser preposicionado)

    b)  Hoje restam apenas 29 mil... (Sujeito: "29 mil restam, apenas, hoje") GAB

    c) ... havia a esperança última de que um habitat selvagem pudesse surtir algum efeito. (Obj. Direto: Verbo haver -sentido de existir- é impessoal)

    d) ... país que ainda sofre os efeitos de uma guerra civil iniciada em 1996... (Obj. Direto: País -sujeito- pratica a ação de sofrer sobre os efeitos)

    e) ... o diretor da instituição descreveria a perda como “terrível”...  (Obj. Direto: O diretor - sujeito- pratica a ação de descrever sobre a perda)

  • Atenção: O "objeto direto" na voz ativa vira "sujeito" na voz passiva.

  • A tragédia vinha sendo anunciada... (Função sintática de sujeito)

    ISSO vinha sendo anunciada. ( 

     

    Hoje restam apenas 29 mil... (Função sintática de sujeito)

    Organizando: Hoje resta apenas ISSO.

     

    Fonte : Prof. Fabyana  Muniz

  • Alberes,

    Surgiu uma dúvida... eu acho que:

    a)... devido à ganância humana... é Complemento Nominal, porque "devido" tem função de adjetivo e não de verbo... não é?? Corrijam-me se estiver errada, por favor!!

  • A tragédia vinha sendo anunciada pela mídia - 

    PASSANDO PARA VOZ ATIVA

  • Boa eim !

  • A tragédia vinha sendo anunciada...     Quem vinha sendo? A tragédia, logo será o Sujeito.

     

    a) ... devido à ganância humana...      (ERRADO)  OBS. objeto indireto

     

    b) Hoje restam apenas 29 mil...       (CORRETO)  OBS.   Sujeito do verbo RESTAR

     

    c)  ... havia a esperança última de que um habitat selvagem pudesse surtir algum efeito.      (ERRADO)  OBS.  Verbo haver no sentido de existir, ocorrer e acontecer é Impessoal, logo não tem sujeito.   A ESPERANÇA ÚLTIMA é objeto direto.

     

    d)  ... país que ainda sofre os efeitos de uma guerra civil iniciada em 1996...       (ERRADO)  OBS.  Objeto direto

     

    e)  ... o diretor da instituição descreveria a perda como “terrível”..      (ERRADO)  OBS. Objeto direto

  • Platão Πλάτων, A LETRA >> A.. NÃO É OBJETO INDIRETO, POIS O TERMO DEVIDO A indica uma causa ou razão.É sinônima de: por causa de, graças a, em consequência de ETC.

    LOGO >>>COMPLEMENTO NOMINAL!

  • Eu sempre me confundo. Fiquei em dúvida se o "A tragédia"  era OD ou Sujeito. Só acertei a questão porque tinha OD em três alternativas 

  • Como explica o Zambeli, "primeiro é o pão".

     

  • Na letra A:

     

    a)... devido à ganância humana -> é um Complemento Nominal.

     

     "devido" é um substantivo abstrato, logo o trecho sublinhado poderia ser um adjunto adnominal ou complemento nominal, mas como o termo preposicionado é paciente na oração, este trecho se configura como um complemento nominal.

  • confundi legal.

  • Dúvida: 

    Alternativa "e":

    a perda  é sujeito paciente? [ na voz passiva]

     

    Bons estudos, colegas!

     

    PS:Desculpem se perguntei algum absurdo, estou sendo "nockouteada" em português com frequencia.

    PS2: Tomara que não venha alguma "Susana Viera dos concursos": " Não tenho paciência com iniciantes..." rs...tenham paciência! 

    Agradeço aos colegas que ajudam!

     

  • RG- TRT: 

    "... o diretor da reunião descreveria a perda como terrível... "

    descrever: Verbo Transitivo direto

    a perda: objeto direto.

  • A questão pede o sujeito da oração:

    A)DEVIDO (substantitivo abstrato)+a+a(preposição+ ganancia humana (complemento nominal)

    B) oque restam? 29 mil (sujeito) gabarito

    C) haver sentido de existir - ORAÇÂO SEM SUJEITO

    D) SOFRE DE ALGUMA COISA- VTD - OS EFEITOS (OD)

    E) QUEM DESCREVE, DESCREVE ALGUMA COISA VTD, A PERDA (OD)