Fontes:
- https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/letras-portugues/estrutura-do-verbo-radical-vogal-tematica-desinencias?aba=teoria
- Pestana, A Gramática para Concursos Públicos - 2ª Ed. 2015.
1 - Entender o que a questão quer - A questão pede "a alternativa que mostra uma forma verbal de estrutura plena, isto é, com quatro morfemas." Ou seja, ela quer a alternativa que apresente o verbo com a sua estrutura completa (plena).
2 - Entender a estrutura verbal - A estrutura verbal é formada por 4 (quatro) elementos:
Elemento1 : Radical [R] - Base do verbo onde está o sentido;
Elemento 2: Vogal Temática [VT] - Vem após o radical por motivo de boa pronúncia, e outros motivos;
Elemento 3: Desinência modo-temporal [DMT] - Indicam o modo (indicativo, subjuntivo) e tempo (passado, presente e futuro e seus derivados);
Elemento 4: Desinência Número-Pessoal [DNP] - Indicam número/quantidade (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2º e 3º pessoa).
Vamos ao exemplo, a palavra: sonhávamos possui a seguinte estrutura - sonh [R] -á [VT] - va [DMT] - mos [DNP], ou seja, estrutura plena, pois é formada por todos os quatro elementos da estrutura verbal. Entretanto, existem verbos que não possui essa estrutura completa, um ou mais dos 4 (quatro) elementos não estará presente (com exeção do RADICAL que sempre está presente).
VAMOS A QUESTÃO:
a) compres - compr [R] + es [DNP] estrutura incompleta, não é o gabarito
b) amaram - am [R] + a [VT] + ra [DMT] + m [DNP] - estrutura completa, gabarito.
c) traremos - trar [R] + e [VT] + [DNP] estrutura incompleta, não é o gabarito
d) inflacionou - inflacion [R] + o [VT] + u [DNP] estrutura incompleta, não é o gabarito
e) completasse - complet [R] + a [VT] + sse [DMT] estrutura incompleta, não é o gabarito
OBS.: Maldade da questão na letra B, da maneira que os elementos estruturais foram separados o "ra [DMT]" - indicando pretérito mais-que-perfeito do indicativo e o "m [DNP]" - indicando 3º pessoa do plural, faz com que o gabarito seja encontrado. Entretanto os elementos poderiam ser separados da seguinte forma: am [R] + a [VT] + ram [DNP] - indicando pretérito perfeito do indicativo.
Resumindo: o pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito do verbo amar é amaram.