SóProvas


ID
2169889
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à improbidade administrativa, assinale a alternativa correta segundo a Lei n.º 8.429/1992.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

    a)  ERRADO. de acordo com o Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

     

    b) CERTO, de acordo com o Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

     

    c) ERRADO. de acordo com o  Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

     

    d)  ERRADO.  Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações​....

     

    e)  ERRADO.  A ação de improbidade é de natureza administrativa.

     

  • Gabarito B

    O artigo 10 da lei 8.429/92 dispõe da unica modalidade que pode ser apurada mediante CULPA de toda a lei.

    Alvo de inúmeras perguntas em certmes públicos, não podemos esquecer. AÇÃO QUE GERA LESÃO AO ERÁRIO PODE SER CULPOSA, AS OUTRAS MODALIDADES NÃO!!!

     

    Detalhes que fazem a diferença entre o aprovado e o que vai esperar um pouco mais.

     

     

     

  • Alternativa "B" - art. 5º, lei nº 8.429 - Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

  •        Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

  •        Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

     

  • resposta B

     

    a)  ERRADO.  Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

     

    b) CERTO,  Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

     

    c) ERRADO. Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

     

    d)  ERRADO.  Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações​....

     

    e)  ERRADO.  A ação de improbidade : natureza administrativa.

  • b) Correta

    Segundo o STF, a Lei de Improbidade Administrativa tem natureza civil.

    https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/47119/a-improbidade-administrativa-na-visao-do-supremo-tribunal-federal-e-do-superior-tribunal-de-justica

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.429/1992. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 6°, Lei 8.429/92. No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    B. CERTO.

    Art. 5°, Lei 8.429/92. Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    C. ERRADO.

    Art. 8°, Lei 8.429/92. O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    D. ERRADO.

    Art. 12, Lei 8.429/92. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:  

    E. ERRADO.

    A ação de improbidade administrativa tem natureza civil, sendo importante ter em mente, dessa forma, apenas a fim de complementação, que não há foro por prerrogativa de função nestas ações, uma vez que estas não podem ser equiparadas às ações penais, sendo, assim, o juízo de primeiro grau competente para processar e julgar a causa.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.