SóProvas


ID
2170300
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao conteúdo de Noções de Gás Natural.

Em comparação ao Gás Liquefeito de Petróleo − GLP, o gás natural tem uma maior capacidade de se dissipar na atmosfera. Isso se deve, basicamente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A

     

    O GÁS NATURAL é definido como uma mistura de hidrocarbonetos (contém somente hidrogênio e carbono) parafínicos leves, contendo predominantemente metano, etano, propano e outros componentes de maior peso molecular (podendo chegar a faixa do C 12+, dependendo da sua origem), que à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. 

     

    Apresenta normalmente baixos teores de contaminantes tais como nitrogênio, dióxido de carbono, água e compostos sulfurados, com raras ocorrências de gases nobres (hélio e argônio ).

     

    Sua composição é caracterizada pela mistura de hidrocarbonetos leves, produz uma combustão limpa que emite menor quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Tudo isso faz do gás natural um combustível altamente valorizado e utilizado em todo o mundo.

     

    COMPOSIÇÃO

     

    Componentes      % Volumétrica

    Metano                            89,24

    Etano                               7,86

    Propano                           0,24

     

    Densidade Relativa (AR @ 20ºC, 1 atm)               0,63 Kg/m³

     

    A tabela completa (composição e propriedades físicas) está disponível no link abaixo.

     

    Fonte: http://www.goiasgas.com.br/quimicamente,_o_que_e_o_gas_natural_.html

  • O gás natural tem uma densidade inferior a do ar e, por isso, dissipa-se na atmosfera, evitando sua acumulação em caso de eventual vazamento em suas tubulações, nos interiores dos locais em uso. Diminui-se assim o perigo de explosões ou intoxicações. Já com o gás liqüefeito de petróleo (GLP), utilizado nos botijões, ocorre exatamente o contrário, pois esse gás é mais denso que o ar e portando, quando há vazamento, deposita-se no ambiente, aumentando a possibilidade de explosão.