SóProvas


ID
2171041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito de orçamento público, julgue o item que se segue.

Caso seja aprovada lei complementar que revogue a norma segundo a qual o exercício financeiro deva coincidir com o ano civil, mas que mantenha o intervalo de doze meses para o ciclo orçamentário, o princípio orçamentário da anualidade permanecerá em vigor.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO:  1.5.2. Princípio da anualidade ou periodicidade
    O princípio da anualidade apregoa que as estimativas de receitas e as autorizações de despesas devem referir-se a um período limitado de tempo, em geral, um ano ou o chamado “exercício financeiro”, que corresponde ao período de vigência do orçamento.
    De acordo com o art. 2o da Lei no 4.320/1964: “... a Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade e anualidade”.
    Este princípio impõe que o orçamento deve ter vigência limitada no tempo, sendo que, no caso brasileiro, corresponde ao período de um ano. De acordo com o art. 4o da Lei no 4.320/1964: “... o exercício financeiro coincidirá com o ano civil – 1o de janeiro a 31 de dezembro”.
    Exceção: A autorização e abertura de créditos especiais e extraordinários – se promulgados nos últimos quatro meses do ano – conforme art. 167, § 2o, da CF: “... os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses, casos em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente”.
    ATENÇÃO  Não confundir anualidade orçamentária com anualidade tributária. A anualidade orçamentária diz respeito ao período de vigência do orçamento. A anualidade tributária (não recepcionada pela CF/1988) consistia na autorização para a arrecadação das receitas previstas na LOA, que deveriam ter origem numa lei anteriormente aprovada.

     

    FONTE: PALUDO (2013)

  • O erro da questão foi afirmar que o ciclo orçamentário tem um período de 12 meses e atrelar a isso o princípio da anualidade. 

    O ciclo orçamentário é maior que o exercício financeiro.

    A questão estaria correta (ao meu ver) se ao invés de "ciclo orçamentário" falasse em "vigência do orçamento"

  • Caso seja aprovada lei complementar que revogue a norma segundo a qual o exercício financeiro deva coincidir com o ano civil, mas que mantenha o intervalo de doze meses para o exercício financeiro, o princípio orçamentário da anualidade permanecerá em vigor. 

  • Casca de Banana!! 

  • Anualidade: Determina que a vigência da LOA seja de um ano = exercício financeiro = ano Civil. 

  • Q723678» Resposta: errado.

    Outra questão a respeito do mesmo assunto demonstra que o erro está simplesmente em terem trocado o termo "exercício financeiro" por "ciclo orçamentário":

     

     

    Q327933» Resposta: Certo.

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: IBAMA Prova: Analista Administrativo

     

    Considere que um parlamentar tenha apresentado projeto de lei para revogar uma norma vigente, segundo a qual o exercício financeiro deve coincidir com o ano civil. Nessa situação, é correto afirmar que, ainda que esse projeto de lei seja aprovado, o princípio orçamentário da anualidade continuaria em vigor no Brasil.

  • EXERCÍCIO FINANCEIRO: Corresponde com o ano civil

     

    CICLO ORÇAMENTÁRIO: NÃO corresponde  com o ano civil

     

    O ciclo (ou processo) orçamentário não se confunde com o exercício financeiro. Aquele envolve um período muito maior, iniciando com o processo de elaboração do orçamento, passando por discussão, execução e encerramento com o controle.

  • 12 meses é exercício financeiro.

  • Q840798-

    Dado o princípio da anualidade orçamentária, os orçamentos públicos das diversas esferas de governo devem ter vigência de um exercício financeiro e coincidir com o ano civil.

    GAB: ERRADO


    Ciclo orçamentário : PROJETO + VIGÊNCIA.

  • questão anulável

    CICLO ORÇAMENTÁRIO SENTIDO ESTRITO = elaboração, aprovação, execução e avaliação da LOA = 12 MESES (justifica a questão estar certa)

    CICLO ORÇAMENTÁRIO SENTIDO AMPLO = + DE 12 MESES, POIS INCLUI O PPA

  • Farei essa questão mil vezes e errarei mil e uma.

  • O erro está em dizer que o Ciclo Orçamentário tem 12 meses...
  • Mesmo com a proposta da banca, é importante perceber que o ciclo orçamentário de qualquer forma não tem doze meses, é muito maior o período.