SóProvas


ID
2171197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da história econômica brasileira, julgue o item subsequente.

Quando foi baseado no modelo de substituição de importações, o processo de industrialização brasileiro apresentava tendência à estagnação e à elevação dos preços.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    A redação desta questão não foi muito feliz.

    Ao ler o enunciado, ficamos com dúvida em relação a quando o processo apresentou tendência à estagnação e elevação dos preços.

    Quando foi implementada, a política de substituição de importações, no final da década de 30, a economia brasileira estava estagnada e sofria com os efeitos da crise de 1929. Os anos 80, período que se encerrou a política de substituição de importações, também foi um período de estagnação econômica e alta inflação. Se pensarmos nestes dois períodos, a assertiva está correta e o processo de industrialização brasileiro apresentava tendência à estagnação e à elevação dos preços.

    Dos anos 30 aos anos 80, entretanto, o Brasil apresentou em muitos momentos um crescimento econômico exuberante, com altas taxas anuais. Em virtude do exposto, penso que a questão poderia ser anulada. O gabarito, entretanto, foi considerado correto.

    Heber carvalho
    bons estudos

  • Concordo com o Renato. O Modelo de substituição de importação é basicamente um estímulo a capacidade ociosa da economia brasileira. Apenas no período final (anos 80) que o modelo apresentou um esgotamento.

  • Quando foi baseado no modelo de substituição de importações, o processo de industrialização brasileiro apresentava TENDÊNCIA à estagnação (certo) e à elevação dos preços (certo).

    Sem dúvida, houve estagnação ao final dos anos 80, o que comprova a tendência metafisicamente falando, pois qualquer sistema subsidiado tende a perder competitividade na medida em que o sistema de subsídio se encerra. Foi exatamente isso que ocorreu com a abertura econômica nos anos 90 no Brasil (a indústria nacional sofreu um choque competitivo e parou de crescer - fenômeno da desindustrialização).

    Aliás, nem é necessário entender de macroeconomia para se resolver essa questão, basta ter em mente que qualquer processo físico tende à entropia no longo prazo (estagnação - caos). No longo prazo tudo se desorganiza, seja pela entrada de outros elementos, seja pela deterioração dos elementos atuais.

    GABARITO: certo

    Bons estudos!