SóProvas


ID
2172991
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      IstoÉ – Maioria nas instituições de correção como a Febem, os negros ainda são vítimas da discriminação. A lei que criminaliza o racismo não mudou a visão da sociedade sobre o tema?

Hédio Silva Júnior – O debate sobre ações afirmativas tem educado mais do que a criminalização do racismo pela Constituição de 1988. O que mudou é que a sociedade passou a reconhecer o problema. A opinião pública está muito mais treinada para identificar uma discriminação racial e se indignar diante dela. Há 25 anos, havia um consenso de que não havia problema racial no Brasil, e sim social. E hoje se debate se o sistema de cotas é mais apropriado do que a pontuação acrescida ou o investimento no ensino fundamental. O Brasil hoje, enfim, discute o problema racial.

(...)

IstoÉ – E hoje, o Sr. sente menos discriminação?

Hédio Silva Júnior – Quando viajo de avião, geralmente as comissárias de bordo me oferecem o jantar em inglês. Isso acontece em vôos domésticos. Demorei um pouco para entender esse negócio. Mas depois percebi que, no Brasil, um negro viajando de avião não pode ser brasileiro. Eles devem pensar: “Esse negão só pode ser americano” (risos).

                                                                                            (IstoÉ, 28 set. 2005)

Assinale a alternativa em que a expressão ser necessário está empregada seguindo as regras de concordância da norma padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • GAB  (B)

  • A) É necessáriA

    C) são necessários

    D) é necessário

    E) foram necessários

  •  As duas expressões existem em nossa língua e podem ser utilizadas, mas obedecem a regras diferentes no que diz respeito à concordância nominal. A concordância nominal é o recurso que estabelece relação e regras entre os substantivos (nomes) com as demais classes de palavras, como adjetivos, pronomes, numerais, artigos, entre outras.

               Para sabermos qual opção aplicar, precisamos analisar a presença, ou não, dos artigos definidos o, a. Quando houver a presença do artigo definido feminino no singular (a), o correto é usarmos é necessária, pois o artigo realiza a tarefa de determinação do termo, fazendo com que a concordância da expressão seja no feminino. Note os exemplos:

    - É necessária a implantação de novas regras para o funcionamento das avaliações semestrais.

    - É necessária a verificação dos dados antes da reunião agendada.

    - É necessária a atualização da ata diante da última votação.

               Caso o artigo definido seja masculino (o), a regra seguirá a mesma, havendo a obrigatoriedade de se utilizar o termo é necessário, realizando, dessa forma, a concordância no gênero masculino devido ao artigo masculino o. Observe as próximas ocorrências:

    - É necessário o agendamento prévio para as consultas médicas.

    - É necessário o estabelecimento das datas dos encontros.

    - É necessário o contrato assinado para o fechamento do negócio.

               Quando não há a presença de artigo definido, quer seja feminino, quer seja masculino, as regras da concordância nominal ditam que devemos aplicar sempre a expressão é necessário. Analise o uso:

    - É necessário presença de todos os sócios majoritários na votação.

    - É necessário assinatura dos alunos para a requisição.

    - É necessário prudência ao se lidar com a situação.

               A mesma regra estabelecida para é necessário/ é necessária aplica-se aos pares é proibido/é proibida/ é preciso/ é precisa/ é obrigatório/ é obrigatória/ é permitido/ é permitida.

    Fonte:

  • B - São necessárias
  • C - A discriminação e o preconceito, esses dois nao sao quase sinonimos? marquei a c levanto em conta isso.... quando sao sinonimos ou quase sinonimos pode ficar no singular ou plural... alguem comenta ai pf.