-
Alternativa A. As definições das escolas de poder são as seguintes:
- Escola do Planejamento: Processo Formal e sistemático. Subdividido, deliberado. Processo prescritivo (como deve ser formulada). Palavras-chave: Programação, orçamentação, cenários.
- Escola do Posicionamento: Processo analítico, sistemático, deliberado. Processo prescritivo (como deve ser formulada. Palavras-chave: Estratégia genérica, grupo estratégico, análise competitiva, portifólio, curva de experiência.
- Escola Cognitiva : Processo mental , emergente, inovador. Processo descritivo (como é fomulado). Palavras-chave: Mapa, quadro, conceito, esquema, percepção interpretação, racionalidade, estilo.
- Escola de Poder: Processo de negociação conflitante, agressivo, desordenado, emergente (micro), deliberado (macro). Processo descritivo (como é formulada). Palavras-chave: Barganha, conflito, coalização, interessados, jogos políticos, estratégia coletiva, rede, aliança.
- Escola Empreendedora: Processo visionário, intuitivo, deliberado. Processo descritivo (como é formulada). Palavras-chave: Golpe ousado, visão, critério.
-Escola Configurativa: Processo de transformação, integrador, episódico, ordenado. Processo descritivo e prescritivo (estratégia como processo de mudança). Palavras-chave: Configuração, arquétipo, período, estágio, ciclo de vida, transformação, revolução, reformulação, revitalização.
Fonte: Gestão de Pessoas, DURAN, Cristina - 2016 - Pág. 619/620.
-
A questão cobra conhecimento acerca das escolas de pensamento estratégico.
De acordo com Chiavenato e Sapiro (2020), a escolas dividem-se em dois grandes grupos:
PRESCRITIVAS E NORMATIVAS:
- Design: a concepção da estratégia deve ser um processo deliberado de pensamento consciente com compatibilidade de processos internos e externos. Palavras-chave: concepção, SWOT, ajuste, pensar, alta administração.
- Planejamento: A estratégia deve ser um processo formal e documentado. Palavras-chave: formal, programar, hierarquia de objetivos.
- Posicionamento: é uma variação da escola do planejamento. Para ela, a decisão estratégica se divide em duas: a do portfólio (determinação dos produtos e serviços) e a do posicionamento (produtos X mercado). Palavras-chave: analisa, posição genérica, calcula.
DESCRITIVAS E EXPLICATIVAS:
- Empreendedorismo: A visão é considerada a representação mental da estratégia. Palavras-chave: visão, centralizar, vislumbrar.
- Cognitiva: “o planejamento estratégico é um processo mental em função da maneira como a realidade ambiental é percebida e interpretada pelas pessoas”
- Aprendizagem: O processo da formulação da estratégia é considerado emergente, iterativo e incremental que envolve aprendizado e experimentação.
- Poder: A estratégia envolve uma disputa interna pelo poder e é um processo de negociação. Palavras-chave: negociar e promover.
- Cultura: o planejamento e um processo social e coletivo que tem por base a cultura organizacional.
- Ambiental: o planejamento é um processo que reage às variações do ambiente externo. Reativo.
- Configuração: Trata a estratégia como um processo de transformação. Cada situação diferente exige uma configuração diferente da estratégia. Palavras-chave: integrar, transformar acumular.
Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4 ed. São Paulo, Atlas. 2020
Analisaremos os itens abaixo e colocaremos a palavra-chave referente a cada uma das escolas do lado do seu nome.
( 1 ) Escola do Planejamento: formal
( 2 ) Escola do Posicionamento: analítico
( 3 ) Escola Cognitiva: mental
( 4 ) Escola de Poder: negociação
( 5 ) Escola Empreendedora: visionário
( 6 ) Escola Configurativa: transformação
Coluna 2
(4) "...interesses e as negociações por trás ..."
(6) "... processo de transformação que ...."
(2) "... processo analítico que vê a ..".
(5) "... processo visionário, focalizando o papel ..."
(3) "... processo mental que as trata ..."
(1) "... processo formal, enfatizando ..."
Logo, a sequência correta é: 4, 6, 2, 5, 3, 1
GABARITO DA MONITORA: LETRA A
-
Veja que coisa tranquila
(____) Formulação das estratégias como um processo mental que desvenda os interesses e as negociações por trás da elaboração das estratégias das empresas. PODER
(___) Formulação das estratégias como um processo de transformação que enfatiza o caráter transitório e contextual das estratégias. CONFIGURAÇÃO
(___) Formulação das estratégias como um processo analítico que vê a estratégia como a escolha deliberada de posicionamentos competitivos por meio de processos analíticos de decisão. POSICIONAMENTO
(___) Formulação das estratégias como um processo visionário, focalizando o papel dos líderes carismáticos, e dos empreendedores visionários. EMPREENDEDORISMO
(___) Formulação das estratégias como um processo mental que as trata do ponto de vista dos processos mentais envolvidos na sua elaboração e implementação. COGNIÇÃO
(___) Formulação das estratégias como um processo formal, enfatizando o0s aspectos formais, estruturados e numéricos do processo de formação de estratégia. PLANEJAMENTO