SóProvas


ID
2177041
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a influência da Filosofia na Administração e que a Administração Científica, as Teorias Clássica e Neoclássica possuem muitos de seus princípios alicerçados na metodologia cartesiana, é correto afirmar que o princípio que “consiste em conduzir ordenadamente pensamentos e raciocínio, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de se conhecer, para se passar gradualmente aos mais difíceis”, é referente ao da:

Alternativas
Comentários
  • René Descarte (1596-1650) filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, celebrizado por sua obra "o Discurso do Método", em que descreve os principais preceitos do seu método filosófico, hoje denominado "método cartesiano" e um dos princípios é o da Síntese ou Composição - processo racional que consiste no ordenamento dos pensamentos, dos mais fáceis e simples para os mais difíceis e complexos. 

  • GAB: A

     

    René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da filosofia moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à matemática e à geometria da época. Na filosofia, celebrizou-se pelo livro O Discurso do Método, no qual descreve seu método filosófico, denominado cartesiano, cujos princípios são:

     

    Princípio da dúvida sistemática ou da evidência: não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência – clara e distintamente – aquilo que é realmente verdadeiro. Com a dúvida sistemática, evita-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.

     

    Princípio da análise ou de decomposição: dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua compreensão e solução e resolvê-las separadamente.

     


    Princípio da síntese ou da composição: conduzir ordenadamente os pensamentos e o raciocínio, começando pelos aspectos mais fáceis e simples de conhecer para passar gradualmente aos mais difíceis.

     


    Princípio da enumeração ou da verificação: fazer verificações, recontagens e revisões para assegurar que nada foi omitido ou deixado de lado.

     

    Chiavenato, 2014

  • Princípio da dúvida sistemática ou da evidência: não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência – clara e distintamente – aquilo que é realmente verdadeiro. Com a dúvida sistemática, evita-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo o que seja evidentemente certo.

     

    Princípio da análise ou de decomposição: dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua compreensão e solução e resolvê-las separadamente.

     

    Princípio da síntese ou da composição: conduzir ordenadamente os pensamentos e o raciocínio, começando pelos aspectos mais fáceis e simples de conhecer para passar gradualmente aos mais difíceis.

     

    Princípio da enumeração ou da verificação: fazer verificações, recontagens e revisões para assegurar que nada foi omitido ou deixado de lado.