SóProvas


ID
2179261
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 7ª Região (DF)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivamento de um documento na fase corrente envolve várias rotinas. Ao se solicitar ao Auxiliar de Atendimento que proceda à leitura do último despacho, verificando se, de fato, o documento destina-se ao arquivamento ou se deverá obedecer a uma rotina de trâmite preestabelecida – pois nem sempre os documentos são encaminhados ao arquivo com a finalidade de serem arquivados, mas de serem anexados ou apensados a outros ou, simplesmente, de fornecerem uma informação –, ele está pondo em prática qual destas rotinas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

    (CESPE - FUB - 2011)  Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos e rotinas de arquivamento.
     

    As atividades de arquivamento incluem a inspeção ou o exame do documento, com vistas a verificar se, de fato, ele deverá ser arquivado; a ordenação, que consiste na reunião de documentos com mesma classificação, formando-se dossiês; e o arquivamento, que é a guarda do documento em local apropriado conforme a classificação a ele atribuída. GABARITO CERTO 

     

     

     

    (CESPE - EBC - 2011) A respeito do plano de classificação de documentos e das rotinas de arquivamento destes, julgue os itens subsecutivos. 

    A inspeção é a primeira etapa de uma operação de arquivamento. Nesse momento, o arquivista deve examinar cada documento para verificar se o mesmo se destina ao arquivamento. GABARITO CERTO 

  •  *Etapas de arquivamento

     

    São as seguintes as fases de arquivamento: inspeção, estudo, classificação, codificação, ordenação e guarda dos documentos.

     

    1. Inspeção

     

    Consiste no exame, por intermédio da leitura, do documento para verificar se o mesmo se destina ao arquivamento.

     

    2. Estudo

     

    Consiste na leitura cuidadosa de cada documento para verificar a entrada que lhe deverá ser atribuída, a existência de antecedentes, bem como a necessidade de serem feitas referências cruzadas.

     

    3. Classificação

     

    Consiste na determinação da entrada e das referências cruzadas que lhe serão atribuídas através de um processo interpretativo.

     

    4. Codificação

     

    Consiste na aposição dos símbolos correspondentes ao método de arquivamento adotado.

     

    5. Ordenação

     

    É o agrupamento dos documentos de acordo com a classificação e codificação adotadas. Sua finalidade é agilizar o arquivamento e racionalizar o trabalho.

     

    6. Guarda dos documentos

     

    É o arquivamento propriamente dito.

  • A inspeção é no momento da classificação (protocolo);

     

    A avaliação é para definir o prazo de guarda na tabela de temporalidade.

  • I E C C O G - Sequência

  • GABARITO:ALTERNATIVA "B"

     

    Atividades de Arquivamento de Documentos Correntes

     

    INSPEÇÃO: proceder à leitura do último despacho verificando se, de fato, o documento destina-se ao arquivamento ou se deverá obedecer a uma rotina de trâmite pré-estabelecida. Nem sempre os documentos são encaminhados ao arquivo com a finalidade de serem arquivados, mas anexados ou apensados a outros, ou simplesmente para ser fornecida uma informação;

     

    ANÁLISE: determinar sob que codificação deverá ser arquivado o documento e que referências cruzadas serão necessárias. Caso não se trate de um documento já classificado pelo serviço de protocolo, a classificação ocorrerá nesta etapa.

     

    ORDENAÇÃO: dispor os documentos de acordo com a codificação, separando-os por guias de ordenação (fichas), em escaninhos ou classificadores;

     

    ARQUIVAMENTO: inserir o documento na unidade de arquivamento pré-estabelecida. Recomenda-se muito cuidado, nesta etapa, pois o arquivamento inadequado de um documento impossibilitará a sua localização.

     

    EMPRÉSTIMO OU CONSULTA: retirada do documento do arquivo para empréstimo, fornecimento de informações ou para realização de um juntada, aconselha-se a utilização de guia-fora em substituição do documento, indicando para quem foi emprestado, data e setor ou a que outro processo foi juntado.

     

  • Nossa resposta pode ser encontrada no anexo à Resolução CONARQ nº 14, que trata da classificação e destinação dos documentos públicos. Vamos analisar os termos segundo esse documento:

    Destinação: fim que levará o documento após cessar sua utilidade administrativa.
    Inspeção: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se o(s) mesmo(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada.
    Consulta: busca direta ou indireta da informação.
    Verificação: análise do documento ou processo para averiguar qual a sua correta destinação ou providência.
    Autuação: formação de processo a partir de documento inicial.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Nossa resposta pode ser encontrada no anexo à Resolução CONARQ nº 14, que trata da classificação e destinação dos documentos públicos. Vamos analisar os termos segundo esse documento:


    Destinação: fim que levará o documento após cessar sua utilidade administrativa.

    Inspeção: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se o(s) mesmo(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada.

    Consulta: busca direta ou indireta da informação.

    Verificação: análise do documento ou processo para averiguar qual a sua correta destinação ou providência.

    Autuação: formação de processo a partir de documento inicial.


    Gabarito do professor(Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia): Letra "B"