SóProvas


ID
2179678
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A rescisão unilateral do contrato administrativo pela Administração Pública gera o direito do contratado à indenização na seguinte hipótese:

Alternativas
Comentários
  • Item correto: A

    Lei 8666

    Art. 77.  A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as conseqüências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.

    XII - razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato;

    Art. 79.  A rescisão do contrato poderá ser:

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;

    § 2o  Quando a rescisão ocorrer com base nos incisos XII a XVII do artigo anterior, sem que haja culpa do contratado, será este ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a:

    I - devolução de garantia;

    II - pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão;

    III - pagamento do custo da desmobilização.

    As hipóteses trazidas plas alternativas "b" e "c" e correspondem aos incisos IV, X do art. 78, e a alternativa "d" não tem previsão expressa, mas todas esses hipóteses não resultam emdireito à indenização do contratado.  

  •  Gabarito Letra A

     

    Art. 79. § 2o  Quando a rescisão ocorrer com base nos incisos XII a XVII do artigo anterior, sem que haja culpa do contratado, será este ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido.

     

    Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:

     XII - razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato;

  • Por que a letra B está errada?

  • José Nascimento, no caso da letra B quem estaria sujeito as penalidades administrativas seria o contratado. O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento constitui um motivo para que a Administração rescinda o contrato unilateralmente.

     

     

    O enunciado da questão pede em que hipótese a Administração teria que pagar indenização ao contratado no caso de rescisão unilateral.

  • Atenção ! Se a rescisão do contrato ocorrer em razão de caso fortuito ou força maior, ou por razões de interesse público de alta relevância, o contratado deverá ser indenizado pelos prejuízos comprovados.