SóProvas


ID
2181886
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SEGURANÇA PÚBLICA: PROBLEMA DE TODOS, SOLUÇÃO TAMBÉM
Viva Rio, uol.com.br

    Muitos países sofrem com os altos índices de criminalidade e violência e com as dificuldades das instituições públicas para lidar com a situação. Na América Latina, esta é a realidade da maioria dos países que hoje vivem, em maior ou menor grau, processos de reestruturação de seus sistemas de segurança e justiça. A violência é a primeira entre as causas de morte no Brasil, Colômbia, Venezuela, El Salvador e México.
    Repressão à violência é importante, mas é uma abordagem pontual que não incide sobre os fatores geradores de insegurança. As instituições policiais não podem, sozinhas, dar conta da segurança pública.
    O fenômeno da violência e da criminalidade é extremamente complexo, multifacetado e dinâmico, exigindo uma abordagem integrada, multissetorial, que envolva a sociedade como um todo na busca de soluções efetivas e sustentáveis. Intervenções que acionem apenas as instituições policiais ou de justiça criminal, desarticuladas, não oferecem resultados duráveis, até porque o campo de ação destas instâncias sobre as possíveis causas do fenômeno é limitado.
    Os efeitos cotidianos da violência e da criminalidade são sentidos, em primeiro lugar, pela comunidade e seus membros, seja sob a forma de eventos concretos, seja através da “sensação de insegurança”. Para uma atuação preventiva, é preciso ouvir os atores locais. A participação comunitária é fundamental para a consolidação de uma verdadeira política pública.
    Atuar preventivamente sobre fatores como a degradação ambiental, o desemprego, problemas de saneamento, iluminação pública e falta de opções de lazer, a chamada “prevenção primária”, pode trazer benefícios efetivos para a Segurança Pública.

“Na América Latina, esta é a realidade da maioria dos países que hoje vivem, em maior ou menor grau, processos de reestruturação de seus sistemas de segurança e justiça”.

Sobre o emprego do demonstrativo ESTA é correto afirmar que a forma “esta” se justifica por:

Alternativas
Comentários
  • Alguém se habilita a explicar esta questão? Por que o demonstrativo ESTA foi usado com valor anafórico?

    Obrigado e bons estudos.

  •  O mais comum é dizer o essa é anafórico e o esta é cataforico, contudo, verifica-se que o pronome demonstrativo esta possui a capacidade de fazer referência a coisas ja ditas no texto. Porém existe uma dica para identificar:

    O pronome essa sempre precisa vir acompanhado por um substantivo, quando realiza essa função. Por exemplo: essa função. Nesse caso o substantivo "função" é indispensável para preservar a norma culta. Eu não poderia dizer simplesmente: quando realiza essa. Estaria errado!

    Por outro lado, o pronome esta quando é utilizado na função anafórica do plano discursivo tem essa capacidade (denovo), observe: A casa ao lado possui muitos mistérios. Esta nunca foi aberta, desde a morte dos seus donos. No exemplo citado verifica-se que o pronome demonstrativo Esta referiu-se ao substantivo casa que já fora citado (função anafórica), no entanto, não precisou de substantivo para complementa-lo.

    Resumindo:

    Função anafórica: Esta e Essa 

    Esta-> dispensa susbtantivo complementar

    Essa-> necessita de substantivo complementar

  • Alguém pode explicar isso de forma mais clara e mais formal? Porque aprendi na escola que, o ESTA se refere a 1* pessoa do singular. Ex: Este Celular É MEU.

    E o ESTA se refere a 2* pessoa do singular. Ex: Esse Celular É SEU

     

    COMO PODE FAZER ESSA MUDANÇA SEM ALTERAR O SENTIDO DA ORAÇÃO? 

  • Pra decorar:

    essa,isso, esse e demais contrações: anafórico

    esta, isto, este e demais contrações: catafórico

     

  • Alternativa C

     

    "Esta" e seus derivados podem ser catafóricos e anafóricos, no contexto desse texto ela retoma termo anterior. portanto podendo ser substituido por "essa".

     

    C - ligar-se a um termo anteriormente citado, podendo ser substituída por “essa”;

     

  • A) Pronome demonstrativo que exerce função temporal

    B) Pronome demonstrativo que exerce função distributiva

    C) Pronome demonstrativo que exerce função referencial

    D) Pronome demonstrativo que exerce função espacial

    E) Pronome demonstrativo que exerce função referencial

     

    A maioria das questoes cobradas pela FGV a respeito de pronome demonstrativo, pede conhecimento sobre sua função referencial.

     

    O pronome demonstrativo ESTE,ISTO quando estiverem em sua função referencial, poderão atuar de forma anaforica (Se referindo a um termo anteriormente citado) OU poderão atuar de forma cataforica ( Se referindo a um termo que será dito posteriormente)

     

    Por outro lado, o pronome demonstrativo ESSE,ISSO, quando estiverem em sua função referencial. somente poderão atuar de forma anaforica.

     

    Gabarito: C

  • Dizer SOMENTE que este é ANAFÓRICO não explica N.A.D.A!!!!! Explicar depois de conferir o gabarito é mole! A alternativa C fala sobre "UM TERMO" a qual o pronome se relaciona. Qual o termo?

  • mas pelo o que Henrique ROsa falou, se substituir por 'essa' nao vai existir um substantivo associado. Assim, estaria errado, nao?

  • Indiquem para comentário 

  • Não entendi nada
  • Segundo essa questão, eu tô estudando errado?

  • Ao meu ver o pronome este pode ter papel dêitico,ou seja, pode referir-se ao que está proximo a ele citado anteriormente, desse modo podendo ser substituido por esse. Aqui ele n é nem cataforico nem anaforico ele é deitico está se situando no espaço. Entendo assim mas qualquer coisa podem corrigir.

  • Letra C.

     

    O "termo anterior" que a alternativa fala é o núcleo da oração anterior, por isso está com sentido anafórico, podendo ser corrigido por "essa".

    "Muitos países sofrem com os altos índices de criminalidade e violência e com as dificuldades das instituições públicas para lidar com a situação (NÚCLEO). Na América Latina, esta (OU ESSA) é a realidade da maioria dos países que hoje vivem, em maior ou menor grau, processos de reestruturação de seus sistemas de segurança e justiça."

  • Como eu respondi a questão:

    Eu entendi que o ESTA estaria ligado ao trecho AS DIFICULDADES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICOS PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO.

    Se o autor quisesse retomar as duas informações (ALTOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE E VIOLÊNCIA e AS DIFICULDADES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICOS PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO) deveria ter utilizado o pronome demonstrativo ESSA...


    Eu errei a questão, mas continuo achando que é a alternativa B...


    FVG, quem entende?!


  • Muitos países sofrem com os altos índices de criminalidade e violência e com as dificuldades das instituições públicas para lidar com a situação. Na América Latina, esta é a realidade da maioria dos países que hoje vivem...

    Esta retoma: "altos índices de criminalidade e violência e com as dificuldades das instituições públicas para lidar com a situação" q estava no período anterior.

    Errei questão pois havia aprendido q o pronome demonstrativo esta retoma algo mais próximo. Na frase da questão seria: "dificuldades das instituições públicas para lidar com a situação"

    Bons estudos...

    Foco, força e fé!

  • Alternativa da FGV falou que “Esta” pode ser substituído por “essa” , é essa que o examinador quer.

  • A professora Junia do Ponto dos concursos ensina que o termo ESSA é anafórico e se refere a ideia geral dita antes, já o termo ESTA pode ser anafórico, mas no caso ele se refere ao termo mais próximo anteriormente falado.

    Marquei a B por conta disso.

    Vivendo e aprendendo.

  • A professora Junia do Ponto dos concursos ensina que o termo ESSA é anafórico e se refere a ideia geral dita antes, já o termo ESTA pode ser anafórico, mas no caso ele se refere ao termo mais próximo anteriormente falado.

    Marquei a B por conta disso.

    Vivendo e aprendendo.

  • O uso do "nesta" no texto está equivocado, é por isso que pode ser substituído por "nessa". Já é a segunda questão da FGV que pego com essa mesma colocação. Texto errado, substituição correta. Nem sempre o texto tá certo galera! A FGV quer saber se você sabe disso...

    Att,

  • o uso do nesta não está equivocado pois se refere a termo próximo e ele pode ser substituído por nessa que se refere a um termo citado anteriormente

  • Em 14/07/19 às 11:14, você respondeu a opção B.Você acertou!

    Em 09/07/19 às 11:14, você respondeu a opção B.Você acertou!

  • Galera, não vamos forçar a barra para defender questão mal elaborada.

    O "este" até pode possuir sentido anafórico, mas para isso existe uma condição rigorosa:

    A prescrição rigorosa é que se use “este” para se referir ao ser mais próximo, em oposição

    ao “aquele”, usado para o mais distante, no caso específico em que tenhamos dois referentes já

    mencionados.

    Ex: João e Maria são concursados, esta do Bacen, aquele do TCU.

  • Eu juro que não entendi!

    "Esta" não é usada no tempo presente?

    "Esta" não se refere a um termo que será anunciado (catafórico)?

    fique em dúvida entre a A ou E , no entanto a resposta é C!!!

    afffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

  • Graci determinada essa é uma questão recorrente na FGV. Muitos autores erram no uso desses pronomes e a FGV se aproveita disso pra perguntar se pode trocar este por esse. Esse é pro termo anterior é anaforico e este é cataforico.

  • Achei que a resposta fosse letra A. Vamos pedir comentário do professor.

  • Pessoal, cuidado com a simplificação de conceitos. Nem sempre o pronome "esta" será usado só pra termos que ainda vão ser citados.

    Celso Cunha, muito estimado pela FGV, afirma em sua gramática que o pronome "este(a)/isto" também pode ser usado para referir-se a termos já citados no texto.

    Por outro lado, o pronome "esse(a)" sempre faz referência a termos anteriormente citados.

    Bons estudos!

  • Acertei a questão, mas creio q a alternativa correta devia ser: devendo ser substituído por essa e não podendo....pois o demonstrativo usado no texto está errado; quando diz ¨podendo¨ dá a impressão de q seria facultativo, mas não é; o autor do texto errou ao usar o demonstrativo ESTA. Mas, como frisou o Qcolega logo abaixo de mim, parece ser possível aceitar o uso de ESTE/A e ISTO com função anafórica.

  • Gabarito C

    for non-subscribers

  • Nem o examinador sabe o que ele está perguntando kk

  • Função anafórica: Esta e Essa 

    Esta-> dispensa susbtantivo complementar

    Essa-> necessita de substantivo complementar

  • Apenas um adendo. Achei errado na alternativa falar que se refere a um "termo" anterior, pois a banca pode levar outros entendimentos.

  • hrtujdtjdj

  • errando questão de atendente e querendo passar pra Polícia Civil, tá complicado meus amigos. Espero futuramente vir aqui comentar que estou aprovado e me xingar nesse comentário, finalizando com um "chupa fgv"!

  • Para a FGV tanto o este(a), esse(a) podem ser usados de forma anafórica. sabendo disso é 3 segundos pra responder a questão

    fonte: aulas de resolução de exercícios do mestre Alexandre Soares.

  • Deveria ser "devendo ser substituída" e não "podendo".