GABARITO CERTO.
RENNÓ (2013) = 20.2. Previsão para os Estoques
A previsão do consumo dos materiais que são estocados é um trabalho fundamental, pois irá balizar todo o gerenciamento dos estoques. Dessa maneira, deve ser feito um planejamento de quando serão necessários os materiais, em que montante, de que modo etc.
Existem diversas técnicas para se prever o consumo:
Ø Projeção – parte da lógica de que a tendência do consumo passado irá continuar. Dessa maneira, se o consumo do item tem variado 10% ao ano, amplia-se a quantidade em mais 10%.
Ø Explicação – utilizando de técnicas de regressão e de correlação de fatores tenta-se estimar o consumo agregando outros fatores que são conhecidos (como a variação do PIB, por exemplo).
Ø Predileção – tem um caráter mais qualitativo (subjetivo), pois se baseia na opinião de funcionários experientes ou conhecedores do mercado, que dão sua opinião sobre a tendência do consumo.
Dentro das principais técnicas consideradas quantitativas (pois dependem de valores que podem ser quantificados), temos as seguintes:
20.2.1. Método do Último Período
O método do último período refere-se exatamente a se utilizar o último consumo do período anterior. Ou seja, se foram consumidas mil unidades de um determinado insumo em um determinado mês, compram-se mil unidades no próximo mês.
20.2.2. Método da Média Móvel
Esse método é muito cobrado em concursos. Basicamente, é a média aritmética (sim, aquela fácil da escola) considerando os últimos meses que a banca solicitar.
A questão em exame exige que tenhamos conhecimento sobre as técnicas de previsão de consumo. Vejamos quais são essas técnicas e em seguida poderemos julgar a questão, se certa ou errada.
Renato Fenili (2014) divide as técnicas em três categorias, de natureza qualitativa e quantitativa. São elas:
◼ Predileção: a previsão ocorre mediante a apuração de informações de natureza qualitativa. Baseia-se em informações prestadas por empregados experientes que conhecem o consumo médio etc.
◼ Explicação: tem o objetivo de explicar o consumo passado com base em outras informações de natureza quantitativa.
◼ Projeção: é uma técnica de natureza quantitativa que preceitua que o consumo futuro será uma repetição do consumo do passado.
Após analisar as técnicas de previsão de consumo, podemos concluir que a questão está correta.
GABARITO: CERTO
Fonte: FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.