SóProvas


ID
218809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para efetivar o acesso aos documentos permanentes de qualquer instituição, pública ou privada, o arquivista pode elaborar vários instrumentos, mas só um vai descrever os conjuntos documentais ou partes dos fundos. Este instrumento segue, fundamentalmente, a ordem sequencial dos verbetes, sem fazer seleção ou pular documentos, sendo que a apresentação pode seguir ou não a disposição física dos documentos. Este instrumento é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Inventário: Instrumento de pesquisa que fornece uma enumeração descritiva dos itens documentais ou dossiês que compõem um ou mais fundos ou séries. Normalmente inclui um histórico da instituição produtora dos documentos, uma breve explicação dos critérios utilizados em seu arranjo e um índice. De acordo com o nível de detalhamento da descrição dada, o inventário pode ser sumário ou analítico.
    Guia: Instrumento de pesquisa que oferece uma visão geral do conjunto de fundos e coleções de um ou mais arquivos, geralmente organizados por fundos ou séries e contendo histórico e/ou biografia das instituições e/ou pessoas produtoras dos mesmos, datas limite, e a lista dos demais instrumentos de pesquisa disponíveis.
    Um DESCREVE e o outro oferece uma visao GERAL=Guia

  • Inventário - As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas subdivisões são indentificadas e descrtitas de forma sucinta (sumária) ou pormennorizada (analítica). O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o primeiro instrumento a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige pleno conhecimento do tema a ser descrito.

    Fonte: Arquivologia para concursos - Renato Valentin

  • INVENTÁRIO- As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões sçao identificadas e descritas de forma sucinta( sumário) ou pormenorizada (analítico) O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o primeiro instrumento a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige o pleno conhecimento do tema a ser descrito.

    GUIA- Serve para orientar o usuário no conhecimento e utilização dos fundos integrantes de um arquivo permanente. É o mais abrangente dos instrumentos de pesquisa.

    REPERTÓRIO-Descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados,pertencente a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico.

    ÍNDICE- Lista sistemática e minuciosa dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinda ordem a fim de indicar sua localização no texto.
  • Vcs estão dando o significado do que é inventario mas quando vc volta pra questão não tem muita relação!
  • Pablo, quando a questão citar "DESCRIÇÃO DO FUNDO OU PARTE DELE, pode marcar sem medo: INVENTÁRIO.

    INVENTÁRIO (resumo)- é a descrição do fundo ou de parte dele, de forma resumida. SUA FINALIDADE É DESCREVER A COMPOSIÇÃO DE UM FUNDO.