SóProvas


ID
2189311
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escolhas e repercussão social
    Toda sociedade grande e complexa tem, na verdade, duas qualidades: é muito firme e muito elástica. Em seu interior, constantemente se abre um espaço para as decisões individuais. Apresentam-se oportunidades que podem ser aproveitadas ou perdidas. Aparecem encruzilhadas em que as pessoas têm de fazer escolhas, e de suas escolhas, conforme sua posição social, pode depender seu destino pessoal imediato, ou o de uma família inteira, ou ainda, em certas situações, de nações inteiras ou de grupos dentro delas. Pode depender de suas escolhas que a resolução completa das tensões existentes ocorra na geração atual ou somente na seguinte. Delas pode depender a determinação de qual das pessoas ou grupos em confronto, dentro de um sistema particular de tensões, se tornará o executor das transformações para as quais as tensões estão impelindo, e de que lado e em que lugar se localizarão os centros das novas formas de integração rumo às quais se deslocam as mais antigas, em virtude, sempre, de suas tensões. Mas as oportunidades entre as quais a pessoa assim se vê forçada a optar não são, em si mesmas, criadas por essa pessoa. São prescritas e limitadas pela estrutura específica de sua sociedade e pela natureza das funções que as pessoas exercem dentro dela. E, seja qual for a oportunidade que ela aproveite, seu ato se entremeará com os de outras pessoas; desencadeará outras sequências de ações, cuja direção e resultado provisório não dependerão desse indivíduo, mas da distribuição do poder e da estrutura das tensões em toda essa rede humana móvel.
(ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.)

As afirmativas a seguir se referem aos aspectos da construção do texto; analise as considerações.
I. Em “funções que as pessoas exercem dentro dela” há uma indicação de circunstância temporal e de lugar, respectivamente.
II. Em “Apresentam-se oportunidades que podem ser aproveitadas ou perdidas” a forma verbal destacada apresenta-se no plural corretamente e justifica-se por se tratar de um verbo de transitividade direta.
III. Caso a forma verbal “têm” fosse substituída por “objetivam” em “as pessoas têm de fazer escolhas” haveria alteração apenas quanto ao efeito semântico já que a relação entre o termo regente e o termo regido seria mantida.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 

Alternativas
Comentários
  • I- não há aspecto temporal;

    IIgabarito;

    III- alteração sintatica, tb, isto devido a transitividade do verbo.

     

     

    "Bendizei ao Senhor em todas as suas obras..."

  • O fato de existir um verbo no presente do indicativo não é considerada uma indicação de circunstância temporal?

  • concordo com o Lucas. Acho que a existência do verbo é uma indicação de circunstância temporal.

    Indiquem para comentários do professor!

  • RESPOSTA C

    I. Em “funções que as pessoas exercem dentro dela” há uma indicação de circunstância temporal e de lugar, respectivamente. (IMPOSSÍVEL EXISTIR CIRCUNSTÂNCIA TEMPORAL AQUI).

    III. Caso a forma verbal “têm” fosse substituída por “objetivam” em “as pessoas têm de fazer escolhas” haveria alteração apenas quanto ao efeito semântico já que a relação entre o termo regente e o termo regido seria mantida.  (Objetivar é verbo transitivo direto, ao trocar "têm" por "objetivam" a preposição "de" não ficaria incorreta),

  • Creio que o verbo no presente em sí nao é suficiente para caracterizar uma circunstância temporal porque se não qualquer oração intrinsecamente vai ter circunstância temporal. Portanto , acho que deve haver uma conjunção temporal ou pelo menos um adjunto adverbial fazendo referência a isso, 

     

  • Nao entendi a III.

  • Na afirmativa III, ao trocar a forma verbal "têm" por "objetivam", o termo regido sofreria alteração, pois "têm" está exercendo função de verbo transitivo indireto, e "objetivam" exercerá a função de verbo transitivo direto. Dessa forma, a preposição "de" da frase original deveria desaparecer, pois "objetivam" não exige preposição, por ser transitivo direto.

  • Entenderam a explicação do ítem II? O verbo está no plural por tratar-se de um VTD?

  • Não entendi porque a I não indica circunstância temporal.

    Indiquem para comentários do professor  por favor.

  • - LETRA C - 

     

     

    II. Em “Apresentam-se oportunidades que podem ser aproveitadas ou perdidas” a forma verbal destacada apresenta-se no plural corretamente e justifica-se por se tratar de um verbo de transitividade direta.

     

    >>>  Isso mesmo, verbo com transitividade direta é uma construção típica da voz passiva sintética, para indicar que o sujeito sofre a ação.

    Na voz passiva analítica, "oportunidades são apresentadas". 

     

    Avante!

  • Sobre a afirmativa III, não se deve avaliar a regência do verbo ter pois este aparece como auxiliar na locução "tem de fazer". A regência a ser observada é a da locução verbal e o termo regido é "escolhas" (objeto direto). O erro está em substituir apenas o verbo ter por objetivam. Se a afirmativa tivesse sugerido substituir "têm de" por objetivam, haveria alteração semântica mas não sintática e a afirmativa estaria correta.

  • Nossa que III maliciosa

  • Acertei por eliminação, fui na menos pior. Acredito que o plural do verbo não se justifica devido ao verbo ser VTD e sim por está concordando com o sujeito - oportunidades

  • I. Em “funções que as pessoas exercem dentro dela” há uma indicação de circunstância temporal e de lugar, respectivamente.    (ERRADO)  OBS. Não nenhuma caracteristica, expressando tempo, logo está incorreta.

     

    II. Em “Apresentam-se oportunidades que podem ser aproveitadas ou perdidas” a forma verbal destacada apresenta-se no plural corretamente e justifica-se por se tratar de um verbo de transitividade direta.    (CORRETO)  OBS. "Apresentar" é verbo transitivo direito, VTD, logo concordará com seu núcleo, oportunidades, indo para o plural.

     

    III. Caso a forma verbal “têm” fosse substituída por “objetivam” em “as pessoas têm de fazer escolhas” haveria alteração apenas quanto ao efeito semântico já que a relação entre o termo regente e o termo regido seria mantida.     (ERRADO)  OBS. Haveria prejuízo para semântica, como efeito gramatical, pois a regencia do verbo " TER" pede preposição "DE", já do verbo "OBJETIVAR" não pode preposição, ficando com prejuízo gramatical.

     

    Gabarito:C

  • Jaqueline, a questão não é muito clara, mas entendo que o que a banca queria saber é se o plural pode ser justificado pela transitividade do verbo tendo em vista que trata-se de voz passiva com a particula apassivadora "se" o que justifica a concordância com o sujeito paciente iniciado com o substantivo oportunidades.

    espero ter ajudado!

    Bons estudos!

  • Obrigada, Douglas Jordão.

  • O verbo "ter" com sentido de "precisar", "ser obrigado", "ser necessário" é acompanhado pela preposição "de". Como se trata de uma restrição semântica, o emprego da preposição é obrigatório, mesmo se o complemento deste verbo for um verbo no infinitivo. Do mesmo modo que os verbos transitivos indiretos, não se trata aqui de uma locução verbal. Exemplo: "as pessoas têm (precisam, são obirgadas, é necessário) de fazer escolhas"
    Exemplo 2: "Ele tem de cumprir a sua promessa."

    EFEITO SEMÂNTICO (SIGNOS) - AS PESSOAS OBJETIVAM DE FAZER ESCOLHAS (verbo VTD)

                                                         AS PESSOAS TEM DE FAZER ESCOLHAS (verbo VTD preposicionado)

                                                         AS PESSOAS PRECISAM (NECESSITAM) DE FAZER ESCOLHAS (verbo VTI pedem a preposição DE).

     

  • Apresentam-se  O QUÊ  = VTD

     

    VIDE   Q730780      Q118264  Q202933

     

      PA   (VTD e VTDI)     =    PLURAL  

        

    PIS (VTI, VI e VL )    =    SINGULAR  

                    

    EX.:       Tratava-se de assuntos importantes.

     

     

     

     

    IDENTIFICAR OS VERBOS: 

     

    -            VTI  =       PEDE PREPOSIÇÃO !!!!      PREPOSIÇÃO  DE /EM

     

                  QUEM PROTESTA, PROTESTA CONTRA ALGO OU A ALGUEM.    

                                     

                 Elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes.

     

     

              -       VTD            O QUÊ  =      ALGUÉM ou ALGUMA COISA =    

     

      SEM o "A" alguém

     

                                              QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

    -            VI  =        NÃO PEDEM COMPLEMENTOS

     

                             

    -         VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...    

     

    -     VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar

     

     

    -        VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

     

     

     

     

     

     

    OBJETO DIRETO  PREPOSICIONADO      

     

                                                                           QUEM AMA, AMA A DEUS

                                                                           QUEM AMA, AMA AO PRÓXIMO

                                                                            QUEM CULAPA, CULPA ALGÉM

     

     

    ADMITE VOZ PASSIVA : VERBO TRANSITIVO DIRETO, DIRETO E INDIRETO.

     

     

     

    OBS:   PARTÍCULA APASSIVADORA (PA)

     

    SÓ ADMITEM       VTD            ( O QUÊ)

     

       VTDI           ( QUEM )

     

  • Essas expressões ajudam a identificar se há ocorrêncoa de circunstância temporal na frase, que no caso da questão não tem.

    Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depoisainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamaisagorasempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

  • II. Em “Apresentam-se oportunidades que podem ser aproveitadas ou perdidas” a forma verbal destacada apresenta-se no plural corretamente e justifica-se por se tratar de um verbo de transitividade direta.

    Apesar de não aparecer o objeto na frase citada - oportunidades é o sujeito - podemos afirmar que o verbo possui sim transitividade direta, uma vez que a oração precisa de verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos para ser apassivada. Na voz passiva sintética (pronominal), formada pelo verbo na 3ª pessoa + se, que é o caso, o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito. 

     

  •  

    verbo "ter" com sentido de "precisar", "ser obrigado", "ser necessário" é acompanhado pela preposição "de".

     

    Como se trata de uma restrição semântica, o emprego da preposição é obrigatório, mesmo se o complemento deste verbo for um verbo no infinitivo. Do mesmo modo que os verbos transitivos indiretos, não se trata aqui de uma locução verbal. Exemplo:

     

    Ele tem de cumprir a sua promessa.

    ...[ter: verbo preposicionado = é acompanhado pela preposição "de"]

     

    AS PESSOAS OBJETIVAM DE FAZER ESCOLHAS (verbo VTD)

     

    AS PESSOAS TEM DE FAZER ESCOLHAS (verbo VTD preposicionado)

     

    AS PESSOAS PRECISAM  DE FAZER ESCOLHAS (verbo VTI pedem a preposição DE).

  • Joyce Souza foi a única que me ajudou a entender de verdade o motivo de a II ser verdadeira. Obrigado!

  • II. Em “Apresentam-se oportunidades que podem ser aproveitadas ou perdidas” a forma verbal destacada apresenta-se no plural corretamente e justifica-se por se tratar de um verbo de transitividade direta.

    Isso me fez entender que a questão queria dizer que o verbo esta no plural pelo unico fato dele ser um VTD, enquanto que, em realidade, seria algo como "a forma verbal destacada apresenta-se no plural corretamente e a forma verbal destacada justifica-se por se tratar de um verbo de transitividade direta"