SóProvas


ID
2189923
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em algumas situações, a terapêutica exige que sejam empregados antibióticos de última escolha, principalmente dada a problemática da resistência bacteriana e a infecção hospitalar. Entre eles, destacam-se alguns que têm característica de detergente catiônico, com capacidade de desestabilizar e desorganizar as membranas das bactérias, além de inativarem as endotoxinas. O mecanismo de ação citado refere-se:

Alternativas
Comentários
  • A -vancomicina (Glicopeptídeo ) :Apresentam um múltiplo mecanismo de ação, inibindo a síntese do peptideoglicano, além de alterar a permeabilidade da membrana citoplasmática e interferir na síntese de RNA citoplasmático. Desta forma, inibem a síntese da parede celular bacteriana.

    C- GABARITO : As polimixinas são antimicrobianos polipeptídeos com mecanismo de ação distinto dos demais antimicrobianos utilizados atualmente. Dessa forma, a possibilidade de resistência cruzada com outros antimicrobianos é muito remota, permitindo que as polimixinas sejam ativas contra muitas espécies de bactérias multirresistentes. Há duas polimixinas disponíveis comercialmente, colistina (polimixina E) e polimixina B.. O último não é estável in vivo e in vitro e é hidrolizado para derivados metasulfonatados mais colistina.

    D- estreptomicina ( Amniglicosídeo ) : Ligam-se à fração 30S dos ribossomos inibindo a síntese protéica ou produzindo proteínas defeituosas. Para atuar, o aminoglicosídeo deve primeiramente ligar-se à superfície da célula bacteriana e posteriormente deve ser transportado através da parede por um processo dependente de energia oxidativa.

  • São as  polimixina , daptomicina)