SóProvas


ID
2189929
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A asma é uma patologia comum e, em alguns casos, pode representar uma emergência médica. Vários fármacos e classes de moléculas podem ser utilizados para tratar as patologias relacionadas à asma. Uma das estratégias para o tratamento dessa patologia é promover a vasodilatação, que pode ocorrer com fármacos como os β-agonistas que têm por mecanismo de ação:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Os fármacos Agonistas (simpaticomiméticos) apresentam várias ações farmacológicas, estimulam a atividade da adenilciclase. Aumento de AMP cíclico promove relaxamento dos brônquios independentemente do fator desencadeante da constrição. Postula-se que tenham atividade anti-inflamatória exercida por inibição de liberação de histamina, leucotrienos e prostaglandinas por mastocitos pulmonares, além de aumentar a depuração mucociliar e a integridade vascular. 

    Fuchs

  • Estratégia na hora de responder, meus caros.

    Embora não saiba a resposta exatamente, ou seja, está em dúvida entre uma ou outra alternativa, é possível matar a questão desde que tenha um conhecimento prévio dos conceitos de agonismo e antagonismo.

    O enunciado faz menção ao agonismo, que sabemos que é sinônimo de ativação. Por outro lado, as alternativas A, B e D que citam termos como INIBIR, INIBIR e REDUZIR já podem ser eliminadas.

    Bons estudos!

  • foi isso mesmo que eu fiz,Laerte e funcionou.

  • Mas a sequência não seria ATP - AMPc - Aumento do Ca2+ intracelular - Contração?

    Então, o certo seria diminuir o AMPc para ter uma broncodilação que é o efeito dos agonistas beta adrenérgicos.

  • Boa, Laerte!

    Pessoal, receptores b-adrenérgicos estão ligados à proteína Gs, que estimula a ativa a Adenilil Ciclase e AUMENTA a síntese de AMPc intracelular. Esse AMPc causa um efeito de relaxamento das células musculares do musculo estriado liso, isso amplia o lúmen brônquico.

  • A ação broncodilatadora dos β2-agonistas se dá através da ativação do receptor β2-adrenérgico (Rβ2A) acoplado à proteína G na superfície celular. A ativação desse receptor leva ao aumento da atividade da adenilciclase, enzima que catalisa a conversão do ATP em AMPc.

    Mecanismo de Ação

    No músculo liso brônquico

    Atuam nos receptores B2 acoplados à proteína G, estimulando a Adenilato ciclase a formar AMPc

    Diminuição do tônus muscular

    Aumento da condutância de K+

    Hiperpolarização e relaxamento muscular

    Nos mastócitos, basófilos, eosinófilos, neutrófilos e linfócitos

    Aumento de AMPc

    Reduz liberação de citocinas

    Efeito rapidamente dessensibilizado (ação apenas na inflamação aguda)