SóProvas


ID
2191387
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando as disposições constitucionais acerca dos servidores públicos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o Erro da letra C seja que a sentença judicial não foi completada, ou seja, não foi em trânsito em julgado que não possa mais recorrer esse é um dos casos que pode perder a estabilidade. GABARITO LETRA C É INCORRETA

  • eu imagino que ampla defesa tenha mais a ver com o processo judicial, daí o erro da questão. Alguém explica?

  • Gabarito: Letra C

     

    CRFB/88

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Letra C)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Letra C)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. (Letra D)

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Letra B)

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Letra A)

     

    Bons estudos. Fé em Deus!

  • Maria, são dois erros:

    1° São 3 hipóteses de perder o cargo, PAD, avaliação periódica, e sentença judicial transitado em julgado.

     

    2° Tem que ter o julgado da sentença, ela tem que estar finalizada para efetivamente perder o cargo.

     

  • Resposta C)
     

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

  • PESA

    Processo administrativo disciplinar

    Excesso de despesa com pessoal

    Sentença judicial transitda em julgado

    Avaliação periodica de desempenho

  • O erro da letra "C" está na questão que a sentença judicial ainda não transitou em julgado e coloca a situação que caiba recurso com efeito suspensivo, pois a questão diz o seguinte:

    "O servidor público estável poderá perder o cargo, dentre outros casos previstos na Constituição, mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa ou em razão de sentença judicial contra a qual caiba recurso com efeito suspensivo."  

    "Ao relatório final da CPAD não cabe recurso. O acusado tem o direito de se defender por escrito antes da elaboração do relatório. Conforme o Artigo 165 da lei 8112/90, o relatório deve ser minucioso e mencionar as provas que se buscou para formação da convicção. Deve ser conclusivo dizendo se o acusado é inocente ou culpado. Pode concluir ainda que inexistam provas de materialidade do fato e daí solicitar o arquivamento. Se não for possível concluir a apuração, deve informar com clareza o fato. A autoridade instauradora pode constituir nova comissão ou reconduzir a mesma para conclusão do processo".

  • Creio que o erro está em dizer que ainda cabe recurso, ou seja, ainda não é sentença definitiva transitada em julgado. Só perderá o cargo quando não couber mais recurso.

  • GABARITO LETRA C

     

    O erro da questão está: razão de sentença judicial contra a qual caiba recurso. Logo, sendo possível a interposição de recurso pelo servidor, ou seja, pode recorrer, então não é possível que tal sentença transite.

    Cabe salientar ainda que o artigo 6º , §3 da LINDB, assevera o que venha ser trânsito em julgado que seria a decisão de que não caiba mais recurso.

  •  

     

     

     

    ESTÁGIO PROBATÓRIO =    AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO    

     

     

     

    SERVIDOR ESTÁVEL      =    AVALIAÇÃO PERIÓDICA DE DESEMPENHO     

     

  • O servidor público estável só perderá o cargo:


    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;
    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;
    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada
    ampla defesa.

     

    Gabarito: C

  • C- O servidor público estável poderá perder o cargo, dentre outros casos previstos na Constituição, mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa ou em razão de sentença judicial contra a qual caiba recurso com efeito suspensivo.  

     

     

     

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • GABARITO: LETRA C.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo relativo à Administração Pública.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 4º, do artigo 41, da Constituição Federal, "como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 3º, do artigo 41, da Constituição Federal, "extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo."

    Letra c) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o § 1º, do artigo 41, da Constituição Federal, o seguinte:

    "§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o § 2º, do artigo 41, da Constituição Federal, "invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço."

    Gabarito: letra "c".

  • Simplificando, faltou o transito em julgado.