SóProvas


ID
2196508
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente DAS, 77 anos, sexo masculino, acamado e internado na Unidade de Urologia, durante o banho, perdeu a sonda vesical de demora. O auxiliar de enfermagem, que observou o ocorrido, prontamente separou o material para cateterismo vesical e realizou o procedimento para que o paciente não tivesse qualquer dano. Entretanto, após cateterismo vesical, o paciente apresentou hematúria com coágulos em grande quantidade, sendo atendido pelo médico, que constatou lesão da bexiga por procedimento inadequado. De acordo com conceitos éticos, o profissional cometeu:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. 

    Imperícia

    Requer da pessoa falta de técnica, conhecimento ou até falta de habilidade, erro ou engano na execução de alguma tarefa que ele deveria saber.

    Imperícia é quando alguém que deveria ter domínio sobre uma determinada técnica não a domina. Refere-se à ausência de conhecimentos básicos, habilidades e ignorância sobre determinados assuntos relacionados a profissão.

    Fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/negligencia-imprudencia-e-impericia/

  • Essa questão sim houve impericia pois o médico constatou que a lesão foi ocasionado por procedimento INADEQUADO. Talves por falta de habilidade ou conhecimento técnico.

  • PASSAGEM DE SVD É PRIVATIVO DO ENFERMEIRO. PORTANTO, IMPERÍCIA É A ALTERNATIVA CORRETA.

  • IMPERÍCIA

    Falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício de sua profissão, inábil.

  • o segredo de questões como essas, é saber quais ações são privativas do enfermeiro, caso o tecnico esteja realizando uma dessas atividades, ele estará incorrendo em uma imperícia

  • 1) negligência: desleixo, descuido, desatenção, menosprezo, indolência, omissão ou inobservância do dever, em realizar determinado procedimento, com as precauções necessárias;

    2) imperícia: falta de técnica necessária para realização de certa atividade;

    3) imprudência: falta de cautela, de cuidado, é mais que falta de atenção, é a imprevidência a cerca do mal, que se deveria prever, porém, não previu.

  • Levando em consideração que a inserção da sonda vesical de demora é uma atividade privativa do enfermeiro, antes de cometer imperícia, o auxiliar de enfermagem cometeu ato de imprudência, pois, desrespeitou uma conduta já apreendida anteriormente e atuou sem precaução. A imperícia foi uma consequência do seu ato imprudente de agir fora das suas atribuições legais, descritas na Lei 7.498/86.