Gabarito Letra B
A DVP evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. (Letra C)
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle). Dividido em Ativo e Passivo Financeiro e Ativo e Passivo Permanente, Saldo Patrimonial e Contas de Compensação. (Letra D)
O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrando o resultado orçamentário. Demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. (Letra B, Gabarito)
O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. (Letra A)
Trata-se da definição de Balanço Orçamentário segundo a Lei 4.320/64.
⟹ Resolução: o Balanço Orçamentário:
A- Incorreta- o item versa sobre Balanço Financeiro.
B- Correta- Segundo a Lei 4.320/64, "o Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas".
C- Incorreta- o item versa sobre a Demonstração das Variações Patrimoniais.
D- Incorreta- o item versa sobre o Balanço Patrimonial.
E- Incorreta- Não consta como definição dada na Lei 4.320/64.
Gabarito: Letra B.