SóProvas


ID
2197237
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é ética hoje?

Sem uma discussão lúcida sobre a ética não é possível agir com ética

                                                                                                                      Marcia Tiburi

      A palavra ética aparece em muitos contextos de nossas vidas. Falamos sobre ética em tom de clamor por salvação. Cheios de esperança, alguns com certa empáfia, exigimos ou reclamamos da falta de ética, mas não sabemos exatamente o que queremos dizer com isso. Há um desejo de ética, mas mesmo em relação a ele não conseguimos avançar com ética. Este é nosso primeiro grande problema.

      O que falta na abordagem sobre ética é justamente o que nos levaria a sermos éticos. Falta reflexão, falta pensamento crítico, falta entender “o que é” agir e “como” se deve agir. Com tais perguntas é que a ética inicia. Para que ela inicie é preciso sair da mera indignação moral baseada em emoções passageiras, que tantos acham magnífico expor, e chegar à reflexão ética. Aqueles que expõem suas emoções se mostram como pessoas sensíveis, bondosas, creem-se como antecipadamente éticos porque emotivos. Porém, não basta. As emoções em relação à política, à miséria ou à violência, passam e tudo continua como antes. A passagem das emoções indignadas para a elaboração de uma sensibilidade elaborada que possa sustentar a ação boa e justa - o foco de qualquer ética desde sempre - é o que está em jogo.

      Falta, para isso, entendimento. Ou seja, compreensão de um sentido comum na nossa reivindicação pela ética. Falta, para se chegar a isso, que haja diálogo, ou seja, capacidade de expor e de ouvir o que a ética pode ser. Clamamos pela ética, mas não sabemos conversar. E para que haja ética é preciso diálogo. E, por isso, permanecemos num círculo vicioso em que só a inação e a ignorância triunfam.

      Na inanição intelectual em voga, esperamos que os cultos, os intelectuais, os professores, os jornalistas, todos os que constroem a opinião pública, tragam respostas. Nem estes podem ajudar muito, pois desconhecem ou evitam a profundidade da questão. Há, neste contexto, quem pense que ser corrupto não exclui a ética. E isso não é opinião de ignorantes que não frequentaram escola alguma, mas de muitos ditos “cultos” e “inteligentes”. Quem hoje se preocupa em entender do que se trata? Quem se preocupa em não cair na contradição entre teoria e prática? Em discutir ética para além dos códigos de ética das profissões pensando-a como princípio que deve reger nossas relações?

      Exatamente pela falta de compreensão do seu fundamento, do que significa a ética como elemento estrutural para cada um como pessoa e para a sociedade como um todo, é que perdemos de vista a possibilidade de uma realização da ética. A ética não entra em nossas vidas porque nem bem sabemos o que deveria entrar. Nem sabemos como. Mas quando perguntamos pela ética, em geral, é pelo “como fazemos para sermos éticos” que tudo começa. Aí começa também o erro em relação à ética. Pois ético é o que ultrapassa o mero uso que podemos fazer da própria ética quando se trata de sobreviver. Ética é o que diz respeito ao modo de nos comportamos e decidirmos nosso convívio e o modo como partilhamos valores e a própria liberdade. Ela é o sentido da convivência, mais do que o já tão importante respeito do limite próprio e alheio. Portanto, desde que ela diz respeito à relação entre um “eu” e um “tu”, ela envolve pensar o outro, o seu lugar, sua vida, sua potencialidade, seus direitos, como eu o vejo e como posso defendê-lo.

      A Ética permanece, porém, sendo uma palavra vã, que usamos a esmo, sem pensar no conteúdo que ela carrega. Ninguém é ético só porque quer parecer ético. Ninguém é ético porque discorda do que se faz contra a ética. Só é ético aquele que enfrenta o limite da própria ação, da racionalidade que a sustenta e luta pela construção de uma sensibilidade que possa dar sentido à felicidade. Mas esta é mais do que satisfação na vida privada. A felicidade de que se trata é a “felicidade política”, ou seja, a vida justa e boa no universo público. A ética quando surgiu na antiguidade tinha este ideal. A felicidade na vida privada – que hoje também se tornou debate em torno do qual cresce a ignorância - depende disso.

      Por isso, antes de mais nada, a urgência que se tornou essencial hoje – e que por isso mesmo, por ser essencial, muitos não percebem – é tratar a ética como um trabalho da lucidez quanto ao que estamos fazendo com nosso presente, mas sobretudo, com o que nele se planta e define o rumo futuro. Para isso é preciso renovar nossa capacidade de diálogo e propor um novo projeto de sociedade no qual o bem de todos esteja realmente em vista.

                                                       (http://www.marciatiburi.com.br/textos/somoslivre.htm)

                                                                                                                                   Questões:

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "EUFEMISMO: suavização de uma ideia negativa.  EX. Ela é uma pessoa de cor (= negra)."

    Sério isso?

  • "EUFESMISMO": é uma figura de linguagem na língua portuguesa, um mecanismo que tem o objetivo de suavizar uma palavra ou expressão que possa ser rude ou desagradável.

    Você faltou com a verdade." (Quando se pretende dizer que determinada pessoa mentiu)

     

     

  • LETRA A)

  • Pergunta para: KA -Qc

    Sério que sua fonte foi o professor Pestana? Inacreditável que em pleno século XXI um professor possa dar um exemplo preconceituoso desse. 

    Inclusive, tal comentário merece até ser excluído pelo site. 

    Obs: primeira vez na vida que escrevo um comentário no QC... foi inevitável deixar essa lástima passar despercebida...

  • Eu tbm fiquei horrozida Maria Trigo ao ler o comentário da KA-QC e o pior, a fonte.

    Esse mesmo comentário está em outras questões, isso é ridículo. 

  • A hipocrisia e a demagocia é uma coisa linda!!! Chamar as pessoas de "negro" não tem conotação negativa nenhuma né? E pq criaram uma lei proibindo entao???

  • Esse mesmo exemplo de Eufemismo citada pela colega KA- Qc também está no site do "www.soportugues.com".

  • geração mimimi

  • Pessoal revoltado. Ok. É compreensível que o exemplo hj gere controvérsia. Mas.. é um exemplo super clássico dos livros didáticos. Agora, brigar aqui no Qc por isto......

  • esse exemplo está na gramática do Pestana sim.

    Por ser uma pessoa de cor, naquela época, vivia de caridade pública (negro, esmola)

    p. 904, segunda edição

     

    as pessoas realmente usavam ''pessoa de cor'' e ''moreno'' como eufemismos. É um exemplo comum, como já falaram

    dificilmente essa seria a opinião do professor, né :)

  • Ironia- Figura de linguagem na qual aquilo que se diz não corresponde exatamente ao que se quer dizer, com intuito jocoso, cômico ou crítico.

    Chegou cedo, hem! (para alguém atrasado)

  • a) CERTA. Ironia é usar uma expressão que, contextualmente adquire sentido contrário

    EX: Foi bem na prova, não tirou nem a nota mínima

    b) Eufemismo - Consiste em suavizar uma expressão que se evita na língua.

    EX: Sem atrativos físicos = feio

           Falecer = Morrer

    c) Hipérbole - consiste em exagerar uma expressão.

    EX: Falou mil vezes a mesma coisa

    d) Metáfora - Associação implícita de elementos por semelhança.

    EX: Nosso vocabulário é um guarda roupa cheio de opções

    e) Antítese - Aproximação de palavras com sentido contrário/oposto.

    EX: O Brasil é um país rico, mas com pessoas pobres

     

  • Na alternativaB, para mim "justamente" entra como consequência, explicação

  • Pessoas horrorizadas com um exemplo que ainda está presente na linguagem de muuuuuuuuita gente. Quanta hipocrisia, nossa!

    Se a pessoa usa a frase (num contexto racista), ela quer, na mente torpe dela, suavizar a ideia de ser negro. Portanto, a frase pode sim ser um exemplo de eufemismo, sem que quem o use seja execrado como racista. Menos julgamento, mais interpretação de texto! Amém?

     

     

  • QC NÃO É FACEBOOK; DEIXEMOS DE LADO TAIS QUESTÕES, IGNORANDO - AS NESTE ESPAÇO!

  • a)

    E isso não é opinião de ignorantes que não frequentaram escola alguma, mas de muitos ditos ‘cultos’ e ‘inteligentes’ [...]”, as aspas em “cultos” e “inteligentes” foram utilizadas para marcar uma ironia.

     

    A ironia destaca-se pelo contexto porque o autor compara os personagens a "ignorantes"