-
ERRADO.
Pela teoria de Maslow as necessidades que se encontram na base da pirâmide não produzem motivação, elas são pré-requisitos, necessidades que devem ser atendidas primeiro. No caso as necessidades fisiológicas (fome, sono) e as necessidades de segurança (abrigo... etc)
-
ERRADÍSSIMA!
A teoria da hierarquia das necessidades de Maslow defende que as pessoas são motivadas a satisfazer 5 tipos de necessidades de maneira hierárquica. Essas necessidades na ordem da base para o topo da pirâmide são: necessidades fisiológicas (necessidade de alimentos, abrigo, sexo e outros relacionados ao corpo humano, recebido na organização como salário digno), necessidade de segurança (proteção contra danos físicos e emocionais, recebido na organização como estabilidade, regras claras e aplicáveis, tratamento decente e humano por parte dos superiores), necessidade social (afeto, participação, amizade e aceitação, recebido na organização como necessidade de se sentir parte integrante), necessidade de estima (autorrespeito, autonomia e realização como fatores internos e status, reconhecimento e atenção como fatores externos, recebidos na organização como sentimento de que se realiza algo relevante) e necessidades de autorrealização (necessidade de crescimento, autorrealização, realização de todo o potencial, sendo na organização a procura por significado, crescimento e novos desafios com a atividade profissional). Segundo essa teoria, satisfeita a necessidade mais básica a seguinte passa a ser objeto de desejo. Logo para motivar alguém é necessário identificar em que posição ela está na hierarquia e satisfazer a necessidade compatível.
-
A diferença entre Taylor e Maslow é que o primeiro somente enxergou as necessidades básicas como elemento motivacional, enquanto o segundo percebeu que o indivíduo não sente, única e exclusivamente necessidade financeira.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização)
De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.
-
Os níveis baixos da hierarquia equivalem às necessidade fisiológicas e de segurança, ou necessidades concretas, que são as que geram uma satisfação externa do indivíduo e devem ser atendidas primeiro.
Os níveis altos a equivalem às necessidades social, estima e auto-realização, ou necessidades abstratas, gerando uma satisfação interna do indivíduo.
A questão está errada por afirmar que as necessidades da base da pirâmide são as únicas que produzem motivação, uma vez que tanto as necessidades dos níveis baixos (que motivam para satisfação de necessidades externas) quanto as necessidades de níveis altos (que motivam para satisfação de necessidades internas) são capazes de gerar motivação para o trabalho.
-
Em sua teoria da hierarquia das necessidades, Maslow afirma que o indivíduo deve suprir suas necessidades mais básicas e depois fazer uma "escalada" até a auto-realização.
http://miscelaneaconcursos.blogspot.com/2012/02/maslow-teoria-da-hierarquia-das.html
Bons estudos!
-
-
Errada. Maslow nunca disse que somente as necessidades da base da pirâmide produziam motivação, e sim que
deveriam ter prioridade no seu atendimento. Além disso, a teoria não diz que devem existir somente recompensas monetárias.
-
Não somente as de baixo mas também as de cima produzem motivação
-
GABARITO: ERRADO!
FISiológicas
SEgurança
SOciais
Estima
AUTOrrealização
-
Esta é a pegadinha mais recorrente em concursos de Administração!
O salário não é fator motivador segundo Herzberg, e sim fator higiênico. Se seu salário for muito baixo, te trará insatisfação, mas se seu salário for bom não te motivará por si só!
-
Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow.
De baixo para cima: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização.
-
Comentário muito bom da Vitória. Eu costumo fazer uma analogia com o ar: o fato de respirarmos não nos motiva no dia a dia, o ar não é "fator motivacional" porém a sua ausência causaria grande insatisfação e desconforto.