SóProvas


ID
219829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa de prestação de serviços de limpeza, há
10 anos no mercado, teve suas metas de contratos elevadas em
um terço por um novo grupo de dirigentes, sem acréscimo no seu
quadro de pessoal. Inicialmente, os empregados demonstraram
indignação diante da perspectiva de terem de trabalhar mais sob
as mesmas condições de trabalho. Contudo, foram tomadas
algumas medidas que provocaram alta motivação na maioria dos
funcionários e permitiram que as metas definidas fossem
alcançadas.

Com base nessa situação hipotética e à luz das teorias
motivacionais, julgue os itens a seguir, que se referem a medidas
que permitem o alcance desses resultados positivos.

Deve ter sido definido que os empregados mais antigos da empresa receberiam as melhores recompensas.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADA

     

    Isso poderia gerar uma certa motivação entre os mais antigos, porém geraria intrigas entre os colaboradores, visto que as recompensas deveriam estar ligadas à um critério de desempenho, e não simplesmente de antiguidade. Haja visto que objetiva-se o atingimento de metas.

  • Tal afirmativa vai contra a Teoria da Equidade ou Equilíbrio, segundo a qual as recompensas e os incentivos devem ser oferecidos de maneira proporcional a todos, de acordo com o esforço de cada uma. 

  • A Teoria da Equidade diz que a motivação está diretamente relacionada à percepção que o individuo tem a respeito da justiça de sua situação profissional. Tal teoria é também conhecida como a teoria da comparação social.

    O trabalhador faz entregas à organização em troca de recompensas, logo é normal haver comparação entre os pares no que se refere ao recebimento de recompensa justa.

    O maior determinante do desempenho e da satisfação no trabalho é o grau de equidade ou iniquidade percebido na situação profissional.

    Caso o indivíduo tenha a percepção de que não há equidade, ele poderá ficar desmotivado e insatisfeito, e isso terá reflexos na forma de se relacionar com a organização e com ela contribuir.
  • Não se pode fala na utilização do critério de antiguidade para favorecer uns e prejudicar outros, independentemente do cumprimento das metas fixadas, como forma de motivação para o trabalho.

     

    Para provocar motivação, as recompensas devem ser distribuídas de maneira meritocrática a partir do desempenho de cada um em relação às suas próprias metas.

  • Esse enunciado vai contra a teoria da equidade. Ocorre quando as pessoas buscam corrigir as situações e  que exista injustiça ou desigualdade por acreditarem nos valores pessoais de justiça e nas relações sociais de trabalho. 

  • Resolvi a questão com base na interpretação do texto(extrapolação), mas a banca queria saber sobre teorias motivacionais, rsrsr