a) As duas apresentam função sintática de adjuntos adnominais. ERRADO. A primeira é complemento nominal e a segunda é adjunto adnominal oracional.
b) A primeira é um adjunto adnominal, e a segunda é sujeito oracional. ERRADO. A primeira é complemento nominal e a segundo não é oração subordinada substantiva subjetiva e sim oração subordinada adjetiva explicativa. A segunda exerce a função sintática de adjetivo e não de substantivo (sujeito oracional).
c) A primeira é um complemento nominal, e a segunda é adjunto adnominal oracional. CORRETA.
d) Ambas as expressões são complementos nominais. ERRADO. A segunda é adjunto adnominal oracional.
e) A primeira é predicativo do objeto, e a segunda é um adjunto adverbial oracional. ERRADO. Na primeira, o termo destacado não pode ser predicativo do objeto, pois para ter o predicativo do objeto é necessário a presença de um VTD e de um objeto. "de permitir" é infinitivo impessoal e não verbo transitivo direto. "de permitir" se apresenta como substantivo e compõe o sujeito da oração.
A segunda não é uma oração subordinada adverbial, logo não exerce a função sintática de adjundo adverbial. A segunda é oração subordinada adjetiva explicativa.
Explicações sobre a questão correta "C"
1. "Decisão da Grã-Bretanha de permitir a geração de embriões com DNAs de três pessoas é saudada pelos defensores do transumanismo, que propõem romper os limites impostos por sua biologia."
"de embriões com DNAs de três pessoas"
"Geração" é substantivo abstrato.
"de embriões" (preposição + substantivo) é complemento nominal do substantivo abstrato "geração". O que é gerado? Embriões com DNAs de três pessoas. Os embriões são gerados. Os embriões são passivos, pois sofrem (recebem) a ação de serem gerados por alguém (agente da passiva).
Complemento nominal - paciente.
"a geração de embriões com DNAs de três pessoas"
"Geram-se embriões com DNAs de três pessoas." (voz passiva sintética). Não há agente da passiva na frase.
"Os embriões com DNAs de três pessoas são gerados." (voz passiva analítica) Nesse contexto: embriões é sujeito paciente e não sujeito - agente da passiva. Caso 'embriões com DNAs de três pessoas' fosse sujeito - agente da passiva, o trecho destacado seria adjunto adnominal.
2. "Decisão da Grã-Bretanha de permitir a geração de embriões com DNAs de três pessoas é saudada pelos defensores do transumanismo, que propõem romper os limites impostos por sua biologia."
"que propõem (isso)". (Oração subordinada adjetiva explicativa em relação ao termo antecedente 'defensores do transumanismo')
"que" - pronome relativo em substituição ao nome, remete ao termo antecedente 'Defensores do transumanismo'. O termo antecedente é um substantivo concreto.
'Os defensores do transumanismo propõem (isso)'
"que propõem" exerce a função sintática de adjunto adnominal oracional e morfologicamente é adjetivo (oração subordinada adjetiva explicativa), pois especifica e traz informações explicativas sobre os defensores do transumanismo.
é saudada pelos defensores do transumanismo, que propõem romper os limites impostos por sua biologia."
QUAIS DEFENSORES ? OS QUE PROPÕEM ROMPER OS LIMITES....
"que propõem ...". --- Oração subordinada adjetiva explicativa - COM VÍRGULAS
"que" - pronome relativo EXERCENDO FUNÇÃO SINTÁTICA DE SUJEITO
'Defensores do transumanismo' --- substantivo concreto.
"que propõem" --- Trata-se de um adjunto adnominal oracional = oração subordinada adjetiva explicativa,
pois está especificando e explicando o termo anterior, trazendo informações sobre o substantivo concreto (defensores do transumanismo)
Igor, se você observar, o segundo excerto é uma oração subordinada adjetiva explicativa. Como eu sei? Trata-se de uma oração introduzida por um pronome relativo "que" e que vem isolada de sua principal através de uma vírgula. Uma caracterísitca das orações adjetivas é que elas exercem a função sintática de adjuntos adnominais das suas orações principais. Logo, são adjuntos adnominais oracionais.
Quanto ao primeiro excerto, temos um termo preposicionado completando o sentido de um substantivo abstrato. Trata-se de um típico caso de diferenciação entre adjunto adnominal e complemento nominal. O que defnir é se o termo exerce função paciente ou agente.
" ... geração de embiões ...." (Os embiões geram alguma coisa ou são gerados? Eles sofrem a ação de serem gerados. Logo, é CN)
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: C