SóProvas


ID
2199682
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A competência do Munícipio para organizar seu funcionalismo é assegurada pela (o):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra a).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

     

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos.

     

    * DICA: LEI ORGÂNICA = "DDD"

     

    D = Dois turnos

     

    D = Dez dias

     

    D = Dois terços

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • DOS MUNICÍPIOS

    ART.29 - CF - O MUNICÍPIO REGER-SE-Á POR LEI ORGÂNICA, VOTADA EM 2 TURNOS, COM INTERSTÍCIO MÍNIMO DE 10 DIAS, E APROVADA POR 2/3 DOS MEMBROS DA CÂMARA MUNICIPAL, QUE A PROMULGARÁ, ATENDIDOS OS PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS NESTA CONSTITUIÇÃO, NA CONSTITUIÇÃO DO RESPECTIVO ESTADO E OS SEGUINTES PRECEITO.

  • GABARITO: LETRA A

    Dos Municípios

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige conhecimento acerca da organização político-administrativa do Estado, nos termos da Constituição Federal. Vejamos as alternativas comentadas a seguir, lembrando que a questão pede a alternativa Correta:

    a) Correta. O Município tem lei orgânica, que funciona como uma “constituição” municipal e permite que seja estabelecida toda a máquina de funcionalismo municipal (art. 29, caput, CF).

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: [...]

    b) Incorreta. O prefeito é o representante do executivo municipal e tem sua eleição pautada na constituição.

    c) Incorreta. Considerar que a competência do município para organizar seu funcionalismo viria do Governador seria desrespeito à autonomia municipal. Recorde-se que a República Federativa do Brasil é constituída por entes autônomos (art. 18, caput, CF)

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. [...]

    d) Incorreta. A manifestação dos munícipes não confere competência para organizar o funcionalismo municipal. Contudo a participação ocorrerá, entre outros momentos, como forma de legitimar o representante eleito (prefeito).