SóProvas



Prova FAUEL - 2015 - Câmara Municipal de Marialva - PR - Atendente Legislativo


ID
1829977
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em qual das seguintes regiões geográficas do Brasil está situado o Estado do Paraná?

Alternativas
Comentários
  • DE BAIXO PARA CIMA no mapa
    - Rio Grande do Sul
    - Santa Catarina
    - Paraná

    DE CIMA PARA BAIXO no mapa

    - Paraná

    - Santa Catarina
    - Rio Grande do Sul

    ESSES TRÊS ESTADOS ENCONTRAM-SE NO SUL DO BRASIL

  • ta estudando pra que concurso Artur Lago?

  • ta de sacanagem

  • Questão bastante simples, mas que já foi cobrada algumas vezes em concursos públicos.

    O Paraná, junto com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estão localizados na região Sul.

    Resposta: A

  • carai mai liro friend

  • Pode ter certeza que vai ter gente que ainda vai errar krakraklra

  • Moleza.


ID
1829986
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O município de Marialva é também conhecido como a capital:

Alternativas
Comentários
  • Marialva é um município brasileiro do Estado do Paraná. Localiza-se na Região Norte-Central, à leste de Maringá e é conhecido como a "capital da uva fina"


ID
1829989
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome das capitais dos seguintes países latino-americanos: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Alternativas

ID
1829992
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 11 setembro de 2011, ocorreram uma série de atentados terroristas contra os Estados Unidos da América, coordenados pela organização fundamentalista Al-Qaeda. Quem era o presidente dos EUA naquela ocasião?

Alternativas
Comentários
  • O presidente dos EUA na época do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 era George W, Bush.

    A questões foi anula, provavelmente, pelo fato de na questões mencionar 11 de setembro de 2011 e não 11 de setembro de 2001 (data dos atentados).


ID
1829995
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

HONORIS CAUSA

Ah, o amor é uma bobagem
Escrevi, li, conversei a respeito
Mas depois de conhecer você
Bagunçou tudo no meu peito
Perguntam se o amor é nada?
Ora, mais respeito se dê!
Bolas, isso é pergunta de quem
Não conhece você!

(Diário de uma paixão. São Paulo: Geração editorial,2003)

Assinale abaixo a alternativa na qual o verso do poema apresenta Sujeito Indeterminado:

Alternativas
Comentários
  • Sujeito indeterminado: surge quando existe um elemento sobre o qual se declara algo, mas não se pode identificar tal elemento.

    Há duas maneiras de tornar o sujeito indeterminado:


    a) com verbos na 3ª pessoa do plural, sem sujeito expresso (ou que não haja
    referência a nenhum ser anteriormente expresso):

    Exemplo: Perguntaram se o amor é nada.



    b) com verbos na 3ª pessoa do singular, seguido da partícula SE — índice de
    indeterminação do sujeito.


    Fonte: Agnaldo Martino - Português Esquematizado 3ed



ID
1829998
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EVOCAÇÃO DE SILÊNCIOS

O silêncio habitava o corredor de entrada
De uma meia morada na rua das Hortas

O silêncio era frio no chão dos ladrilhos
E branco de cal nas paredes altas

Enquanto lá fora o sol escaldava
Para além da porta
Na sala nos quartos
O silêncio cheirava àquela família.

Ao ler atentamente o poema acima, pode-se afirmar que o verso: “E branco de cal nas paredes altas":

Alternativas
Comentários
  • o silência era branco de cal...

  • As Conversa


ID
1830001
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa na qual ocorre o emprego INCORRETO do “porquê":

Alternativas
Comentários
  • Porquê
    substantivo
    Vem sempre acompanhado de uma palavra que o caracteriza (artigo, pronome ou
    numeral).

    Exemplo: Qual o porquê da sua revolta?


    Por que / por quê
    Preposição + pronome interrogativo
    Em frases interrogativas (diretas ou indiretas):
    Por que não veio?
    Gostaria de saber por que lutamos.
    Ela não veio por quê?



    Letra B

    O correto seria Não veio ao trabalho ontem, por quê?


    Fonte: Agnaldo Martino - Português Esquematizado 3 ed 2014

  • Por que=inicio de frase; trocal pelo qual; expressa motivo.

    porque=frases explicativas; trocar por pois.

    porquê= precedido por artigo, pronome ou numeral.

    por quê=final de frase.

  • link para estudar com o elias Santana   https://www.youtube.com/watch?v=JVyVGDZXGI8

     

    Autor: Arenildo Santos

     

    Síntese Teórica -  Emprego de  “porquês”
     

    Por que (separado e sem acento)

    1) Expressão adverbial interrogativa de causa (ou explicação), podendo aparecer em interrogações diretas e indiretas.  Nesse caso, pode estar explícito ou não o termo “motivo” (“razão”).  Veja.

    Por que razão o homem maltrata a natureza?

    Por que o homem maltrata a natureza?

    Ninguém sabe por que razão o homem maltrata a natureza.

    Ninguém sabe por que o homem maltrata a natureza.

     

    2) Expressão relativa com função anafórica.  Nesse caso, equivale a uma das seguintes expressões: pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais.

    A estrada por que vim é tranquila. (por que = pela qual)

    O fax por que enviei a texto é antigo. (por que = pelo qual)

    Obs.1: Também se usa “por que” quando a palavra “que” funciona como pronome indefinido adjetivo (equivalendo a “qual”).  Nesse caso, “por que” equivale a “por qual”.

    Você sabe por que caminho ela está vindo?

    Obs. 2: Cuidado.  Por vezes o segmento “por que” corresponde à seguinte morfologia: a preposição “por” é exigida por um termo anterior; e “que” é conjunção integrante.  Veja:

    Minha luta por que você supere isso é grande.

     

    Por quê (separado e com acento) 

    Também tem valor adverbial interrogativo.  O acento ocorre diante de pausas fortes.  Veja:

    O homem maltrata a natureza por quê?

    O homem maltrata a natureza, mas ninguém sabe por quê.

    Ninguém sabe por quê, mas o homem maltrata a natureza.

    Ela admitiu o homicídio, mas explicar por quê será difícil.

     

    Porque (junto e sem acento)

    Trata-se sempre de conjunção: seja explicativa, seja causal, seja final.

    Não chore, porque me daria pena.

    Não chorei porque não tive vontade.

    Não chorarei porque não demonstre fragilidade.

    Você se assustou porque eu gritei?

     

    Porquê (junto e com acento)

    Trata-se de substantivo.

    Ninguém sabe o porquê, mas o homem maltrata a natureza.

  • GABARITO B

     

    PORQUE --> uma vez que, pois

    PORQUÊ --> o motivo, a razão.

    POR QUE --> por qual motivo, por qual razão.

    POR QUÊ --> final de frase antecedido de pontuação.

     

     

    bons estudos

  • Não veio ao trabalho ontem, POR QUÊ?

  • GAB [B]✓ "porquê" junto e com acento, é um substantivo, substantivo, substantivo, substantivo, substantivo, substantivo, substantivo, substantivo. nunca mais erre esse troço pelo amor...

ID
1830004
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 “Um mal terrível ocorreu na última sessão do cinema aonde estávamos ontem."

 Analisando o período acima, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Aonde -  para onde , que lugar (usado com verbos que dão ideia de movimento).

    Exemplo:

    Não sabemos aonde iremos.


    Onde - Em que lugar  (usado com verbos que não indicam movimento)

    Exemplo:

    Onde estamos?


    Donde - De + onde. Indica origem

    Donde vens?


    Letra C

  • Mal = substantivo , portanto, se escreve com L. Sessão está correto. Tem o sentido de último intervalo (tempo) do cinema.
  • Caraca eu não tinha percebido que tava escrito AONDE de primeira!

  • GAB [C] ✓ Bizu - onde estou e para aonde vou.

ID
1830010
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Quantas vezes passaram por situações cruéis, contudo, nunca desistiram."

 Acerca do período acima, assinale a única opção correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Na oração: “quantas vezes passaram por situações cruéis", o sujeito é “quantas vezes". R: Sujeito é indeterminado - ERRADO

    b) No termo “situações cruéis", pode-se classificar “situações" como substantivo e “cruéis" como adjetivo. Correto

    c) “Nunca" é um adjetivo de negação. Errado - Nunca é advérbio

    d) A palavra “por" é classificada gramaticalmente como verbo, pois expressa uma ação. Por é uma preposição a qual o verbo passar é regido por ele "por". - Errado

  • sujeito indeterminado; certo; nunca é adv de negação e a palavra por é preposição neste caso.

  • Nunca é adverbio de tempo,troca se por em tempo algum.

    Bons estudos!!!

  • Boa Luiz Fernando!!!


ID
1830013
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas alternativas abaixo, assinale aquela na qual todas as palavras estão adequadas quanto à ortografia e acentuação na variedade linguística da norma culta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A


    Erros em negrito


    B) Cafeína; juíz; jibóia; saída; empréstimo. ambas não têm acento

    C) Idéia; pincéis; você; exclusividade; reúne. Após o novo acordo, não acentua mais os ditongos aberto

    D) Assembleia; egoísta; bainha; familia; explícito. A palavra tem acento por ser uma paroxitona terminada em ditongo oral 



  • VOU REESCREVER TODAS AS FRASES CORRIGINDO-AS

    Incólume; faísca; réu; fluido; exceção - ALTERNATIVA CORRETA

    Cafeína; JUIZ; JIBOIA; saída; empréstimo - ALTERNATIVA ERRADA

    IDEIA; pincéis; você; exclusividade; reúne - ALTERNATIVA ERRADA

     Assembleia; egoísta; bainha; FAMÍLIA; explícito - ALTERNATIVA ERRADA

  • Galera, alguém sabe dizer o porquê da palavra "bainha" não ter acento no "i"? Não trata-se aqui de um caso de hiato, com i sozinho na sílaba, merecendo o acento gráfico?

  • A)Incólume; faísca; réu; fluido; exceção

    CORRETA

    Incólume- regra da proparóxitona, todas acentuadas

    faísca - regra hiato de i seguido de s

    réu - regra das óxitonas, monossílaba tônica termina em EU

    *fluido- tanto com ou sem acento seria correto, analisando isoladamente, por se tratar de duas palavras diferentes (fluído e fluido).

    exceção - ortografia correta

     

    B) Cafeína; juízjibóia; saída; empréstimo.

    Juiz: erroneamente acentuada 

    jibóia: erroneamente acentuada, pois novo acordo, não acentua palavras com ditongos aberto (EI e OI) localizados na penultima sílaba;

     

    C) Idéia; pincéis; você; exclusividade; reúne. 

    Idéia: erroneamente acentuada, pois novo acordo, não acentua palavras com ditongos aberto (EI e OI) localizados na penultima sílaba;

     

    D) Assembleia; egoísta; bainhafamilia; explícito.

    familia-  deveria ter acento segundo regra de paroxítona terminada em ditongo crescente 

    *bainha- não acentuada corretamente, devido ser excessão da regra de hiato finalizado com i, porem seguido por nh

  • Informação adicional

    Tanto fluido quanto fluído existem na Língua Portuguesa.

    Fluido (líquido);

    Fluído (verbo fluir).

  • família - paroxítona termiada em ditongo crescente

ID
1830019
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Das frases abaixo, todas estão escritas em conformidade com a variedade padrão da língua, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Onde- corresponde a em algum lugar (indica permanência) 
    Aonde - corresponde a algum lugar (indica movimento) 
    Donde- corresponde a de algum lugar ao lugar que (em que direção) podendo este último ser separado da preposição: de onde . Por exemplo: 
     

    EXEMPLOS:

    Eu moro em algum lugar: A casa onde moro é confortável. 
    Eu vou a algum lugar: A cidade aonde vou é belíssima. 
    Eu venho de algum lugar: A cidade donde vim é belíssima OU A cidade de onde vim é belíssima.

     

    fonte http://escola.previdencia.gov.br/dicas/dica3.html 

  • Acredito que a frase estaria mais correta se fosse "Em vez de estudar, joga futebol o dia todo!"

    Gabarito: D

  • Concordo com Arthur Sakamoto, na letra a, o ideal seria 'em vez de ', pois exprime ideia de 'no lugar de';

    Porém, o 'aonde' é a opção 'mais errada'. ;)

    Variação Linguística não é fácil!!!!!

    Preparação que segue no comboio das subjetividades das bancas!

  • Um professor ensinou isso: "Onde- corresponde a em algum lugar (indica permanência) / Aonde - corresponde a algum lugar (indica movimento)" Com aquela música: "Diga aonde você vai que eu vou varrendo.... Diga aonde você vai que eu vou varrendo, vou varrendo, vou varrendo, vou varrendo...." Depois dessa nunca errei questões, nem confundi um com o outro... a música é: Dança da Vassoura de Molejo.

  • Aonde não existe na português formal, somente onde.

    Aliás em Portugal não existe de forma alguma.


ID
1830022
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Imprescindível retificar o documento anexo, pois infringidas as regras de sua composição. Somente assim, será possível fruir de seus efeitos legais."

 Assinale abaixo a alternativa que melhor substitui o texto acima, de forma a não mudar o seu sentido:

Alternativas
Comentários
  • prescindir= nao necessita

    imprescindível= necessário

     

  • Definição de Prescindir: Separar mentalmente; abstrair.

     

    Prescindir da esperança significa que eu tenho que passar a viver, e não apenas a me prometer a vida.” 

    ― Clarice Lispector


    - http://kdfrases.com/frases/prescindir


ID
1830025
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Teodoro é professor na escola X e tem diariamente 5h 30 min de aulas. Passados 30 dias, quantas horas-aula Teodoro lecionou?

Alternativas
Comentários
  • 5 horas multiplica trinta dias e trinta minutos multiplica trinta dias, com as devidas transformações de hora pra minuto

  • 5,5 h * 30 = 165 horas

  • 30minutos durante 15 dias equivalem a 15 horas

    5horas durante 30 dias equivalem a 150 horas

    enfim

    150 horas + 15 horas = 165 horas

  • 1º temos que saber quanto equivale 30 min em hora
    1H - 60min
    xH - 30min  esse resultado é 0,5 horas
    portanto ele leciona 5,5 horas por dia. como são 30 dias
    30x5,5 = 165

    GABARITO A

     

  • 5:00 x 3 = 15:00h

    (5:00 x 30 = 150;00)

    -----------------------------------

    0:30 x 3 = 0:90 ---> transforma 90 min e multiplo de meia horas---> igual a 1:5 (1 hora e meia)

    0:30 x 30 = 0:900--> trabsforma 900 min e multiplo de meia hora --> igual a 15:00 (15 horas)

                                      


ID
1830028
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Calcule a área de um losango com diagonal maior igual a 7 cm e diagonal menor igual a 6 cm.

Alternativas
Comentários
  • Diagonal mais multiplicaod pela diagonal menos dividido por dois= resultado é 21

  • A=Dxd/2=

    A=7x6/2=

    A=21

  • Área do triângulo x 4 (porque o losango possui 4 triângulos): 3 cm (metade da diagonal menor)  x 3,5 cm (metade da diagonal maior) / 2 =10,5 cm *4 (porque o losango possui 4 triângulos) = 21 cm


ID
1830031
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A fração a seguir, 12/12 pode ser classificada:

Alternativas
Comentários
  • Fração própria: o numerador é menor que o denominador

    Fração imprópria: o numerador é maior que o denominador [ou igual] 

    Fração aparente: o numerador é múltiplo do denominador

    12 é múltiplo de 12, então deveria ser classificada como fração aparente. [update: e imprópria também]

     

    é isso aí mesmo, Renan, valeu, rs. Vi aqui que na imprópria não necessariamente o numerador é maior, pode ser igual.

    6/2 é imprópria e aparente também.

  • certo ana carolina, todavia uma fração aparente é uma particularidade da fração imprópria, haja vista retratar um resultado inteiro.

  • 12

    -----

    12

    Imprória (numerador igual ao denominador) 

    Aparente ( o numerador é múltiplo do denominador)


ID
1830034
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Calcule o valor do juro, em reais, correspondente a um empréstimo de R$ 300,00 pelo prazo de 12 meses, com uma taxa de 4% ao mês?

Alternativas
Comentários
  • J = c . i . t

    J = 300. 4/100 . 12

    J = 144 (letra c)

  • 12x4%=48%

    300+48%=144

    ou na lógica

    300 + 50% = 150 - 4% =144

    ou

    Juro = Capital x (Taxa x tempo)

    Juro = 300 x (4x12)

    Juro = 300 x  48%

    Juro = 144


ID
1830037
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Todos os estudantes são canhotos. Assim sendo,

Alternativas
Comentários
  • Fiquei confuso. Pra mim parece que a única alternativa incorreta é a A. 

    a) Incorreta

    Implica que todos ou todos os canhotos são estudantes ou que existe algum estudante que não é canhoto

    b)  Correta

    Se todos os estudantes são canhotos, existe algum estudante que é canhoto

    c) Correta

    d) Correta

    Tautologia trivial. P implica em P

     

  • ASUHASUHASUASHUSHUASH Os caras repetiram a MESMA SENTENÇA DA QUESTÃO NA RESPOSTA,  e a alternativa está errada??? Vai entender!

  • Letra C.

     

    Para que a afirmação seja verdadeira deve-se considerar que o conjunto dos estudantes está dentro do conjunto dos

    canhotos, assim:

     

    (   ( estudantes)   )

     

     

    a) O conjunto dos estudantes contém o conjunto dos canhotos (o conjunto dos canhotos contém o dosestudantes)

     b) Algum estudante é canhoto (todos são canhotos)

     c) O conjunto dos canhotos contém o conjunto dos estudantes. (sim,oconjuntoestudantes está dentro do conjunto canhoto)

    d)  Todos os estudantes são canhotos. (certo é que todos estudantes sãocanhotos, pois pode haver canhotos que não sejam estudantes.)

  • De acordo com o gabarito da banca a questão foi anulada..


ID
1830040
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Três amigos têm R$ 1020,00 e querem dividir o valor total de modo que as partes do primeiro e do segundo amigos sejam, respectivamente, 2/3 e 3/5 da parte a ser recebida pelo terceiro amigo. Quanto receberá cada amigo?

Alternativas
Comentários
  • é a única que a soma gera 1020. 

  • 2/3 . 450 = 2 . 150 = 300

    3/5 . 450 = 3 . 90 = 270

  • Paulo, dá pra explicar melhor sua conta????

  • x + 2/3x+3/5x=1020

    450,00 x 2/3 = 300

    450,00 x 3/5 = 270

  • Pessoal!!!

    Nessa questão não é necessário fazer regra de 3 ou proporção! Bastá o raciocínio logico.

    A soma dos 3 valores devem ser R$1.020,00.

    a) 300, 270 e 450 (soma dos 3 = 1.020,00) correta!

     b)680, 612 e 1020 (soma = 2.312,00) errada!

     c)340, 306 e 510 (soma =1.156,00) errada!

     d)170, 153, 255 (soma = 578) errada!

     

    Simples!

    Como a vida deve ser!

    Dá uma curtida ai em cima!!!

    Valeu!!?

  • Gente, não entendi.... Alguém pode me explicar a resolução....

  • A soma dos 3 dará o total de R$1.020,00, então é só fazer uma equação: 

    x + 2/3x + 3/5x = 1020

    x + 10/15x + 9/15x = 1020

    x + 19/15x = 1020

    34/15x = 1020

    x = 1020 * 15/34

    x = 450 reais

    Percebe-se que a única alternativa que possui este valor é a "a".

    Já responde a questão!

  • total 3 amigos = 1020

    valor do terceiro amigo = x

    valor do segundo amigo = 3x/5

    valor do primeiro amigo = 2x/3

    monta-se a equação:

    x + 2x/3 +3x/5 = 1020

    tira-se o mínimo múltiplo comum dos denominadores 3 e 5 que é igual a 15

    15x + 10x/15 + 9x/15 = 15300

    descarta o denominador 15

    15x + 10x + 9x = 15300

    34x = 15300

    x = 450 a parte do terceiro amigo

    para os outros dois amigos basta substituir o x e fazer a divisão:

    valor do primeiro amigo: 2x/3 → 2(450)/3 = 300

    valor do segundo amigo: 3x/5 → 3(450)/5 = 270

     

  • Então.... na verdade, a única alternatica que alcança a soma já é a resposta, hahahah!

    Não dá pra formular as resposta assim, no chute! Fica meio absurdo!


ID
1830043
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Transforme 524,8 cm² em hm².

Alternativas
Comentários
  • voltar 8 casas a contar da virgula

  • DA DIREITA PARA A ESQUERDA MULTIPLICA-SE POR 100

    KM² - HM² - DAM² - M² - DM² - CM² - MM²

    DA ESQUERDA PARA A DIREITA DIVIDA-SE POR 100

    diante dessa tabela verificamos que o valor dado foi de 524,8 cm². Para ele chegar até o HM² deve-se dividir esse número por 100 quatro vezes. ficando assim:

    524,8/100 = 5,248 - aqui de CM² ele passou para DM²
    5,248/100 = 0,05248 - aqui corresponde ao M²

    0,05248/100 = 0,0005248 - correspondente ao DAM²

    0,0005248/100 = 0,000005248 (nosso gabarito, letra B) - valor correspondente em HM²

    espero ter ajudado


ID
1830046
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O dono de uma casa pretende instalar cerca elétrica no muro ao redor da casa que tem forma retangular de dimensões 15 m por 40 m, pretende também, a cada 10 metros, instalar uma câmera de segurança. Sendo assim, qual será o comprimento da cerca elétrica, em metros, e o número de câmeras, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber a resolução desta questão, por favor. Obrigada!

  • encontrar o perímetro da casa e e dividir pelo numero de câmeras

    15+15+40+40= 110( perímetro é a soma de todos os lados)

    110/10= 11 cameras

     

  • para descobrir a metragem dos fios, soma-se o tamanho dos muros 

    15+15+40+40 = 110 metragem de fios da cerca elétrica (tbm chamada de perímetro do muro)

    diante disso, a cada 10 metros sabemos que vai uma camera, se são 110 metros divide-se pelos 10 (metros) q são os espaços em q cada camera ira ficar uma da outra.

    110/10 = 11

    11 é o total de cameras que ficará na casa em torno do muro

    GABARITO D

  • Não falou em metro quadrado e soma de perímetros

ID
2199613
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios

O nome do Município de Marialva é uma homenagem:

Alternativas

ID
2199616
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios

Assinale a alternativa que apresenta somente municípios limítrofes a Marialva:

Alternativas
Comentários
  • Galerá,

    Nessa questão basta evitar nome estrangeiro e pontua as questões em que mais se repetem as palavras.

    Raciocinio lógico seria a questão C.


ID
2199640
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

COLOSSO DE DESCOBERTA

Lucy, o esqueleto de 3,2 milhões de anos encontrado na Etiópia em 1974, agora pode ser considerada uma mocinha. No mês passado, foi descoberto na África do Sul o esqueleto de um ancestral humano com 3,6 milhões de anos – 400 mil a mais do que Lucy.

(Colosso de descoberta. Veja kids. nº 5, p. 12. São Paulo, 1999)

Com base no texto, se pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • infere-se do texto que a palavra "mocinha" possui duplo sentido, sendo o 1º fato de esqueleto ser sexo feminino, o 2º é o fato de o esqueleto ser mais novo que outro recentemente descoberto.

    Portanto, a razão de o esqueleto (Lucy) ser chamado de mocinha, é em virtude de sua idade, ao comparada com outro esqueleto recem descoberto.

    Letra: D.

    Gostou!!!

    Não esqueça de dar uma curtida logo acima!!


ID
2199649
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 PERDIDOS NO ESPAÇO

Quando foi deflagrada, há mais de cinco décadas, a corrida espacial parecia anunciar o começo de uma nova era.

Ao colocar o primeiro satélite em órbita (1957) e repetir o feito com uma nave tripulada (1961), a então União Soviética não apenas levava a competição mundial entre dois modelos -capitalismo e socialismo- a uma nova fronteira simbólica. Imaginava-se, nos dois lados do grande confronto, que o futuro estava no espaço, como estivera antes na exploração dos oceanos e na navegação aérea. Assim desafiados, os Estados Unidos mobilizaram recursos necessários para liderar a competição e enviar, a partir de 1969, sucessivos pares de astronautas à Lua. Passados tantos anos, o encerramento do programa de ônibus espaciais, com a conclusão do voo orbital da Atlantis ontem, sugere um balanço do ciclo pioneiro.

É notório que as expectativas, infladas pela excitação ideológica da Guerra Fria, não se confirmaram. O próprio investimento nos programas espaciais já declinava desde que a dissolução do império soviético fez os gastos parecerem exorbitantes como nunca.

Americanos e russos, entretanto, enviaram missões não tripuladas a todos os planetas do Sistema Solar. Embora exista água líquida (e talvez formas rudimentares de vida) num satélite de Júpiter (Europa) e noutro de Saturno (Encélado), essas viagens nada revelaram de promissor do ângulo prático.

A utilização econômica do espaço remoto, para não dizer sua ocupação demográfica, continua mera fantasia. As distâncias são incomensuráveis; os custos, astronômicos.

Onde a competição espacial gerou resultados palpáveis, tecnológicos e econômicos, foi na dimensão menos espetacular das vizinhanças do planeta, a faixa de 36 mil quilômetros em que trafegam milhares de satélites artificiais.

Essa rede, que viabilizou o enorme progresso das telecomunicações nestas décadas, também deu impulso a avanços em áreas como meteorologia e eletrônica. Torna-se um problema conforme se acumulam objetos cuja órbita um dia decairá até que se desfaçam em atrito com a atmosfera, nem sempre de forma segura.

A exploração do espaço continuará porque o desejo de conhecer é inextinguível. Seu desenrolar, porém, será mais lento e realista. Nossa condição parece ser solitária (há décadas varremos os céus na busca de sinais que possamos interpretar como inteligentes...); não falta razão para nos voltarmos mais para a Terra e seus graves problemas do que para “os abismos do espaço infinito”.

                                                            (Folha de São Paulo. São Paulo, 22 jul 2011)

Julgue as assertivas e classifique-as como (F) falsa ou (V) verdadeira:

I- A exploração espacial iniciada pelos Estados Unidos e União Soviética teve, em sua origem, motivações políticas e ideológicas.

II- Pode-se dizer que, ao menos em determinados aspectos, as expectativas que os países nutriam acerca da corrida espacial no Sistema Solar e além dele, foi frustrada pelos altos custos dos programas espaciais, assim como pelos seus resultados práticos.

III- Americanos e russos enviaram missões não tripuladas aos planetas do Sistema Solar e descobriram água líquida e formas de vida em um satélite de Júpiter e em outro de Saturno.

IV- Infelizmente, conclui-se que nenhum resultado prático decorreu de todo o investimento feito em programas espaciais.

V- É possível inferir do texto, que o mundo seria muito diferente hoje, não fossem as pesquisas e investimentos nos programas espaciais, visto que os avanços na eletrônica, as redes mundiais de comunicação, as transmissões em tempo real, a tecnologia de localização GPS, entre outros, são decorrentes dessas pesquisas, que deram origem, por exemplo, aos milhares de satélites artificiais que circundam a Terra.

Assinale a alternativa que apresenta, em sua respectiva ordem, as assertivas falsas (F) e verdadeiras (V):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • Tem que dar uma boa lida pra poder responder


ID
2199682
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A competência do Munícipio para organizar seu funcionalismo é assegurada pela (o):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra a).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

     

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos.

     

    * DICA: LEI ORGÂNICA = "DDD"

     

    D = Dois turnos

     

    D = Dez dias

     

    D = Dois terços

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • DOS MUNICÍPIOS

    ART.29 - CF - O MUNICÍPIO REGER-SE-Á POR LEI ORGÂNICA, VOTADA EM 2 TURNOS, COM INTERSTÍCIO MÍNIMO DE 10 DIAS, E APROVADA POR 2/3 DOS MEMBROS DA CÂMARA MUNICIPAL, QUE A PROMULGARÁ, ATENDIDOS OS PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS NESTA CONSTITUIÇÃO, NA CONSTITUIÇÃO DO RESPECTIVO ESTADO E OS SEGUINTES PRECEITO.

  • GABARITO: LETRA A

    Dos Municípios

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige conhecimento acerca da organização político-administrativa do Estado, nos termos da Constituição Federal. Vejamos as alternativas comentadas a seguir, lembrando que a questão pede a alternativa Correta:

    a) Correta. O Município tem lei orgânica, que funciona como uma “constituição” municipal e permite que seja estabelecida toda a máquina de funcionalismo municipal (art. 29, caput, CF).

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos: [...]

    b) Incorreta. O prefeito é o representante do executivo municipal e tem sua eleição pautada na constituição.

    c) Incorreta. Considerar que a competência do município para organizar seu funcionalismo viria do Governador seria desrespeito à autonomia municipal. Recorde-se que a República Federativa do Brasil é constituída por entes autônomos (art. 18, caput, CF)

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. [...]

    d) Incorreta. A manifestação dos munícipes não confere competência para organizar o funcionalismo municipal. Contudo a participação ocorrerá, entre outros momentos, como forma de legitimar o representante eleito (prefeito).


ID
2199685
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A investidura do servidor público no cargo, aprovado em concurso, ocorre por meio da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

     

    -----------------------------------------------------------------------------------

    Art. 7o  A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    -----------------------------------------------------------------------------------

  • "Nós INVESTIMOS para tomar POSSE"#ficaadica

  • A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

    A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO OCORRERÁ COM A POSSE

     

  • FUI "INPOSSADO"

    INvestidura - POsse

  • A investidura em cargo publico ocorrera com a posse

    B

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa certa. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990.

    Vejamos:

    Art. 7º, Lei 8.112/90. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    Ou seja, a investidura em cargo público apenas acontecerá no ato da posse. A posse tem a função de efetivar o vínculo inicial de determinada pessoa para com o poder público, desta forma, apenas existirá posse nos casos de provimento por nomeação.

    O prazo para a posse será de 30 dias, a contar de publicação da nomeação.

    Ar. 13, § 1º, Lei 8.112/90. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    E, caso a pessoa nomeada não compareça ao ato da posse, sua nomeação se torna sem efeito e o cargo volta a ser considerado vago. Ou seja, apenas com o intuito de aprofundamento, aqui é necessário entender que não existirá exoneração, até mesmo porque ainda não existiu a investidura, logo, o indivíduo ainda não havia se tornado servidor para que pudesse vir a ser exonerado.

    Por fim:

    Art. 15, Lei 8.112/90. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    § 1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

    Assim, analisando cada uma das alternativas:

    A. ERRADO. Nomeação.

    Art. 9º. A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.               

    Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    B. CERTO. Posse.

    Conforme art. 7º, Lei 8.112/90.

    C. ERRADO. Provimento.

    Trata-se de ato de preencher cargo ou ofício público.

    D. ERRADO. Diplomação.

    Ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta os eleitos e suplentes, com a entrega do diploma assinado.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • Mnecômico

    IP -> investidura > posse


ID
2199688
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Estágio probatório, período de exercício do servidor durante o qual é observado e apurada pela Administração a conveniência ou não de sua permanência no serviço público, é requisito fundamental para que o servidor tenha assegurado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

     

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CF/88, Art. 41.

    São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

     

    Lei 8.112/90.

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses (3 anos, CF/88), durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ou seja, o EP é condição para a estabilidade e tem duração de 3 anos.

  • aaaaaaava.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 

    FONTE: CF 1988

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da estabilidade dos servidores públicos. Vejamos:

    “Art. 41, CF. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”

    Portanto, a estabilidade do servidor público é conquistada através de:

    - Aprovação em concurso público;

    - Nomeação para cargo de provimento efetivo;

    - Execução das funções pelo prazo de três anos, e

    - Acompanhamento de avaliação de desemprenho, durante o período de três anos de estágio probatório.

    Dito isso:

    D. CERTO. Estabilidade.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2199691
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No âmbito do serviço público, as vantagens pecuniárias compreendem:

Alternativas
Comentários
  • Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

    II - gratificações;

    III - adicionais.

    § 1.º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    § 2.º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    Art. 50. As vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.

  • GABARITO: LETRA A

  • LETRA A CORRETA

    LEI 8.112

      Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

           I - indenizações;

           II - gratificações;

           III - adicionais.

           § 1  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

           § 2  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.


ID
2199694
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

“No Brasil, porém, entre o pode e o não pode, encontramos um ‘jeito’. Na forma clássica do ‘jeitinho’, solicita-se precisamente isso: um jeitinho que possa conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionário-autoridade e a lei universal.”

(DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986, p.100.)

No texto, o autor busca demonstrar que a prática do “jeitinho” é uma atitude:

Alternativas
Comentários
  • Famoso jeitinho brasileiro.

  • Fala  sério ...

  • Às vezes a gente tem que tentar imaginar o que o autor queria dizer com a questão, na dúvida é melhor ir na resposta "politicamente correta".
  • Letra B.

     

    O autor busca demonstrar que a prática do “jeitinho” é uma atitude:

    interpretação -> Reprovável por ferir o interesse público. "como o Eric comentou, buscar interpretar o politicamente correto"

    compreensão -> Aceitável do ponto de vista ético. "...um jeitinho que possa conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável..."

  • O jeitinho brasileiro :)


ID
2199697
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A imunidade conferida aos vereadores, nos termos da Constituição Federal, refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

     

    VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;

     

     

  • LETRA A

     

    A CF/88, ao tratar sobre as imunidades, no art. 53 fala sobre Deputados Federais e Senadores. Indaga-se: os Deputados Estaduais e os Vereadores também gozam das mesmas imunidades?

     

     

    DEPUTADOS ESTADUAIS: SIM

     

    A CF/88 determina que os Deputados Estaduais possuem as mesmas imunidades que os parlamentares federais.

     

    Logo, os Deputados Estaduais gozam tanto da imunidade material como formal.

     

     

    VEREADORES: NÃO

     

    Os Vereadores gozam de inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município (art. 29, VIII).

     

    Resumindo:

    • Imunidade formal: NÃO gozam;

    • Imunidade material: possuem, mas desde que relacionado com o mandato e por manifestações feitas dentro do Município.

     

    Requisitos para a imunidade material dos Vereadores:

    Repare que, para que haja a imunidade material dos Vereadores, são necessários dois requisitos:

    1) que as opiniões, palavras e votos tenham relação como o exercício do mandato; e 

    2) que tenham sido proferidas na circunscrição (dentro dos limites territoriais) do Município.

     

     

    FONTE: http://www.dizerodireito.com.br/2015/02/imunidade-material-dos-vereadores.html

  • Vereador possui apenas imunidade material...

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;  

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige conhecimento acerca da imunidade dos Vereadores, nos termos da Constituição Federal. Vejamos o dispositivo constitucional sobre:

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    [...] VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;        

    Assim, vejamos as alternativas abaixo comentadas:

    a) CORRETA. Os vereadores são IMUNES/INVIOLÁVEIS no que tange às suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato (art. 29, VIII, CF).

    b) INCORRETA. Não há qualquer disposição legal nesse sentido.

    c) INCORRETA. Não há qualquer disposição legal nesse sentido.

    d) INCORRETA. Não há qualquer disposição legal nesse sentido.

    e) INCORRETA. Não há qualquer disposição legal nesse sentido.

    GABARITO: LETRA “A”


ID
2199700
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme preceitua o art. 57 da Constituição Federal, o Congresso nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro.

Esse período é chamado de

Alternativas
Comentários
  • 15 d fevereiro????

  • Enunciado incorreto. Esta questão será anulada.

    O correto:  02/02 - 17/07 

                      01/08 - 22/12

  • Não acredito que não anularam essa questão!!!! Esse enunciado é da CF-88 quando foi criada.

  • Ooi????

  • Legislatura-->  4 anos

    Sessão legislativa--> 1 ano

    Cada sessão terá 2 períodos legislativos: 02/02 - 17/07 e  01/08 - 22/12

  • Mais ultrapassada que o rubinho essa aí

     

  • Questão incorreta como já mencionaram os nossos colegas

    NAO DEIXEM DE NOTIFICAR O ERRO!

  • ALÔ, ADMINISTRADORES. QUESTÃO DESATUALIZADA!

     

    Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.                              (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006)

  • ALÔ, ADMINISTRADORES. QUESTÃO DESATUALIZADA!

     

    Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.                              (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006)

  • AFO AJUDA NESSAS HORAS


ID
2199703
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

“Cuidar para que as atrocidades cometidas em nome do povo não se cometam novamente é um problema internacional e um desafio que cada vez mais os países de todo o mundo têm tido de enfrentar”.

(BEATY, David. A Essência do Estado de Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 2)

O enfrentamento de tal problema perpassa pela defesa:

Alternativas
Comentários
  • tão mole q parece ser pegadinha

     

  • Exatamente, a pessoa marca, mas fica tenso esperando a resposta.

  • GAB: A Direitos Humanos

    Mas confesso que fiquei balançado entre A e E!

  • Perpassa: decorre, transcorre.

    Logo, o enfrentamento de tal problema decorre da defesa dos direitos humanos.

    Exigia-se mais conhecimento de português do que jurídico para resolver a questão!

  • Lideranças carismáticas? Canção nova cresceu hein! kkkkkkkkk

  • Gabarito: Letra A


    A alternativa A está correta e é o gabarito da questão. O enfrentamento das atrocidades cometidas em nome do povo (cujo exemplo máxime é o nazismo) perpassa pela defesa dos Direitos Humanos.


    A alternativa B está incorreta. Apesar da importância que se pode atribuir aos preceitos religiosos, eles não têm a mesma vocação comum que possuem os Direitos Humanos no enfrentamento da questão proposta.


    A alternativa C está incorreta. Do mesmo modo, as lideranças carismáticas nem sempre atuarão em favor da solução do problema apontado pelo enunciado, podendo, muitas das vezes, serem a sua causa.


    A alternativa D está incorreta. Igualmente, os interesses nacionais são demasiadamente heterogêneos e não possuem o condão integrativo, que a solução da questão em tela reclama.




    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Confesso que marquei a E hhahah


ID
2199706
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A criação de um ato legislativo não implica o simples agrupamento assistemático de normas jurídicas. A formação de uma lei requer planejamento e método, um exame cuidadoso da matéria social, dos critérios a serem adotados e do adequado ordenamento das regras.

(NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p. 237.)

Do ponto de vista constitucional, tais critérios devem ser observados:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a CF/88

    SEÇÃO VIII
    DO PROCESSO LEGISLATIVO
    SUBSEÇÃO I
    DISPOSIÇÃO GERAL
    Art. 59. O processo legislativo compreende a elaboração de:
    I – emendas à Constituição;
    II – leis complementares;
    III – leis ordinárias;
    IV – leis delegadas;
    V – medidas provisórias;
    VI – decretos legislativos;

    VII – resoluções.
    Parágrafo único. Lei complementar disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis.


     


     

  • PROCESSO LEGISLATIVO

     

    O processo legislativo compreende um conjunto de formalidades que devem ser estritamente observadas na elaboração das diversas espécies normativas. Esse conjunto de formalidades garantem toda a coesão do ordenamento jurídico e são essenciais para a sua construção.

    Fonte: Passei DIreito

     

    A criação de um ato legislativo não implica o simples agrupamento assistemático de normas jurídicas. A formação de uma lei requer planejamento e método, um exame cuidadoso da matéria social, dos critérios a serem adotados e do adequado ordenamento das regras.

    (NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p. 237.)

  • a)processo legislativo.

  • GABARITO: LETRA A

    DO PROCESSO LEGISLATIVO

    Art. 59. O processo legislativo compreende a elaboração de:

    I - emendas à Constituição;

    II - leis complementares;

    III - leis ordinárias;

    IV - leis delegadas;

    V - medidas provisórias;

    VI - decretos legislativos;

    VII - resoluções.

    Parágrafo único. Lei complementar disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis.

    FONTE: CF 1988


ID
2199709
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional

Os artigos de leis, de acordo com a técnica legislativa, podem ser desdobrados em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Lei 95/98

    Art. 10. Os textos legais serão articulados com observância dos seguintes princípios:

    II - os artigos desdobrar-se-ão em parágrafos ou em incisos; os parágrafos em incisos, os incisos em alíneas e as alíneas em itens;

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei Complementar nº 95/1998, que dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o parágrafo único do art. 59 da Constituição Federal, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona. Vejamos:

    “Art. 10, 95/98. Os textos legais serão articulados com observância dos seguintes princípios:

    II - os artigos desdobrar-se-ão em parágrafos (§) ou em incisos (números romanos); os parágrafos em incisos, os incisos em alíneas (letras) e as alíneas em itens.”

    Desta forma:

    D. CERTO. Parágrafos, incisos e alíneas.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2199712
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“A democracia é o governo do povo, o governo em que o povo manda, em que o povo decide. No regime democrático é ele que comanda os destinos da organização política, o supremo juiz das coisas do Estado.”

(VELLOSO, Carlos Mário da Silva; AGRA, Walber de Moura. 4ª edição. São Paulo, 2014, p. 19)

Qual o poder que melhor representa o governo do povo?

Alternativas
Comentários
  • PODER LEGISLATIVO: Exercido pelo Congresso Nacional eleitos REPRESENTANTES DO POVO ,PELO POVO!

    PODER EXECUTIVO: Exercido pelo Chefe do Poder Executivo: o Presidente da Republica

    PODER JUDICIÁRIO: É exercido pelos juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder legislativo em determinado país

  • que pergunta absurda
  • A resposta a principio pode ser letra A quanto a B,pois os dois representa o poder do povo na mesma proporçao,apesar de quantidades diferente mas com funçoes importantes de igual dimensão.


  • Comentando a questão:

    Quando a questão solicita qual o poder que melhor representa o povo, de cara deve se excluir o Poder Moderador, o qual foi elaborado na Constituição de 1824, sendo tal poder característico de um Estado Unitário e Monárquico, portanto não há qualquer representatividade popular; deve se excluir também o Poder Judiciário, uma vez que este constitui um poder mais técnico sendo seus membros escolhidos entre bacharéis em Direito por meio de concurso de provas e títulos, conforme art. 93, I da CF/88.
    No que tange ao Poder Executivo, caracterizado por uma chefia unipessoal (Presidente, Governador ou Prefeito), pode se pensar até numa participação popular, uma vez que é o povo que escolhe o chefe de tal poder. E qualquer um do povo, desde que elegível (art. 14, §3º da CF/88) pode exercer a função de Chefe do Executivo.
    No entanto, a expressão "governo do povo" é, sem dúvidas, característica do Poder Legislativo, além de qualquer um poder exercer um mandado eletivo  de Deputado Federal/Estadual, Senador ou Vereador, desde que respeitados os requisitos do art. 14, §3º da CF/88, o Legislativo irá corresponder a uma multiplicidade de pensamentos sociais, haja vista que tanto maiorias e minorias sociais irão compor tal Poder, por meio do Sufrágio Universal. Seus membros democraticamente irão parlamentar, discutir e votar projetos de leis que atendem aos anseios da sociedade. Por derradeiro, vale destacar que os projetos de iniciativa popular (art. 61, §2º da CF/88) são apresentados na Câmara dos Deputados e poderão ser convertidos em leis desde que respeitados os requisitos de tramitação e aprovação de leis, configurando assim uma medida de participação direta da população.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B






  • Detalhe:

    O Senado NÃO representa o povo, e sim os Estados e o DF.

    Perguntinha no mínimo discutível, né?

  • Ao falarmos de representatividade, devemos nos ater a diferença do voto direto que representa a participação da população na escolha de seus representante e o que realmente vem a ser a forma de abrangência da representatividade, e não só a iniciativa da escolha. Pois esse, traz consigo o direito de escolher o representante do executivo - pelo povo, assim como tmb aos representantes do legislativo, porém, devido a heterogeneidade que há no Congresso Nacional, este se torna mais representativo que o executivo, pois vai buscar atender as necessidades dos Estados, pelo Senado e mais diretamente ao povo, de cada ente federativo, pelos Deputados.

     

    FFF e fiquem todos com Deus!

  • Hum e o presidente da republica é eleito pelo povo também...
  • O poder das Leis = Poder Legislativo

  • Enunciado: Qual o poder que MELHOR representa o governo do povo?

    Oswaldo M,

    "Hum e o presidente da republica é eleito pelo povo também..."  No Poder Executivo votamos somente para o cargo de chefia desse Poder, o de Presidente da República (consequentemente, em seu Vice-Presidente também), já no Poder Legislativo votamos para Deputados Federais e Senadores.

    Roberto Cesar,

    "Detalhe: O Senado NÃO representa o povo, e sim os Estados e o DF. Perguntinha no mínimo discutível, né?" Não acredito que seja discutível essa pergunta, pois os Senadores são eleitos com o voto e NÃO indicados pelos Estados.

     

  • Eu diria, nenhuma alternativa kkkkk Se fosse para chutar: talvez, o Moderador! Escolhendo a menos errada, é claro! (Avisando que é ironia, porque senão já começam os professores de plantão a botar as críticas). Bons estudos!
  • Que questão é essa???????????????????????????????????

  • Esta questão deveria ter sido anulada! Tanto o poder executivo quanto o legislativo contém representantes do povo pelo voto popular. O executivo também é representativo...
  • nossa, o poder que melhor representa o povo no Brasil é composto majoritariamente por empresários... confuso, né

  • realmete causa uma apreensão em relação ao poder executivo e legislativo porém na duvida a que representa mas o povo expressivamente e o legislativo com suas duas casa bicameral ...

     

  • Interpretação de texto e noção básica de regime democrático.

     

    O "supremo juiz das coisas do Estado" refere-se a povo, citado anteriormente. Trata-se de uma referência catafórica, que poderia confundir os desatenciosos (poderia se criar uma inferência ao Presidente da República, como chefe do governo no sistema presidencialista).

    A representatividade democrática se expressa especificamente pelo legislativo, a quem compete a função típica da elaboração das leis - em tese que suprem os anseios do povo. Vale lembrar a referência a Câmara dos Deputados como "a casa do povo".

  • Gabarito: B

     

  • Pessoal, para responder a questão parti do pressuposto que no poder executivo elegemos o presidente RFB e ele escolhe todo o time dele, o mesmo ocorre nos estados e no município.

    No poder Legislativo, o povo elege 100% da Câmara que é quem vota e decide. Bem como o Senado, haja vista que esse não é representante do povo mas das ufs.

    Mas concordo com os comentários citados, acredito que é uma questão passível de anulação.

  • Desde quando o SF representa o povo? Representa o Estado! Égua....

  • GABARITO B

    Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

    A CÂMARA DOS DEPUTADOS FAZ PARTE DO PODER LEGISLATIVO. MAS EU ACHEI QUE O PRESIDENTE É QUE MELHOR REPRESENTAVA O POVO, POR ISSO ERREI E MARQUEI A LETRA A. MAS VAMO QUE VAMO!

  • Gabarito extremamente confuso, pois o legislativo (deputados, são eleitos através de coeficiente) não caracterizando de fato a vontade do povo, que é expressa de forma direta quando se elege o chefe do executivo

  • Quem foi seco no executivo, deixa joinha!

  • Fui mais seco que o Neymar(marquei letra A) quando quer vir para o carnaval e resolve sentir uma lesão.

  • Letra "B"

    O Poder Legislativo exerce duas funções:

    • Função Legiferante - Criar Leis
    • Função Fiscalizatória - Fiscalizar

    Uma vez que o titular do poder constituinte é o Povo conforme Art. 1º da CF/88, quem exerce esse representação são os nosso Deputados e Senadores eleitos democraticamente.

    Portando, se o PODER LEGISLATIVO é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, conforme Art. 44 - CF/88, este é o PODER que mais nos representa.


ID
2199715
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“Com efeito, onde impera a soberania popular, os governantes são escolhidos pelo povo para exercerem as atividades públicas na condição de mandatários ou representantes dos cidadãos, de forma legítima, ou seja, com base no sufrágio universal, igual, direto e secreto.”

(NETO, Manoel Carlos de Almeida. Direito Eleitoral Regulador. São Paulo. RT, 2014, p. 22)

Essa forma de operacionalizar a soberania popular é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Hoje vivemos em um modelo de democracia representativa, onde a sociedade delega a um representante o direito de representá-lo, e de tomar as decisões que melhor favoreça os interesses de toda a população. 

     

                Para Bonavides tal modelo tem, hoje, como principais bases:

     

    A soberania popular, o sufrágio universal, a observância constitucional, o princípio da separação dos poderes, a igualdade de todos perante a lei, a manifesta adesão ao princípio da fraternidade social, a representação como base das instituições políticas, limitação de prerrogativas dos governantes, Estado de Direito, temporariedade dos mandatos eletivos, direitos e possibilidades de representação, bem como das minorias nacionais, onde estas porventura existirem (2006, p. 294).



    Ler mais: http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ciber-democracia/democracia-representativa/

     

    GABARITO A

  • Democracia representativa ≠ Democracia Participativa

     

    - A primeira consiste na participação da população na tomada de decisões políticas do país por meio de representantes eleitos diretamente pelo detentor único do Poder, qual seja o povo;

     

    - A segunda tem por objetivo propiciar a população intervenção direta no processo de tomada de decisões do país. A Constituição Federal elenca alguns institutos para isso: Referendo, Plebiscito e Iniciativa Popular (art. 14, I, II e III)

  • Letra A

     

    “Com efeito, onde impera a soberania popular, os governantes são escolhidos pelo povo para exercerem as atividades públicas na condição de mandatários ou representantes dos cidadãos, de forma legítima, ou seja, com base no sufrágio universal, igual, direto e secreto.”

     

    Bons estudos!

  • Complementando:

     

    A soberania popular é exercida, em regra, por meio da democracia representativa. A Constituição Federal brasileira consagra, também, a democracia participativa ao prever instrumentos de participação intensa e efetiva do cidadão nas decisões governamentais.

     

    FONTE: CESPE/2010 Q79189

     

    bons estudos

     

     

  • Democracia SemiDireta ou representativa.(participativa)

  • ART 1º PARÁGRAFO ÚNICO

  • Um pouco de direito Eleitoral sempre é bom!

    #VEMTRE

  • Os governantes são escolhidos pelo povo para REPRESENTAREM os cidadãos...

     

    Obs. na dúvida, ou não sabendo responder, encontrar um raciocínio entres as alternativas com o enunciado, ajuda e muito :)

  • Vamos evoluindo!!

    Em 17/10/18 às 17:10, você respondeu a opção A. Você acertou!

    Em 15/10/18 às 18:18, você respondeu a opção B!


    #PERTENCEREMOS


  • Democracia Representativa: Decisões tomadas por nossos representantes eleitos.

    Democracia Participativa: Decisões tomadas pelo próprio povo, através de consulta popular (plebiscito, referendo e iniciativa popular).


ID
2199718
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Compreende como função da Câmara Municipal de Marialva, de acordo com seu regimento interno e em consonância com a Lei Orgânica:

Alternativas

ID
2199721
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

De acordo com o Art. 12. Da Lei Orgânica do Munícipio de Marialva, imediatamente após a posse, os Vereadores reunir-se-ão para elegerem os componentes da Mesa, que ficarão automaticamente empossados. A presidência da Mesa, neste ato, ficará a encargo:

Alternativas

ID
2199724
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

De acordo com o Art.16. da Lei orgânica do Município de Marialva, o mandato da Mesa Diretora será de:

Alternativas

ID
2199727
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Regimento Interno

As redes sociais (Facebook, twitter, etc..) são importantes ferramentas de comunicação social, sendo o seu uso por servidores públicos, em expediente de serviço:

Alternativas