SóProvas


ID
2199715
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Marialva - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“Com efeito, onde impera a soberania popular, os governantes são escolhidos pelo povo para exercerem as atividades públicas na condição de mandatários ou representantes dos cidadãos, de forma legítima, ou seja, com base no sufrágio universal, igual, direto e secreto.”

(NETO, Manoel Carlos de Almeida. Direito Eleitoral Regulador. São Paulo. RT, 2014, p. 22)

Essa forma de operacionalizar a soberania popular é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Hoje vivemos em um modelo de democracia representativa, onde a sociedade delega a um representante o direito de representá-lo, e de tomar as decisões que melhor favoreça os interesses de toda a população. 

     

                Para Bonavides tal modelo tem, hoje, como principais bases:

     

    A soberania popular, o sufrágio universal, a observância constitucional, o princípio da separação dos poderes, a igualdade de todos perante a lei, a manifesta adesão ao princípio da fraternidade social, a representação como base das instituições políticas, limitação de prerrogativas dos governantes, Estado de Direito, temporariedade dos mandatos eletivos, direitos e possibilidades de representação, bem como das minorias nacionais, onde estas porventura existirem (2006, p. 294).



    Ler mais: http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ciber-democracia/democracia-representativa/

     

    GABARITO A

  • Democracia representativa ≠ Democracia Participativa

     

    - A primeira consiste na participação da população na tomada de decisões políticas do país por meio de representantes eleitos diretamente pelo detentor único do Poder, qual seja o povo;

     

    - A segunda tem por objetivo propiciar a população intervenção direta no processo de tomada de decisões do país. A Constituição Federal elenca alguns institutos para isso: Referendo, Plebiscito e Iniciativa Popular (art. 14, I, II e III)

  • Letra A

     

    “Com efeito, onde impera a soberania popular, os governantes são escolhidos pelo povo para exercerem as atividades públicas na condição de mandatários ou representantes dos cidadãos, de forma legítima, ou seja, com base no sufrágio universal, igual, direto e secreto.”

     

    Bons estudos!

  • Complementando:

     

    A soberania popular é exercida, em regra, por meio da democracia representativa. A Constituição Federal brasileira consagra, também, a democracia participativa ao prever instrumentos de participação intensa e efetiva do cidadão nas decisões governamentais.

     

    FONTE: CESPE/2010 Q79189

     

    bons estudos

     

     

  • Democracia SemiDireta ou representativa.(participativa)

  • ART 1º PARÁGRAFO ÚNICO

  • Um pouco de direito Eleitoral sempre é bom!

    #VEMTRE

  • Os governantes são escolhidos pelo povo para REPRESENTAREM os cidadãos...

     

    Obs. na dúvida, ou não sabendo responder, encontrar um raciocínio entres as alternativas com o enunciado, ajuda e muito :)

  • Vamos evoluindo!!

    Em 17/10/18 às 17:10, você respondeu a opção A. Você acertou!

    Em 15/10/18 às 18:18, você respondeu a opção B!


    #PERTENCEREMOS


  • Democracia Representativa: Decisões tomadas por nossos representantes eleitos.

    Democracia Participativa: Decisões tomadas pelo próprio povo, através de consulta popular (plebiscito, referendo e iniciativa popular).