SóProvas


ID
2202514
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CASSEMS - MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a interação medicamentosa dos diuréticos e glicosídeos cardíacos, avalie as afirmativas a seguir.

I – Não há aumento da atividade do glicosídeo cardíaco se usado com a Furosemida, pois esta é um antagonista da aldosterona que inibe a retenção de sódio com redução concomitante no efeito de estimulação da secreção de potássio.
II – A Hidroclorotiazida provoca um aumento dos glicosídeos cardíacos, pois é um diurético que atua no túbulo distal, provocando uma diminuição na reabsorção de sódio e cloreto e consequente depleção de potássio.
III – A Espironolactona inibe a ação de retenção de sódio pela aldosterona, reduzindo a estimulação de secreção de potássio, não interferindo na ação dos glicosídeos cardíacos.

Assinale a alternativa correta sobre as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Corrigindo a l: Existe sim aumento da atividade do glicosídeo. A furosemida pode induzir à diminuição de potássio no organismo. Como glicosídeos competem pelo mesmo sítio de ligação do potássio para produzir efeito, a diminuição desse íon (hipopotassemia) acaba facilitando a ligação dos glicosídeos, portanto, aumento da atividade.

  • E a furosemida não é um antagonista de aldosterona. A furosemida é um diurético de alça, inibe co-transporte Na+/K+/Cl-.

    A espironolactona que é antagonista de aldosterona.

  • "A Hidroclorotiazida provoca um aumento dos glicosídeos cardíacos,"

    Uma coisa é aumentar o efeito, outra coisa é aumentar a concentração, questão mal elaborada.

    De qualquer forma todo diurético que não poupa potássio causa aumento dos efeitos da digoxina e pode levar a toxicidade, já que ela tem um baixo índice terapêutico, mas isso acontece porque a baixa de potássio causada por esses diuréticos aumentam o efeito da digoxina, uma vez que ela inibe a bomba NA+/K+ com menos potássio para entrar o efeito da digoxina aumenta.