SóProvas


ID
2205082
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma situação de gerenciamento de crise requer dos profissionais de comunicação de uma organização ações rápidas e estratégicas. Sobre a atuação do assessor de imprensa em situações como essa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É possível criar alternativas à entrevista, como a redação de uma nota oficial escrita em concordância com a direção da organização para ser distribuída à imprensa.
( ) É recomendável privilegiar o distanciamento da fonte do contato com órgãos de imprensa.
( ) O porta-voz da organização deve ser, preferencialmente, o presidente ou diretores indicados para assumir essa condição.
( ) É recomendável buscar, nos momentos de crise, trabalhar com profundidade a identidade da organização.
( ) Deve eximir-se de articulações com a imprensa baseado em valores como amizade, respeito e confiança e, em certos casos, na exclusividade da informação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • É possível criar alternativas à entrevista, como a redação de uma nota oficial escrita em concordância com a direção da organização para ser distribuída à imprensa.

    Sim, claro, nada impede. Embora talvez não com a mesma eficácia de uma coletiva na qual a imprensa, ao contrário de ter de apenas engolir um comunicado, pode fazer as perguntas pertinentes e, assim, talvez adotar uma postura já um pouco mais simpática à organização em crise. (V)


    É recomendável privilegiar o distanciamento da fonte do contato com órgãos de imprensa.

    Pelo contrário. O ideal seria colocar, o mais rapidamente possível, logo o superintendente para se explicar.  Sinceridade, transparência e rapidez contam nessa hora. (F)


    O porta-voz da organização deve ser, preferencialmente, o presidente ou diretores indicados para assumir essa condição.

    Seria melhor, né? Se logo o superintendente puder esclarecer as circunstâncias a organização em crise já sai na frente, em termos de credibilidade, do que se o porta-voz fosse, digamos, um pobre assessor de imprensa. (V)

     

    É recomendável buscar, nos momentos de crise, trabalhar com profundidade a identidade da organização.
    Estamos num momento de crise. Não é hora pra isso! (F)


    Deve eximir-se de articulações com a imprensa baseado em valores como amizade, respeito e confiança e, em certos casos, na exclusividade da informação.
    Claro! Isso seria como tentar tapar o Sol com a peneira. Em momentos de crise: Sinceridade, transparência e rapidez. E ainda pró-atividade, ou seja, convocar a imprensa de preferência antes de ser convocado por ela. (F)