SóProvas


ID
2210905
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O aperfeiçoamento de processos por meio da reengenharia

Alternativas
Comentários
  • GAB - E

    Comentários

    A - errada - não há especialistas, mas multifuncionais:

     

    A reengenharia encontra origem na Administração Científica, de Taylor, que propôs a racionalização do trabalho, através da análise científica e posterior padronização de tarefas e instrumentos. No entanto, estes modelos divergem metodologicamente.

     

     

               >Administração clássica - apregoava a fragmentação excessiva das tarefas, focada na especialização, na visão vertical e funcional.

     

                >Reengenharia - prega a visão sistêmica, multifuncional, global e horizontal, preocupada em fazer cada vez mais com menos, a partir da interligação das pessoas, tecnologia da informação (TI) e processos, que são seus componentes básicos.

     

    B - errada - alto custo

    mudança radical, implementada de cima para baixo top-down, realizada em curto espaço de tempo, de forma rápida, com data determinada para o início e o fim, envolvendo altos custos.

     

    C - errado - Reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional, um novo desenho, começar de novo, desconsiderando os métodos e técnicas que existiam antes, como uma folha de papel em branco para ser preenchida. Nesse caso, não cabe falar em reforma total ou parcial.

    Não pode ser confundida com a implantação de novos meios tecnológicos, que funciona como instrumental crítico, apoio ou plataforma de atuação. Isso tudo pode acontecer, mas não necessariamente. Lembrando que Reengenharia é fazer "tudo novo", corno uma "folha de papel em branco".

     

    D - errada - não consegui fundamentar esta, pensei que não era em curto prazo, mas o autor diz que é de forma rápida e pré determinado, início e fim. E não encontrei informação a respeito do risco ser alto ou baixo. Acredito que o risco seja alto, pois elimina a estrutura atual e implementa algo totalmente novo.

     

    E - certa - Envolve a análise de clientes, insumos, informações e produtos, com preocupação nos processos organizacionais que criam valor aos clientes.

    Fundamenta-se em quatro palavras chaves:

     - Fundamental: reduz ao essencial;

     - Radical: inventa novas maneiras de fazer;

     - Drástica: não aproveita nada que existe;

     - Processos: reorienta o foco, através de mudanças revolucionárias.

    Fonte: Administração Geral e Pública para concursos - 2016 - editora juspodivm - Elisabete de Abreu e Lima Moreira

    Consultei o Livro do Chiavenato e o material do estratégia, mas não consegui um aprofundamento.

  • A prova de administração da FCC é elaborada assim:

    1. Fale um número de 0 a 300.

    2. Sorteie um livro e pegue a página sorteada no ponto 1;

    3. Pegue qualquer frase copie no comando;

    4. Agora a sequencia da frase será a correta.

    5. As demais estarão erradas.

    O cara que faz a prova de adm da FCC não é possível que seja administrador. Essa banca deveria ser banida.

  • Exatamente como o colega Manoel descreveu:

    “A reengenharia visa erradicar o trabalho desnecessário e fazer com que todos os processos da empresa apontem na direção da satisfação do cliente, redução do tempo do ciclo e qualidade total. ” Página 13, COMPETINDO PELO FUTURO, de C.K. Prahalad e Gary Hamel.
     

  • Questão complicada!!! Acredito que haja dúvida principalmente entre a letra D e a E.

     

    d) objetiva metas para as quais o nível de mudança nos processos é radical, necessita um curto prazo de implantação com risco baixo.

     

    Em relação ao curto prazo não encontrei nada a respeito. Em se tratando do risco baixo acredito que a partir do conhecimento da passagem abaixo pode-se inferir que o risco não é baixo e sim alto:

     

    " Reengenharia significa abandonar os processos existentes e começar do zero. Primeiro se define o que deve ser feito e depois se estabelece como fazer (Hammer, 1990). É um processo top-down (de cima para baixo), visto que  abrange  investimentos  e  riscos;  envolve  estudos  e  pesquisas; exige mudança e capacitação das pessoas; além, é claro, de criatividade e  muita coragem. "

     

    e) visa erradicar o trabalho desnecessário e fazer com que todos os processos da empresa apontem na direção da satisfação do cliente, redução do tempo do ciclo e qualidade total.

     

    Essa assertiva exige uma interpretação dos seguintes objetivos da reengenharia:

    •  aumentar a qualidade dos produtos e serviços; 
    •  aumentar a satisfação dos clientes quanto aos produtos/serviços; 
    •  ampliar a competitividade da organização; 
    •  aumentar a  produtividade, reduzir custos e aumentar o  lucro; 
    •  melhorar a flexibilidade e facilitar a adaptação às mutações no ambiente; 
    •  facilitar e simplificar as operações. 

     

    Fonte: Administração Pública - Agustinho Paludo

  • O que é a reengenharia?

    Basicamente, o sistema administrativo denominado reengenharia pode ser definido como:

    “(…) um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. – Stair e Reynolds (2002, p.39)

    A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

     

  • Diferenças entre 

    Melhoria contínua (Kaizen)                            X                           Reengenharia

    - Mudança estrtural/cultural                                                    - Mudança estrutural

    - Abordagem gradual (incremental)                                        - Abordagem radical

    - Risco baixo                                                                         - Risco alto

    - âmbito limitado (funcional)                                                  - âmbito amplo (interfuncional)

    - Início: Processo já existente                                                 - Início: Estaca zero

    - Participação: de baixo p cima                                              - Participação: de cima para baixo

    (botton up)                                                                                  (top down)

     

    Fonte: material do prof. Renato Fenili

  • Letra (E).

     

    Comentários das demais:

    Letras (A) e (C) ~ERRADAS!
    Não se pretende melhorar os processos já existentes, mas a sua total substituição por processos inteiramente novos. Nem se pretende automatizar os processos já existentes. Isso seria o mesmo que sofisticar aquilo que é ineficiente ou buscar uma forma ineficiente de fazer as coisas erradas.


    Letra (B) ~ERRADA!
    Uma empresa pode utilizar a reengenharia para reinventar seus processos e ganhar uma 'imagem verde', a baixo custo.


    Letra (D) ~ERRADA!
    Por se tratar de uma reinvenção da empresa, a reengenharia envolve riscos enormes se comparados a outros sistemas de mudanças organizacionais, um simples detalhe pode mandar por água a baixo todo o empenho dos recursos.


    At.te, CW.
    IDALBERTO CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª edição. Editora Campus, 2004.
    LILIAN NOZELLA & LUCIANO GONZAGA. Reengenharia. Monografia de Conclusão de Curso. Faculdade Cenecista de Capivari, 2009. Disponível em: https://goo.gl/S5yCUa

  • A questão da qualidade total da letra E me confundiu, pois aprendi que a qualidade total é contrária a reengenharia.
  • A Reengenharia é uma metodologia que tem por objetivo o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar enormes melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade.

    O Desenvolvimento dessa metodologia no ambiente empresarial foi uma reação ao gigantesco atraso existente entre as mudanças ambientais velozes e intensas e a inabilidade das organizações em ajustar-se a essas mudanças. A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional, uma reconstrução “do zero", e não simplesmente uma reforma. A reengenharia vai na essência, ela é radial, é drástica, orienta-se por processos e busca a substituição do modelo vigente por um novo sem a utilização dos procedimentos atuais.

    Em face do exposto, podemos afirmar que as alternativas A e C estão erradas, pois a reengenharia não objetiva ajustar processos atuais para melhorar desempenho ou agilizar fluxos de informação, mas sim uma reconstrução “do zero", com novos processos e novas dinâmicas. A letra B está errada, pois a reengenharia não necessariamente será de baixo custo, mas provavelmente terá um valor bem elevado. Por fim, a letra D está errada pelo fato de a reengenharia apresentar um alto risco, uma vez que a empresa irá recomeçar “do zero". Sendo assim, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra E.


    Gabarito do Professor: Letra E.