GABARITO A.
RENNÓ (2013) = 20.7. Just-in-time
O sistema just-in-time foi uma revolução na gestão de materiais, pois trouxe uma nova visão para o processo produtivo. O sistema tradicional, de “empurrar” a produção para a frente, ou seja, eu produzo e depois vejo como farei para vender para o cliente, deixou de ser visto como interessante nestes novos tempos de globalização e mercados cada vez mais competitivos.
De acordo com o just-in-time, o processo produtivo se inverte. Só é produzido o que já tem demanda certa. Dessa maneira, é conhecido como um sistema que “puxa” a produção.
Para que esse sistema funcione, são necessárias uma parceria e uma troca de informações, antes impensáveis entre os fornecedores e clientes dentro da cadeia de produção. A competição no relacionamento entre comprador e vendedor deve dar lugar à colaboração.
Assim, imagine que você trabalhe em uma montadora de automóveis. Você não quer um estoque grande dentro de sua fábrica, pois isso acarreta custos (como já vimos antes).
Entretanto, para que seja possível ao seu fornecedor lhe entregar todos os dias os itens de que você precisará, é necessário que ele tenha tanto garantia de que você comprará dele quanto conhecimento de quantos itens serão necessários. Ele deve conhecer, a fundo, as necessidades do seu processo produtivo.
Ou seja, nesse sistema, o seu fornecedor deve ser encarado como parceiro e não como adversário. Assim, ele ganhará no volume e na garantia de ter você como cliente, e você terá uma confiabilidade maior no fornecimento que lhe possibilitará ter poucos estoques de segurança.
Dessa maneira, esse método acarreta uma diminuição tremenda dos estoques, pois a empresa recebe constantemente os materiais de que necessitará, muitas vezes diariamente.
Vamos ver como esse tópico já foi cobrado em provas?
3. (Cesgranrio/ Termoaçu/Administrador jr./2008) Qual é uma das principais características da programação just-in-time de suprimentos?
a) Relações privilegiadas com poucos fornecedores.
b) Garantia de produtos aos consumidores com grandes estoques.
c) Aumento do tempo de suprimento entre o fornecedor e a empresa.
d) Aumento do tempo e dos custos associados, que permite alcançar boas soluções.
e) Uso da informação eficiente para gerar estoques e atender aos consumidores.
No just-in-time, a empresa necessita de uma quantidade menor de fornecedores. Apesar disso, devem ser fornecedores mais fiéis e confiáveis. Dessa forma, a letra A está correta. A letra B está errada, porque o objetivo é reduzir estoques, não aumentá-los.
Na letra C, o erro está no fato de que o tempo de ressuprimento deve ser reduzido, e não aumentado. O mesmo erro ocorre com a letra D. O aumento dos custos e do tempo é negativo, não uma vantagem.
Finalmente, a letra E está incorreta, pois uma informação eficiente deve ser utilizada para reduzir os estoques, não aumentá-los. Assim, o gabarito da questão é mesmo a letra A.