SóProvas


ID
2216797
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase com pontuação inteiramente adequada é:

Alternativas
Comentários
  • Não se usa vírgula:

     

    a) entre sujeito e predicado.

    b) entre o verbo e seus objetos.

     

    Gab: C

     

     

  • Queria vir a público expressar meus singelos agradecimentos pelos comentários essenciais do Advogado Músico. Muito Obrigado!

  • rsrs sim Marcelo Fernades eu tbm, obrigada Advogado Músico.

  • Queria vir a público expressar meus singelos agradecimentos pelos comentários essenciais do Advogado Músico e perguntar se não tem nada mais importante  do  que ficar postando as mesmas baboseiras em todas as questões!

  • Olá, para quem ficou com dúvida na alternativa D, observe por que ela está errada e a C certa.

     

    Observem que a única diferença entre essas alternativas, está na supressão da vírgula após "Segunda Guerra Mundial" isso na assertiva D, ela se tornou errada por que nesse caso toda essa oração: "em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial" está deslocada e deveria estar isolada por 2 vírgulas. A 1ª virgula está antes do "QUE" e a 2ª deveria vir após "MUNDIAL" para fechar a intercalação. Se retirarmos a oração intercalada, olha como ficaria: "...é ainda mais deplorável quando se pensa nas muitas vidas que devem ter sido salvas.". As orações intercaladas devem vir isoladas por 2 virgulas. Por isso a letra C está certa e a D errada!

     

    Corrijam-me se estiver errado!

  • Colocou-se a expressão ("em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial") entre sujeito e verbo. Quebrou a ordem direta. Quando isso ocorre, tem-se o que se chama de "termo intercalado". Isso posto, sempre que se interromper a ordem frasal, deve-se usar virgulas.

  • A vírgula, em seu desdobramento explicativo, é muito apreciada pela FCC.

  • Letra (c)

     

    No detalhe entre a (c) e a (d) observa-se que o texto predomina a contextualização da vida:

     

    (c) (...) é ainda mais deplorável quando se pensa nas muitas vidas que, em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial, devem ter sido salvas.

     

    (d) (...) é ainda mais deplorável quando se pensa nas muitas vidas que, em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial devem ter sido salvas.

     

    Logo, faz-se necessário o emprego da vírgula para dar sentido ao que se pede.

  • Por que a E está errada??

  • Na letra "C" qual o sujeito de " (...)é ainda mais deplorável (...)"?

    E qual o erro na letra "A"?

  • LETRA E

    Se a perseguição, que levou Turing ao suicídio... ?????

    ESSA VÍRGULA ESTÁ ERRADA, SIM, NÃO OU CANSEI DESSA VIDA?

  • A questão é uma questão sobre pontuação, especificamente, sobre o uso da vírgula. É preciso destacar a frase em que não há nenhum desvio no uso da pontuação.

    A vírgula não deve ser empregada separando os termos essenciais (sujeito e predicado) e integrantes (complemento nominal, objeto direto, objeto indireto, complemento verbal e agente da passiva) da oração.

    A) Se a perseguição que levou Turing ao suicídio já deveria ser lastimada por constituir flagrante intolerância, e atentado, à liberdade de opção sexual é ainda mais deplorável, quando se pensa nas muitas vidas que [,] em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial [,]  devem ter sido salvas.
    Incorreto. A primeira vírgula está separando elementos coordenados pela conjunção aditiva e. A segunda vírgula está separando o complemento nominal do seu nome - atentado à liberdade. O longo adjunto adverbial (em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial) deveria estar entre vírgulas em função da sua extensão e por estar deslocado.

    B) Se a perseguição que levou Turing ao suicídio, já deveria ser lastimada, por constituir flagrante intolerância e atentado à liberdade de opção sexual, é ainda mais deplorável, quando se pensa nas muitas vidas que [,] em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial, devem ter sido salvas.
    Incorreto. O emprego da primeira vírgula é um desvio por separar o sujeito do predicado. A segunda vírgula também é indevida. Adicionalmente, uma vírgula após o que deveria ser inserida para marcar o adjunto adverbial deslocado com mais de três termos (em função do seu papel na Segunda Guerra Mundial). A posição preferencial seria ao final da frase: “[...] quando se pensa nas muitas vidas que devem ter sido salvas em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial."

    C) Se a perseguição que levou Turing ao suicídio já deveria ser lastimada por constituir flagrante intolerância e atentado à liberdade de opção sexual, é ainda mais deplorável quando se pensa nas muitas vidas que, em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial, devem ter sido salvas.
    Correto. As vírgulas nessa alternativa marcam a relação condicional a partir da conjunção se e, além disso, separam o adjunto adverbial deslocado de grande extensão.

    D) Se a perseguição que levou Turing ao suicídio, já deveria ser lastimada por constituir flagrante intolerância e atentado à liberdade de opção sexual, é ainda mais deplorável quando se pensa nas muitas vidas que, em função de seu papel na Segunda Guerra Mundial [,] devem ter sido salvas.
    Incorreto. Nessa alternativa, os desvios são similares à alternativa B exceto pela inclusão da vírgula ao final da oração, no entanto, não há uma vírgula encerrando o adjunto adverbial deslocado.

    E) Se a perseguição, que levou Turing ao suicídio já deveria ser lastimada por constituir flagrante intolerância e atentado à liberdade de opção sexual, é, ainda mais, deplorável quando se pensa nas muitas vidas que em função de seu papel, na Segunda Guerra Mundial, devem ter sido salvas.
    Incorreto. A primeira vírgula está separando o sujeito do restante da oração. Além disso, as vírgulas estão isolando a forma verbal é.

    Gabarito da Professora: Letra C.