-
Gabarito E
Acredito que o gabarito esteja errado.
Há pessoas que pagam uma fortuna para ter um cão de raça exótica, ao passo que outros (OUTROS QUEM? PESSOAS), mesmo tendo uma condição financeira privilegiada, optam por adotar um vira-lata abandonado.
Acredito que a concordância esteja errada. Deveria ser OUTRAS por retomar pessoas. Ficando da seguinte forma:
Há PESSOAS que pagam uma fortuna para ter um cão de raça exótica, ao passo que OUTRAS (PESSOAS), mesmo tendo uma condição financeira privilegiada, optam por adotar um vira-lata abandonado.
Alguém pode me ajudar?!
-
Não há nenhum equívoco na alternativa E. Quando se tenciona generalizar, opta-se pelo plural masculino, por isso o autor usou ''outros'' no lugar de ''outras''. Percebam que um professor, um orador, um político, qualquer pessoa que fala em público geralmente realiza a saudação da seguinte forma: ''boa noite, SENHORES'', ''olá, SENHORES'', ''bem-VINDOS, SENHORES''. Isto é, ele generaliza. Entende-se com clareza que quando diz ''senhores'' abarca homens e mulheres. O mesmo ocorre na questão. Quando se fala ''outros'', faz-se uma generalização.
Gabarito E
-
Qual o erro da alternativa c?
-
Erro da C:
Embora pesquisas e mais pesquisas são feitas para aprofundar o conhecimento da antiquíssima relação entre o homem e o cão, algo de inalienável irá sempre permanecer.
O correto aqui é: sejam feitas.
-
Erros da C:
inalienável
adjetivo de dois gêneros
não alienável; que não pode ser vendido ou cedido;
Acredito na falta de clareza dessa alternativa, e também como o colega abaixo explicou: Embora sejam feitas....
-
Letra E
a) Errada - Cada vez mais as pesquisas feitas com animais são colocadas em xeque, principalmente no que se referem a procedimentos que impliquem prejuízos à sua saúde e ao seu bem-estar.
b) Errada - A genética, um dos campos da ciência ao mesmo tempo mais promissores e mais controversos, dedicando-se eventualmente ao estudo de tópicos que não despertam qualquer polêmica.
c) Errada - Embora pesquisas e mais pesquisas sejam feitas para aprofundar o conhecimento da antiquíssima relação entre o homem e o cão, algo de inalienável irá sempre permanecer.
d) Errada - O mesmo motivo por que muitas pessoas gostam de cachorros pode ser invocado por quem deles desgostam, isto é, a necessidade que sentem de estar o tempo todo ao lado do dono.
e) Certa - Há pessoas que pagam uma fortuna para ter um cão de raça exótica, ao passo que outros, mesmo tendo uma condição financeira privilegiada, optam por adotar um vira-lata abandonado.
-
Algum concurseiro, o erro é porque Embora, por ser concessiva, exige verbo no subjuntivo, portanto deveria ser "Embora sejam..."
-
ALTERNATIVA CORRETA . LETRA - E
O pessoal está questionando o porquê de o termo "outros" não estar errado.
O termo "outros", nesse caso, está no sentido de INDIVÍDUOS.
No começo o autor diz: "Há pessoas que pagam uma fortuna para ter um cão de raça exótica, ao passo que outros (indivíduos), mesmo tendo uma condição financeira privilegiada, optam por adotar um vira-lata abandonado.
valewwww
-
a) O mesmo motivo porque/ por que = pelos quais muitas pessoas gostam de cachorros pode ser invocado por quem deles desgostam, isto é, a necessidade que sentem de estar o tempo todo ao lado do dono.
Por que
Quando puder ser substituído por pelo qual e variações, equivale à preposição por seguida do pronome relativo que
d) Cada vez mais as pesquisas feitas com animais são colocadas em cheque, principalmente no que se referem/ se refere a procedimentos que impliquem prejuízos à sua saúde e ao seu bem-estar.
Creio que neste caso o pronome se seja um índice de indeterminação do sujeito, uma vez que este verbo é classificado como transitivo indireto e, portanto, deve ficar no singular.
-
Dúvida:
Por que nao pluralizou?
Ha pessoas que pagam uma fortuna para TEREM.........
-
Robson, não pluralizou porque o verbo ter segue o termo "um cachorro" e não a "muitas pessoas"
-
Sobre a alternativa "A":
Há também um problema de ambiguidade, comprometendo a clareza: a saúde e o bem-estar são dos animais ou do leitor?
-
a) E - Cuidado: tanto a palavra xeque e cheque estão corretas e podem ser usadas, mas possuem significados diferentes. Cheque = folha de pagamento equivalente a dinheiro, xeque = risco, situação perigosa. No sentido da oração o correto é usar a palavra 'xeque'.
b) E - mais promissor e mais controverso.
c) E - o correto é: embora sejam feitas
d) E - Como 'porque' expressa o 'pelo qual motivo', deve ser grafado como: por que.
e) C
-
Concordo plenamente com o PRF Felipe: Letra E (errada).
Acredito que a concordância esteja errada. Deveria ser OUTRAS por retomar pessoas. Ficando da seguinte forma:
Há PESSOAS que pagam uma fortuna para ter um cão de raça exótica, ao passo que OUTRAS (PESSOAS), mesmo tendo uma condição financeira privilegiada, optam por adotar um vira-lata abandonado.
-
a) xeque
b) a genética .... dedica-se
c) Embora pesquisas e mais pesquisas sejam feitas
d) que sentem de estar o tempo todo ao lado do dono
Quem sente, sente, não exige a preposição DE
e) CERTO!
-
CORRETO ERRADO CORREÇAO
a)Cada vez mais as pesquisas feitas com animais são colocadas em xeque, principalmente no que se referem a procedimentos que impliquem prejuízos a sua saúde e ao seu bem-estar.
b)A genética, um dos campos da ciência ao mesmo tempo mais promissores e mais controversos, dedicando-se eventualmente ao estudo de tópicos em que não despertam qualquer polêmica.
c)Embora pesquisas e mais pesquisas sejam feitas para aprofundar o conhecimento da antiquíssima relação entre o homem e o cão, algo de inalienável irá sempre permanecer.
d)O mesmo motivo por que muitas pessoas gostam de cachorros pode ser invocado por quem deles desgostam, isto é, a necessidade que sentem de estar o tempo todo ao lado do dono.
e)Há pessoas que pagam uma fortuna para ter um cão de raça exótica, ao passo que outros, mesmo tendo uma condição financeira privilegiada, optam por adotar um vira-lata abandonado.
-
Rafa TRT, a crase é opcional quando logo em seguida está um pronome possessivo feminino no singular, como é o caso nessa frase, portanto, o erro não consiste nesse trecho apontado no seu comentário. No entanto, se houvesse um pronome possessivo feminino no PLURAL a crase far-se-ía obrigatória.
-
Todas as frases estão ou com deficiência na correção ou com deficiência na clareza. Sem essa de inferir “designação genérica” para outros.
-
Apesar de ter acertado, achei que o erro da C fosse a palavra '' antiquíssima''... agora descobri que tem o mesmo significado de ''antiguíssima''
-