SóProvas


ID
2217598
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A implantação de um semáforo é uma decisão que acarreta impactos consideráveis que podem vir a ser tanto positivos como negativos. Instalado corretamente, propicia a diminuição de acidentes e maior conforto para veículos e pedestres. Entretanto, se for instalado em um local em que sua presença é inadequada, causa aumento no número de paradas, no tempo de espera dos veículos e pedestres, no número de acidentes, além de __________ gastos desnecessários de instalação, operação e manutenção. Tais constatações evidenciam a importância de se contar com uma metodologia que oriente o técnico na hora de decidir se um novo semáforo deve ser implantado.
    Infelizmente, até hoje não há nenhuma metodologia suficientemente comprovada que estabeleça uma relação de critérios confiáveis em que possamos nos apoiar. É deplorável verificar que semáforos são implantados _______ de 100 anos e que até agora, em nenhum lugar do mundo, a Engenharia de Trânsito conseguiu formular critérios realmente consistentes. Resta, então, ao projetista, em cada caso, valer-se de sua experiência e de seu “bom senso” para tomar uma decisão.
    A consequência prática é uma falta de padronização _________ elementar. Não encontramos semáforos em cruzamentos onde tal sinalização seria muito mais justificada que em outros que a possuem.
    (…)
http://www.sinaldetransito.com.br – adaptado

Assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto por ordem de aparecimento:

Alternativas
Comentários
  • O advérbio sequer necessita de uma palavra que lhe confira o sentido negativo, como nem, não, nunca, sem… 

    Alguem pode me explicar? 

  • Alguém mais pode comentar?

  • A cerca  : aproximamente 

    Há cerca : tem sentido  de tempo transcorrido

    O verbo “implicar”, quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, é, de acordo com a norma culta da língua, transitivo direto( sem preposição)

    A última significação para o verbo “implicar” é a de “ter implicância com alguém”, “aversão”, “embirrar”. Nesse caso, emprega-se a preposição “com” para introduzir o complemento do verbo.

     

  • Verbo implicar quando retratado no sentido de ter como consequência, resultar, acarretar, classifica-se como transitivo direto

    ex: A despesa com elementos supérfluos implicará gastos desnecessários


    Entretanto, vale mencionar que por analogia de três verbos de significação semelhante, porém de regência indireta, representados por “resultar em, redundar em, importar em”, o verbo implicar passou a ser usado com a preposição “em”, sem em nada afetar o padrão formal da linguagem e, portanto, sendo admitido pela gramática normativa. Eis então que determinadas construções, semelhantemente a estas aqui apresentadas, são tidas como adequadas. Tal fato fez com que o referido verbo ocupasse a posição de transitivo indireto. Perceba:

    A despesa com elementos supérfluos implicará em gastos desnecessários.

    Maior consumo implica em mais despesas por parte da empresa.

    A utilização de termos inadequados implica na falta de qualidade textual.

    No sentido de embirrar, ter implicância com alguém, é também transitivo indireto, exigindo o uso da preposição. Como por exemplo:

    Os alunos implicaram com o professor.

  • Se quer = se desejar

    Sequer = ao menos. Geralmente usamos em frases negativas ou que dão um sentido negativo.

  •  há cerca = tempo passado

  • Implicar VTD: se implica, implica ALGO. (sentido de acarretar)

    *a preposição "em" pode agradar os ouvidos mas está incorreta*

    Implicar VTI: quem implica, implica COM alguém. (sentido de importunar, perturbar)

    Há cerca: tempo decorrido ou estimativa de quantidade.

    Ex.: Há cerca de 30 anos atrás

    Ex.: Há cerca de 200 pessoas inscritas para o concurso

    Acerca: sobre

    A cerca: tempo futuro ou distância aproximada