-
1) "se"- indetermina o sujeito quando- Verbo+ se + preposição=VTI- verbo no singular ( o "se" é indefinido)
2) "se"- determina o sujeito- Verbo+se- sem preposição-VTD- verbo no singular- voz passiva sindéitca
-
A leta E encontra-se incorreta, pois deveria ser escrita da seguinte forma:
"Não se trata de respostas para questionamentos de difícieis soluções".
O verbo mais índice de indeterminação do sujeito SE fica na terceira pessoa do singular. Isso acontece quando a partícula SE acompanha verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação.
Na frase, o verbo TRATAR é um verbo transitivo indireto sendo acompanhado pela partícula "SE", logo deve ficar obrigatoriamente no singular.
-
Comentário objetivo:
a) Faz anos que procuramos descobrir a razão de tamanha preocupação com o futuro. CORRETO! O verbo "fazer", quando tiver o significado de tempo decorrido, é SEMPRE invariável.
b) É preciso que se busque o novo haja vista o mercado que passou a existir. CORRETO! A expressão haja vista pode ficar invariável, como na alternativa apresentada ou ter a forma verbal "haja" flexionada para concordar com o substantivo a que se refere (como seria, por exemplo, "É preciso que se busque o novo haja vista / hajam vista os mercados que passaram a existir").
c) Em meio a uma crise, ela mesma conseguiu reunir esforços para superar esse momento. CORRETO! A palavra "mesmo", quando tiver função de pronome demonstrativo, varia para concordar com o substativo a que se refere, no caso, o pronome pessoal "ela".
d) Os céticos discordam, mas pode haver sonhos passíveis de realização se lutarmos por eles. CORRETO! O verbo "hazer", quando tiver o significado "existir", é SEMPRE invariável..
e) Não se tratam TRATA de respostas para questionamentos de difíceis soluções. ERRADO! Quando o "se" estiver acompanhada de um verbo transitivo indireto (VTI) ela funciona como índice de indeterminação do sujeito, de forma que o verbo qua a acompanha deve ficar SEMPRE no singular.
-
e) Não se tratam de respostas para questionamentos de difíceis soluções.
Pessoal, podemos perceber que todos os complementos da oração tem preposição. Então, nenhum poderia ser o sujeito porque o núcleo do sujeito não pode ser preposicionado. Logo, o verbo não poderia estar no plural. Quando não encontramos o sujeito é porque o mesmo está indeterminado. Por esse motivo o verbo fica na terceira pessoa so singular.
-
Porque o correto é PODE HAVER e não PODEM HAVER??
Expliquem-me !!
-
...Pode haver .... pode é verbo auxiliar e deve seguir o verbo principal, que neste caso é invariável.
-
Na locução verbal "Pode haver" o verbo auxiliar "Pode" fica no singular porque o verbo principal "Haver" está no sentido de existir, logo o verbo auxiliar não pode variar.
Veja outro exemplo:
Deve haver limites justos (o verbo principal haver no sentido de existir, logo o verbo auxiliar deve não varia)
Espero ter ajudado!
Fonte: Gramática Comentada com Interpretação de Textos. Adriana Figueiredo e Fernando Figueiredo. Ed. Elsevier, 2011.
Bons estudos!
-
Não se tratam de respostas para questionamentos de difíceis soluções.
Não trata - se de respostas para questionamentos de difíceis soluções.
-
Trata-se de ....
verbo transitivo indireto
sujeito indeterminado
verbo fica na 3º pessoa do singular + se (partícula indeterminadora do sujeito).
letra e.
-
PODE ou PODEM HAVER CONSEQUÊNCIAS?
O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. ... Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver ...”