SóProvas


ID
2220640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma transferência de óleo bruto (ship to ship) em embarcações fundeadas na Baía da Ilha Grande – RJ, começa a vazar o produto de forma acidental, no mar. Baseando-se na Resolução Conama no 398, dentre as medidas previstas no Plano de Emergência, em resposta a esse acidente, devem-se utilizar barreiras de contenção visando à limitação do espalhamento da mancha, bem como à diminuição do impacto ambiental e à proteção de organismos vivos vulneráveis.
O cerco completo do navio ou da fonte de derramamento deverá ter o comprimento mínimo equivalente a

Alternativas
Comentários
  • 2.1. Barreiras de contenção As barreiras de contenção deverão ser dimensionadas em função dos cenários acidentais previstos e das estratégias de resposta estabelecidas, contemplando as frentes de trabalho junto à fonte, na limitação do espalhamento da mancha e na proteção de áreas vulneráveis prioritárias, obedecidos os seguintes critérios:

    Estratégia Quantidade mínima Cerco completo do navio ou da fonte de derramamento 3 x comprimento do navio ou da fonte de derramamento, em metros.

    http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=575

  • Gabarito: C

     

     

    Resolução Conama no 398/2008


    2.1. Barreiras de contenção


    As barreiras de contenção deverão ser dimensionadas em função dos cenários acidentais previstos e das estratégias de resposta estabelecidas, contemplando as frentes de trabalho junto à fonte, na limitação do espalhamento da mancha e na proteção de áreas vulneráveis prioritárias, obedecidos os seguintes critérios:

     

                               Estratégia                                                                                  Quantidade mínima

    Cerco completo do navio ou da fonte de derramamento          3 x comprim. do navio ou da fonte de derramamento, em metros.