SóProvas


ID
2220958
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em 1789, a burguesia se encontra diante de uma situação tática muito difícil: disposta a opor‐se às ambições dos privilegiados, aceita ao mesmo tempo, a aliança de fato das camadas populares do Terceiro Estado, a dos camponeses e da classe inferior das cidades, cujas reivindicações igualitárias e recurso à violência revolucionária não queria avaliar. [...]”
(Bergeron, 1976.)

Na Revolução Francesa, o caráter antifeudal e burguês foi normalmente considerado relevante, pelo menos por boa parte dos historiadores. A propósito desse processo revolucionário e dos atores sociais envolvidos, analise as afirmativas a seguir.
I. A Revolução foi liderada por uma burguesia emergente, cuja ideologia dominante baseava‐se em alguns princípios iluministas.
II. A burguesia tentou eliminar os privilégios aristocráticos e ao mesmo tempo neutralizar as aspirações das camadas urbanas e rurais.
III. Com o apoio dos sans‐cullottes, o terceiro estado impediu a radicalização do movimento, pelo menos na zona urbana.
IV. Com o apoio de Napoleão Bonaparte, os jacobinos conseguiram controlar a hegemonia política e econômica e colocar ordem ao caos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes,

    Gabarito: A

  • Questão equivocada, a burguesia era a classe mais pobre. Ela não tentou neutralizar, mas sim adquirir novos patamares para o terceiro estado.

  • A burguesia não era a classe mais pobre; ela vinha se ascendendo desde o final da Id. Média. Tinha um bom poder econômico, mas, devido a organização estática da sociedade da época, viu nos ideais iluministas - que pregava a igualdade e o direito de revolta - uma forma de por fim a essa organização. Os próprios Girondinos, que era formado pelo revolucionário com melhores condições, não queria o fim da Monarquia, apenas do absolutismo.

  • I e II.