SóProvas


ID
2221798
Banca
COPS-UEL
Órgão
AFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O mandado de injunção previsto constitucionalmente é autoaplicável, sendo adotado, analogicamente e no que couber, o rito

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA: "A".

     

    O STF entendeu possível, por analogia à lei do Mandado de Segurança, possível a impetração de mandado de injunção coletivo. Os legitimados são os mesmos do Mandado de Segurança.

     

    Nesse ano, 2016, foi criada a lei nº 13.300 que regula o remédio constitucional do Mandado de Injunção. Ela prevê a possibilidade de mandado de injunção coletivo.

  • GABARITO A 

    PROCEDIMENTO DO MANDADO DE INJUNÇÃO

    Como não há legislação que regulamente o mandado de injunção, segue-se no que couber o procedimento do mandado de segurança conforme determina o art. 24, parágrafo único, da Lei 8.038/1990.

    L8038 

    Art. 24 -  Parágrafo único - No mandado de injunção e no habeas data, serão observadas, no que couber, as normas do mandado de segurança, enquanto não editada legislação específica.

     

  • Art. 24 - Parágrafo único - No mandado de injunção e no habeas data, serão observadas, no que couber, as normas do mandado de segurança, enquanto não editada legislação específica


    Creio que mesmo com a edição da  LEI Nº 13.300 o MS será usado subsidiariamente no que a lei do mandado de injução for omisso.


  • Antes da edição da lei do MI, aplicavam-se, por analogia, as regras procedimentais do mandado de segurança disciplinadas na Lei nº 12.016 de 2009. Inclusive, a lei do MI, apesar de regular as particularidades específicas da injunção, mantém em seu art. 14 da lei do MS, juntamente com normas de Processo Civil, como fonte SUBSIDIÁRIA.