SóProvas


ID
2223340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de cultura organizacional, julgue o item a seguir.

A cultura de uma organização que estimula os membros a serem inovadores e assumirem riscos evidencia o valor cultural orientação para resultados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO: 2.12 Funções da cultura
    • Papel de definidora de fronteiras, ou seja, cria distinções entre uma organização e as outras.
    • Gera senso de identidade aos membros da organização.
    • Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um.
    • Estimula a estabilidade do sistema social.
    • Gera uma argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os funcionários vão fazer ou dizer.
    • Serve de mecanismo de controle que orienta e dá forma às atitudes e comportamentos dos funcionários.
    2.13 A cultura como passivo
    Segundo Maximiano (2007), uma boa parte das funções da cultura organizacional é favorável tanto à organização como a seus funcionários. A cultura melhora o comprometimento organizacional e aumenta a consistência do comportamento dos funcionários. Esses são aspectos claramente benéficos à organização. Do ponto de vista do funcionário, a cultura é positiva porque reduz a ambiguidade. Ela diz ao funcionário como as coisas devem ser feitas e o que é importante. Mas não devemos ignorar os aspectos potencialmente disfuncionais da cultura, especialmente de culturas fortes, que afetam a eficácia da organização.

  •  

    Questão errada. Quando se estimula os funcionários a serem inovadores, trata-se de uma cultura orientada para inovação. Uma vez que, a cultura orientada para resultados faz com que os dirigentes foquem mais nos resultados do que nas técnicas e nos processos empregados para o seu alcance. Por fim, a questão misturou os assuntos e fez uma salada.

  • A cultura de uma organização que estimula os membros a serem inovadores e assumirem riscos evidencia o valor cultural orientação para inovação.

  • QUESTÃO ERRADA!

     

    Indicadores Culturais:

     

    1. Inovação/ Propensão ao Risco: Grau em que as pessoas são fomentadas a inovar, a aceitar desafios. É o tipo de cultura orientada para incerteza, possuem alta tolerância à ambiguidade e incentivam as pessoas a preferirem os desafios, os riscos, as mudanças e as situações de resultados duvidosos. 

     

    2. Orientação para os Resultados: Se focam em resultados mais do que as técnicas ou os processos empregados para seu alcance. 

     

  • A cultura de uma organização que estimula os membros a serem inovadores e assumirem riscos evidencia o valor cultural orientação para resultados. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a cultura organizacional que estimula os membros a inovação e riscos tem como valor cultural a orientação para a inovação e propensão ao risco. A orientação para resultados não leva em consideração as técnicas, mas o resultado que será alcançado.

  • Tolerância a risco O grau com que os empregados são incentivados a serem agressivos, inovadores e propensos ao risco.

     

    Gab.: ERRADO

  • ERRADO.

    Orientação para INOVAÇÃO

  • Gabarito Errado.

     

    *De acordo Robbins et al. (2010) Existem sete características essenciais que ajudam a capturar a essência da cultura de uma organização.

    1. Grau de inovação

    2. Atenção aos detalhes

    3. Orientação para resultados

    4. Foco na pessoa

    5. Foco na equipe

    6. Agressividade

    7. Estabilidade

     

    1. Grau de inovação: trata-se do grau de estimulo dado aos funcionários para que sejam inovadores e assumam o risco da inovação;

     

    3. Orientação para resultados: trata-se do grau no qual o foco da direção está direcionado aos resultados e não aos processos e técnicas utilizados para alcançá-los;

  • Apostila prof Adriel de Sá:

     

    ROBBINS afirma que a cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. É, por definição, sutil, intangível, implícita e sempre presente.

    Existem 7 características básicas que CAPTURAM A ESSÊNCIA DA CULTURA de uma organização:

     

     

    1. Inovação. É o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos.

    2. Atenção aos detalhes. É o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

    3. Orientação para os resultados. É o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.

    4. Foco na pessoa. É o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

    5. Foco na equipe. É o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos.

    6. Agressividade. É o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas.

    7. Estabilidade. É o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.

  • Orientação para a inovação e mudança.

  • Inovação e mudança # resultado.
  • Nada disso. De acordo com Robbins, a característica de incentivo à inovação é que estimula os membros a serem inovadores e assumirem riscos. Já a característica de orientação a resultados é responsável pelo grau de cobrança do atingimento de metas e objetivos, ao invés do enfoque em processos e procedimento. Então a afirmativa confundiu os conceitos.

    Gabarito: E

  • 1. Inovação. É o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos.

    2. Atenção aos detalhes. É o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.

    3. Orientação para os resultados. É o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.

    4. Foco na pessoa. É o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.

    5. Foco na equipe. É o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos.

    6. Agressividade. É o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas.

    7. Estabilidade. É o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.

    De acordo com Robbins2010, a característica de incentivo à inovação é que estimula os membros a serem inovadores e assumirem riscos. Já a característica de orientação a resultados é responsável pelo grau de cobrança do atingimento de metas e objetivos, ao invés do enfoque em processos e procedimento. Então a afirmativa confundiu os conceitos.