CERTO = RENNÓ (2013) = 3.5. Objetivos, Metas e Planos
Uma das mais frequentes dúvidas que escuto dos candidatos é: afinal, qual é a diferença entre um objetivo e uma meta?
Um objetivo é um estado (ou situação) desejado. Ou seja, é aonde queremos “chegar”. Por exemplo, o governo pode definir como objetivo reduzir o número de jovens com menos de 15 anos fora das escolas.
Esse objetivo, porém, deve ser quantificado! Assim, para que a administração possa distribuir seus recursos, ela deve saber quantas pessoas devem ser incluídas no programa e quando (exemplo: 150 mil alunos até dezembro de 2013). Isso agora virou uma meta!
Assim, uma meta é um desdobramento de um objetivo. Com ela, podemos controlar e avaliar melhor a execução de um planejamento, já que um objetivo final pode ser muito “distante”.
Dessa maneira, devemos “quebrar” o objetivo em diversas metas intermediárias. O somatório dessas metas nos levará, então, a atingir o nosso objetivo.
Imagine o caso de um candidato que conheci: ele iniciou seus estudos no ano retrasado. Seu objetivo era passar em um bom concurso, para poder dar uma melhor qualidade de vida à sua família.
Entretanto, ele sabia que ainda estava distante desse sonho. Sua primeira meta foi não ser eliminado nas provas (atingir a nota mínima) em alguma prova naquele ano. Com o tempo, essa meta foi atingida.
Após isso, construiu outra meta: ter suas redações corrigidas em algum concurso de 2010. Ele conseguiu atingir essa também.
Sua meta posterior foi ser classificado “fora” das vagas dentro desse ano. Por fim, sua meta final será atingir a aprovação dentro das vagas – atingindo, assim, seu objetivo inicial!
Para isso, ele precisa desenvolver um plano de ação – ou seja, as ações que serão necessárias para que atinja seus objetivos.16 Dessa maneira, ele detalhou todas as matérias que necessita aprender e os horários para cada uma delas dentro da semana.
Vamos ver como isso já foi cobrado?
3. (Cespe/Inca/Gestão pública/2010) Um secretário executivo do Ministério da Saúde, cujas atividades relativas ao planejamento envolvam decisões a serem tomadas acerca de objetivos e estratégias caracteristicamente de longo prazo, não poderá formular ou implementar pessoalmente todo o plano.
Nessa questão o Cespe está se referindo ao planejamento estratégico. Assim, não é recomendável que apenas uma pessoa, mesmo que seja o chefe mais graduado, formule ou implemente o planejamento sozinho. Assim, a questão está correta.