SóProvas


ID
2224381
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

[...] a complexidade envolvida na definição e operacionalização do conceito de pobreza ganha maior alcance com o de vulnerabilidade social que apresenta uma noção multidimensional, considerando diversos fatores para sua definição, como o bem estar de indivíduos, grupos e comunidades, referindo-se a suas diferentes formas e graus de intensidade.
(Cartilha da Defensoria Pública de São Paulo sobre Vulnerabilidade Social, p.2).
Em relação à vulnerabilidade social e às intervenções realizadas pela psicologia e equipe nos Centros de Atendimento Multidisciplinar − CAM, considere:

I. O CAM avalia vulnerabilidade social com base nas situações de fragilidade identificadas e na classificação do tipo de vulnerabilidade social em que as pessoas se encontram, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social − IPVS.
II. A intervenção junto à população em situação de rua, pela psicologia e pelo serviço social, está centrada na busca ativa da família de origem para reinserção da pessoa no contexto familiar.
III. No CAM, a psicologia não tem possibilidade de realizar uma escuta atenta para a subjetividade da pessoa atendida em função dos limites de ação próprios da Defensoria, que visa prestar assessoria jurídica nos casos de violação de direitos.
IV. A pessoa em situação de rua pode apresentar situação criminal que demande atendimento pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal (CAMCrim), problemas de saúde que necessite de atendimento no Consultório de Rua do SUS, problemas socioassistenciais que demandem atendimento pelo SUAS.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • gabarito I e IV estao corretas confirmado

  • Sobre a II não precisa necessariamente ser na família de origem, essa busca ativa pode se dar na família atual ou mesmo no contexto onde está inserido o sujeito.

  • Penso que a aternativa II reduziu o trabalho do psicólogo e do assistente social, pois, ele não consiste, apenas, em realizar a busca ativa dos moradores de rua, mas tembém, de escutar, acolher, analisar como eles percepem sua situação, refletir sobre os preconceitos e discriminações que sofrem perante a sociedade entre outros. 

     

     

    Fonte: 

    https://www.passeidireto.com/arquivo/38805039/intervencao-com-moradores-de-rua