SóProvas


ID
222565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de motivação e satisfação
no trabalho.

Políticas da empresa, salários e condições de trabalho são fatores higiênicos ou de satisfação no trabalho. Esses pressupostos estão de acordo com a teoria desenvolvida por McGregor, denominada teoria Y.

Alternativas
Comentários
  •  Errado.

     

    Políticas da empresa, salários e condições de trabalho são fatores higiênicos. Contudo, fatores higiênicos não são fatores de satisfação no trabalho. Eles evitam as insatisfação, contudo não trazem satisfação. 

  • A teoria que trata dos fatores higiênicos e motivacionais é a Teoria Bifatorial de Hezberg e não as  Teorias X e Y de Mc Gregor. De acordo com a primeira, existem dois conjuntos de fatores que variam em dois continuos independentes: o primeiro seria o dos fatores higiênicos, referentes a fatores externos - estilo de supervisão, relacionamento com os colegas, recompensas e benefícios recebidos - que variam da condição de insatisfação a não-satisfação. O segundo conjunto de fatores seria o dos motivadores, referentes a fatores internos que oscilam da condição de satisfação à não-satisfação. A conclusão é a de que o contrário da satisfação não é a insatisfação, mas sim a não-satisfação, do mesmo modo que o oposto da insatisfação não é a satisfação, mas a não-satisfação. Sendo assim, salário, condições ambientais de trabalho, estilo de supervisão e relacionamento com os colegas não seriam fatores capazes de satisfazer ou motivar pessoas no trabalho, mas deveriam ser objeto de atenção e preocupação dos diregentes organizacionais apenas para evitar a insatisfação no trabalho, que poderia prejudicar o desempenho. Ao  contrário, a realização do empregado, o reconhecimento pessoal, o desenho do cargo e a delegação de responsabilidades seriam os fatores realmente capazes de satisfazer e motivar as pessoas. (Motivação no Trabalho - Sônia Maria Guedes Godim e Narbal Silva)
  • Douglas McGregor foi um dos pensadores mais influentes da área de relações humanas de sua época


    (1906/1964) e criou a famosa Teroria X e Y. A Teoria X parte do pressuposto de que o ser humano em sua essência é, por natureza, preguiçoso e tem aversão ao trabalho. Portanto tem que ser controlado e coagido para que cumpra suas obrigações dentro das organizações.



    Em contrapartida, a Teoria Y parte do pressuposto de que o o trabalho é uma fonte de realização para o ser humano, portanto naturalmente ele sente prazer em assumir responsabilidades e não é neccesário que seja coagido ou controlado.

  • A questão apresenta dois ERROS. 

    Primeiro que a teoria apresentada, dos fatores higiênicos, pertence a Herzberg e não a McGregor.

    Segundo porque os fatores higiênicos não produzem satisfação, mas evitam a insatisfação. Ou seja, o fato de a empresa proporcionar condições de trabalho favoráveis e um bom salário, não garante a motivação do colaborador apenas diminui a insatisfação do mesmo.

  • Como diria o magnífico professor de Português Fernando Pestana:
    "A questão está mais parecendo o samba do crioulo doido!"

  • Teoria dos Dois Fatores

    Herzberg

    Fatores higiênicos (preventivos)

    Fatores motivacionais

  • ERRADO

     

    Erros da questão:

     

    - Os fatores citados não produzem satisfação no trabalho, apenas evitam a insatisfação.

    - A teoria foi desenvolvida por Frederick Herzberg.

    - Seu nome é teoria dos dois fatores.

     

     

    FONTE: Aulas da profª Kátia Lima.