SóProvas


ID
222583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de poder, liderança e equipes de trabalho, julgue o
item.

O poder de referência é baseado nas percepções que as pessoas (por exemplo, subordinados) têm acerca do conhecimento e da perícia que outros (por exemplo, gerentes) possuem.

Alternativas
Comentários
  • Discordo. A definição apresentada n estaria tratando-se do P de Conhecimento. O Pde Referência n estaria ligado a características pessoasis??
    1 – O poder de coacção ou de punição

    Possui um poder coercivo se uma pessoa imaginar que poderá puni-la, seja pelo uso da força física seja retirando-lhe os privilégios ou as liberdades.
    Geralmente, este tipo de poder é exercido sob a forma de ameaças verbais ou não verbais tais como o franzir de uma sobrancelha. Reencontramo-lo no mundo do trabalho sob a forma de ameaças de rompimento do contrato de trabalho ou de suspensão de funções, se não nos curvarmos perante as regras da organização (ausências, atrasos, etc.). 
    2- O poder de recompensa
    Se algumas pessoas pensam que está em condições de lhes conceder favores, então dispõe, relativamente a elas, de um poder de recompensa. Estas recompensas podem ser muito pessoais, como um sorriso ou o reconhecimento oficial por meio da atribuição da Legião de Honra. Também podem dizer respeito a dinheiro ou a presentes. Na empresa, manifestam-se pelos prémios (de assiduidade, de produtividade) ou por felicitações do superior hierárquico. Nas relações privadas, podem revestir todas as formas que a sua imaginação puder colocar à sua disposição…
    3 – O poder de conhecimento
    Algumas pessoas pensam que você possui conhecimentos ou competências específicas que fazem de si um especialista. Ouvimos os peritos e seguimos os seus conselhos. Detém, portanto, um poder de conhecimento considerável.
    4 - O poder de informação ou de persuasão
    Nesta forma de poder, utiliza-se a argumentação, a informação, para se obter de uma pessoa aquilo que se deseja. Não interessa para nada que seja um perito na matéria ou não, aquilo que você vai evocar, isto é, o conteúdo da sua mensagem, é que implicará a sua influência e não o seu estatuto.
    5 - O poder de referência ou o poder carismático
    Se tem poder de referência é porque lhe reconhecem qualidades pessoais, carisma, querem parecer-se consigo, as pessoas identificam-se consigo, copiam-no, imitam-no, em suma, admiram-no. Também existe um poder de referência invertido quando um sujeito adota atitudes contrárias sobretudo para se distinguir de um grupo que detesta. É igualmente o caso de uma menina que detestaria a mãe e se comportaria de forma a contrariá-la. Nesta situação, a mãe detestada é utilizada como um modelo (invertido) e possui, portanto, um poder de referência.
    6 – O poder legítimo
    Possui um poder legítimo se o seu estatuto o autoriza a pedir a outrem para agir de uma determinada maneira.
  • Para mim esta questão está errada! A questão aborda o PODER DE CONHECIMENTO OU DE PERÍCIA.
    O PODER REFERENTE: expressa uma relação psicológica de IDENTIFICAÇÃO (como um modelo).
  • Acho que a assertiva está errada.

     

    Poder de Conhecimento (ou de Especialização ou de Perícia ou de Competência): 

    - Influência por meio do conhecimento;

    - Quem tem informação tem poder.

     

    Poder de Referência:

    - Influência por meio do  modelo;

    - Influência por meio da afeição e  do respeito.

     

    Fonte: Prof.ª Andréia Ribas

  • Pensei que eu tava ficando louca.... ai vim olhar os comentários.... realmente, parece com poder de conhecimento.

    Porém CESPE né amores?!

  • Gabarito oficial: certo

    Meu gabarito: errado

    Fonte: Professor Marco Ferrari - Editora Atualizar - Youtube

    --

    O enunciado direciona claramente ao poder de competência em razão de os subordinados se identificarem com o líder pelo seu conhecimento e perícia, e não por um sentimento de carisma e admiração.

    --

    Tipos e fontes do poder

    Poder coercitivo: quem detém esse poder pode punir através de sanções, penas e/ou castigos. O medo da punição altera assim o comportamento das pessoas.

    Poder de recompensa: o poder se exprime pela capacidade de o detentor do poder incentivar através de salários, bônus, prêmios etc. Dessa forma, ele pode alterar o comportamento das pessoas de maneira positiva.

    Poder legítimo: é derivado da posição hierárquica na organização, da estrutura formal da empresa. É o tipo de poder que os superiores hierárquicos detêm.

    Poder referente ou carismático: é o decorrente de uma percepção positiva das pessoas sobre alguém, geralmente um herói, um líder. Como muitos admiram sua personalidade, suas ideias são influenciadas por essa pessoa.

    Poder de competência ou de talento: origina-se do reconhecimento de que uma pessoa detém um "know-how", um conhecimento especial que o diferencia doas demais em algum tema. Essa competência em um área específica gera uma obediência por parte dos outros quando o assunto for ligado a essa área.