SóProvas


ID
2226115
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A qualidade afeta os processos e todos os envolvidos em qualquer organização e, portanto, pode ser considerada uma questão estratégica. Em relação à gestão da qualidade, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) [ERRADO]. A ISO 9001 – Sistema de gestão da qualidade exige que haja na empresa um sistema de gerenciamento de qualidade que envolva toda a empresa, desde a alta direção até o colaborador cuja atividade seja mais simples dentro dessa empresa.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • A) Errado. ISO 9001

    B) Correto. --> É um método em que a organização compara os seus resultados, os seus produtos e serviços e, principalmente, as suas práticas com outras organizações, seja do mesmo segmento ou não. Alguns autores concordam que o benchmarking pode até ser feito dentro da própria organização

     

    C) Correto.

    É um programa que busca reduzir drasticamente as variações do padrão de desempenho e resultado desejado, isto quer dizer, na prática, que é voltado a reduzir o máximo possível dos defeitos, beirando-os ao zero. A expressão Six-Sigma representa o seu próprio objetivo, que é o alcance da marca de 3,4 peças defeituosas a cada 1 milhão produzidas. Esta marca seria para as empresas de nível 6 (Six-Sigma), a grande maioria encontra-se no nível 4, aproximadamente 6 mil defeitos para cada um milhão de produção. 

     

    D) Correto.

    Era da Gestão Total da Qualidade: Armand Feigenbaum, em 1961, apresentou o controle da qualidade total (TQC - Total Quality Control), trazendo como foco principal o cliente, os sistemas e o pensamento estratégico. Para este autor, a referência da qualidade já começaria na concepção do produto, baseando-se nas necessidades e nos desejos do cliente, além disso, a qualidade deveria ser feita de maneira estratégica, ampla e holística, isto significa dizer que não basta a fábrica produzir bem o produto, sem defeitos, se a embalagem do produto não é adequada, ou se o produto de entrega é péssimo; a qualidade deve ser feita em todos os setores e por todas as pessoas, interligando um processo ao outro. É importante destacar também, que em termos contemporâneos a qualidade não é só a falta do defeito imediato, mas também é vista como diferencial de competitividade, uma vez que a qualidade pode ser refletida em um produto que tenha longevidade de duração e manutenibilidade, isso é, ser capaz de receber assistência caso apresente defeitos em um tempo futuro. Por fim, concluindo esta visão resumida, devemos destacar as aparições cada vez mais frequentes das leis, normas, como a ISO 9.000 e selos de qualidade, indo de encontro às exigências dos clientes, pois cada vez mais são bem informados, e também ao ponto de diferencial de competitividade.

     

     

    Fonte: Administração Sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  • CONTINUAÇÃO

     

    E. Correto -->

    Walter A. Shewhart: É conhecido como o pai do controle estatístico voltado para a qualidade. Sua principal contribuição para a gestão da qualidade foi o desenvolvimento dos gráficos de controle, pois conseguiu juntar os fundamentos da estatística em uma ferramenta de fácil utilização e visualização no chão-de-fábrica. A ferramenta, quando aplicada, analisava o resultado das inspeções e, com os fundamentos da estatística, tornava possível à organização adotar uma função mais proativa, e não apenas reativa, pois a organização conseguia prever parte dos defeitos antes que acontecessem. Além desse estudo baseado em amostragem, Shewhart também propôs a ferramenta do ciclo PDCA (plan, do, check and action – em português: Planejar, fazer, verificar e agir), posteriormente aprimorada e difundida por Deming.

     

    Fonte: Administração Sob a Ótica dos Concursos, Editora Labrador, 2016.

  • NÃO EXISTE ISO 9010!

  • Apenas letra A está errada. O restante é resumo de gestão de qualidade. Bom para salvar e estudar. 

  • A Norma Técnica ISO 9010 exige que haja um sistema de gerenciamento de qualidade que envolva toda a empresa, desde a alta direção até o colaborador, cuja atividade seja a mais simples dentro dessa empresa. Resposta: Errado.

     

    Comentário: as normas ISO são exigem nada para o alcance da qualidade, mas propõe normas para serem seguidas na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. Além da inexistência da 9010.

     

    Critérios para normatização: A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações são quem estabelecem essas metas.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9000

  • GABARITO: A

    Não existe a norma 9010, mas sim a norma 9001, a qual propõe (não exige) normas para serem seguidas na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. 

    A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações são quem estabelecem essas metas.

    Via de regra a organização compara os seus resultados, os seus produtos e serviços e, principalmente, as suas práticas com outras organizações, seja do mesmo segmento ou não.