-
Trata-se de uma questão de equivalência. Assim, dizer que "Não é verdade que algum advogado é estrageiro" é equivalente a dizer que nenhum advogado é estrangeiro. Portanto, alternativa B.
-
Gabarito: B
Não é verdade que algum advogado é estrangeiro = É mentira que pelo menos um/há algum/existe um advogado é estrangeiro. Sendo assim, concluo que nenhum advogado é estrangeiro.
-
Discordo que se trata de equivalência, pois, se fosse assim não deveria ter “Alguns funcionários são estrangeiros” como premissa 1 e "Não é verdade que algum advogado é estrageiro" viria sozinha -como faz a FGV por exemplo- sei que varia de banca para banca-,no entanto colocar juntas “Alguns funcionários são estrangeiros” e “Não é verdade que algum advogado é estrangeiro” e ainda dizer: "considerando as proposições" - o "e" torna as duas proposições em premissas- e no final considerar apenas "Não é verdade que algum advogado é estrageiro" é induzir o candidato ao erro.
não sei não .
-
Qual o erro da letra C?
-
AS ALTERNATIVAS B & C ESTÃO CORRETAS.
-
Trata-se de negação, na parte em que ele diz que " Não é verdade ..." Ele quer a negação do ALGUM por NENHUM.
-
NEGAÇÂO
todo --------------- algum
um, algum --------nemhum
algum não -------- todo
-
Gabarito "B"
Negações das expressões: todo, nenhum e algum!
a. Todo “A” é “B” = Algum “A” não é “B”, Existe “A” que não é “B”, Pelo menos um “A” não é “B”, Nem todo “A” é “B”, Há “A” que não é “B”.
b. Algum “A” é “B” = Nenhum “A” é “B”, Todo “A” é “B”.
c. Nenhum “A” é “B” = Algum “A” é “B”
Logo: “Alguns funcionários são estrangeiros” é a mesma coisa que "Nenhum advogado é estrangeiro." ou " Todo advogado é estrangeiro", como só temos a opção "Nenhum advogado é estrangeiro.", essa é a alternativa certa.
-
--> TODOS SAO ALGUMA COISA (EQUIVALE) QUALQUER UM É TAL COISA.
--> NENHUM É ALGUMA COISA (EQUIVALE) TODOS NÃO SÃO AQUELA COISA.
--> ALGUM É TAL COISA (EQUIVALE) EXISTE PELO MENOS UM QUE SEJA TAL COISA.
--> ALGUM NÃO É TAL COISA (EQUIVALE) EXISTE PELO MENOS UM QUE NAO SEJA TAL COISA.
NÃO É VERDADE QUE ALGUM ADVOGADO É ESTRANGEIRO (EQUIVALE) É MENTIRA QUE PELO MENOS UM ADVOGADO SEJA ESTRANGEIRO
RESPOSTA: "B"
-
Veja que “Não é verdade que algum advogado é estrangeiro” é o mesmo que dizer que nenhum advogado é estrangeiro (É como tivesse dito "nega" algum).Já podemos marcar a letra B. Caso a quesãoo tivesse dito que os advogados são funcionários, e sabendo que “alguns funcionários são estrangeiros”, poderíamos concluir também que nem todos os funcionários são advogados. Porém, não podemos marcar a letra C visto que o enunciado não nos deu aquela informação. RESPOSTA: B
-
Também quero saber qual é o erro da letra C.
-
Quantificadores Universais (Todo, Nenhum) nega-se com quantificadores Existenciais (algum, existe, pelo menos um) e VICE-VERSA.
O enunciado dizia "Algum......" , obs.: acertei, apesar de não saber se o raciocínio está correto, a única letra que, na minha avaliação, podia NEGAR o "ALGUM" (existencial) é o "NENHUM" (Universal), portanto, gabarito Letra (B).
Mais alguém ?
Bons estudos.
-
A rapaziada esta abstraindo mesmo hein...
-
Não é verdade que algum advogado é estrangeiro = Todo advogado não é estrangeiro = Nenhum advogado é estrangeiro
-
Negaçao de ALGUM é NENHUM
-
na verdade gabarito é a letra C
-
Entendo que a letra C também estaria correta, pois, uma vez que a banca fala em "conclui-se", pode-se inferir que ela está se referindo às questões de lógica de argumentação. Ou seja, a conclusão deveria surgir das duas proposições dadas e, nesse caso, seria possível um funcionário ser estrangeiro e não ser advogado.
Enfim, o gabarito oficial é a letra B, mas se alguém pudesse esclarecer o porquê de não ser a letra C, agradeço.
-
Essa questão deveria ser anulada, duas certas...
-
Não é verdade que algum advogado é estrangeiro = é mentira que algum advogado é estrangeiro.
-
A NEGAÇÃO de ALGUM é NENHUM
A NEGAÇÃO de TODO é ALGUM.... NÃO
A NEGAÇÃO de NENHUM é ALGUM.
-
Pare responder a questão, usei o macete que aprendi aqui no QC: quando o comando da questão for NÃO É VERDADE QUE... significa que ela está pedindo a negação da preposição. Portanto, em “Não é verdade que algum advogado é estrangeiro”, eu neguei.
Preposição: algum advogado é estrangeiro
Negações: Nenhum advogado é estrangeiro / Todo advogado não é estrangeiro.
GAB. B
-
Banca porc4. Letra B e letra C estão certas. Isso que dá não ter agencia reguladora de concursos pra proibir esse tipo de banca de elaborar provas.