-
E) VALENTINI (2014) = 3. Avaliação e destinação de documentos
3.1. Conceitos
A avaliação de um documento é feita através da análise e seleção do mesmo, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação (cria-se uma tabela de temporalidade), contribuindo, assim, para a racionalização dos arquivos.
De acordo com o dicionário brasileiro de terminologia arquivística do Arquivo Nacional, seleção é a “separação dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação, mediante critérios e técnicas previamente estabelecidos em tabela de temporalidade”.
A destinação é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhá-los à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem.
Obs.: Plano de destinação – Segundo o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística (publicação do Arquivo Nacional, 2005), plano de destinação é o “esquema no qual se fixa a destinação dos documentos”.
3.2. Objetivos
• reduzir, ao essencial, a massa documental dos arquivos;
• aumentar o índice de recuperação da informação;
• garantir condições de conservação da documentação de valor permanente;
• conquistar espaço físico;
• aproveitar melhor os recursos humanos e materiais.
-
A avaliação de documentos é um procedimento extremamente necessário dentro um arquivo, pois é através do julgamento do valor dos documentos que decidiremos o que será arquivado e o que será eliminado. Originalmente, avaliar documentos significa atribuir valores distintos aos documentos produzidos e/ou recebidos, de acordo com as possibilidades e necessidades neles contidas. Assim, a avaliação tem como resultado imediato a eliminação, a guarda temporária ou o recolhimento à guarda permanente. Percebam que é através da técnica de avaliação de documentos que chegamos aos conceitos, já expostos em aulas anteriores, de arquivo primário, secundário e permanente.
https://www.editoraferreira.com.br/Medias/1/Media/Professores/ToqueDeMestre/WagnerRabello/Toq_03_Wagner_Rabello.pdf
-
letra - E
-
GAB: E
A avaliação de documentos é o processo de análise dos documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
OBS: O principal instrumento de avaliação é a tabela de temporalidade.
FONTE: http://www.scielo.br/pdf/pci/v17n3/a10v17n3.pdf
-
Avaliação de documentos:
a) valor documental- valor primário ou imediato e valor secundário ou mediato;
b) destinação final- eliminação quando o arquivo perde o valor primário e não recebe o valor secundário e o recolhimento quando o documento perde o valor primário e recebe o valor secundário valor histórico probatório e informativo. Uma vez o documento recolhido à guarda permanente ou definitiva ele jamais será eliminado.