SóProvas


ID
222958
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos efeitos das políticas fiscal, monetária e cambial na economia, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma política monetária expansionista resulta em desvalorização cambial e no aumento da relação entre o montante da dívida pública e o PIB.

II. Uma política fiscal contracionista diminui a relação entre o montante da dívida pública e o PIB e também ajuda no combate à inflação.

III. Uma política de desvalorização cambial gera aumento nos índices de inflação e no nível de atividade econômica.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me informar como posso justificar essa questão.
  • I - Política Monetária Expansionista = redução do juros, ocasionando uma desvalorização cambial e diminuindo a relação entre o montante da dívida pública e o PIB.
  • Resposta: Letra D

    I - (errada) A política monetária expansionista diminui a relação dívida/PIB (pois aumenta a circulação de moeda, logo aumenta o PIB).

    II - (correta) A política fiscal contracionista diminui a relação dívida/PIB (pois há a redução dos gastos do governo) e ajuda a combater a inflação (pois aumentam-se os impostos, logo diminui o consumo)

    III - (correta) Essa não sei ao certo, mas acredito que com a Desvalorização Cambial aumentam-se os preços dos produtos importados e também o consumo por produtos nacionais. Logo há o aumento da inflação e da atividade econômica. Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.
  • Tá certo Giordano,
    Com a desvalorização:

    Diminuem as importações;
    Aumentam as exportações;
    Aumenta a demanda agregada (consumo);
    Aumenta o preço e;
    Aumenta a inflação.
  • Giordano, não entendi porque a política fiscal contracionista aumenta impostos. Não seria o contrário? Expansionista, expandir impostos; contracionista, diminuir impostos. Errei esta questão mas sinceramente tô mais eu que o gabarito.
  • Rono,
    entendi a sua dúvida. O que acontece é que qualquer política, seja fiscal ou monetária, se é contracionista tem o objetivo de reduzir o crescimento da economia e expansionista incentivar o crescimento.

    Os instrumentos da política fiscal são o juros e os impostos. Se o objetivo é freiar a economia, o governo irá aumentar os juros para reduzir os investimentos das empresas e aumentar os impostos para reduzir a renda disponível da população. E assim reduzir a demanda agregada do país.

    Espero ter ajudado.