SóProvas


ID
222991
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As funções do governo são:

X. alocativa;
Y. distributiva;
Z. estabilizadora.

Em relação a essas funções são feitas as afirmativas a seguir.

I. Utiliza os instrumentos macroeconômicos para manter adequado o nível de utilização dos recursos produtivos, sem criar problemas inflacionários

II. Deve contrabalançar os princípios da equidade e eficiência de forma a não criar incentivos perversos para os recipientes ou financiadores de políticas sociais.

III. Estabelece incentivos para resolver problemas de ineficência em determinados mercados microeconômicos.

Assinale a alternativa que apresenta a combinação correta entre as funções e as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • A função X-alocativa do governo é a que se faz necessária em alguns casos específicos para aumentar a eficiência do sistema econômico.
    No caso de bens públicos, por exemplo, a exclusividade do bem não é a lógica aplicável, fazendo com que o Estado tenha que intervir para alocar recursos de forma mais eficiente.
    Desta forma,  X se relaciona com III. => eliminamos letras a), c), e d).

    A função Y-distributiva do governo diz respeito à melhoria da distribuição de renda, dado que há falhas de mercado causadoras de enormes desigualdades sociais.
    Para elevar o bem estar social, o Estado pode fazer transferências em forma de subsídios, incentivos, bolsas, isenções, auxílios, etc. Nestes casos é importante levar em conta dois princípios: o Princípio da Equidade (justiça ao ajudar uns em detrimento de outros, levando em conta o princípio das razões de imposto/custo/benefício); e o Princípio da Eficiência (minimizar a interferência na alocação feita pelo mercado, suposta tender a eficiencia).
    Desta forma,  Y se relaciona com II. => eliminamos letras  c), d) e e).

    Só nos resta a alternativa b)

    Resposta: B

    Continuando a análise:

    A função Z-estabilizadora do governo se refere à intervenção do Estado na economia, com vistas a estabilizar aspectos econômicos ( tais como, inflação, juros, desemprego, câmbio, renda).
    Relaciona-se com o uso de instrumentos macroeconômicos, tais como políticas monetárias ou fiscais.: Z-I
  • I – Esta é a função estabilizadora (Z) , que visa controlar a inflação e o emprego por meio das políticas fiscal e monetária. 

    II – Esta é a função distributiva (Y) , que tem como objetivo atingir a equidade na economia.

    III – Esta é a função alocativa, que visa combater a ineficiência nos mercados. 

     

    Assim: X -III, Y-II e Z-I. 

     

    Resposta: B

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes

    A  função  alocativa  estabelece  incentivos  para  resolver  problemas  de  ineficiência  em  determinados mercados microeconômicos (X-III). 

    A  função  distributiva  deve  contrabalançar  os  princípios  da  equidade  e  eficiência  de  forma  a  não  criar incentivos perversos para os recipientes ou financiadores de políticas sociais (Y-II). 

    A  função  estabilizadora  utiliza  os  instrumentos  macroeconômicos  para  manter  adequado  o  nível  de utilização dos recursos produtivos, sem criar problemas inflacionários (Z-I).