SóProvas


ID
2231779
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação de desempenho, dentro das empresas, tem como meta diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Cada sistema de avaliação possui suas peculiaridades, com pontos fortes e pontos fracos. Há um método com base no fato de que, no comportamento humano, existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos. Trata-se de uma técnica sistemática, por meio da qual o supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e negativos a respeito do desempenho de seus subordinados. Esse método de avaliação de desempenho é: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:

    3.1.4 Incidentes críticos
    Baseados na observação e no registro dos aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto positivos quanto negativos. O avaliador registra os aspectos do trabalho considerados excepcionalmente positivos e negativos.

    Aspectos excepcionalmente positivos

    Aspectos excepcionalmente negativos
    Apresenta boa comunicação
    Apresenta muitos erros
    Sabe lidar com as pessoas
    Não produz conforme esperado
    Apresenta proatividade
    Dificuldade de atuar objetivamente
    Define prioridades adequadamente
    Atrasa e falta com frequência
    Argumenta de forma clara
    Irrita-se com facilidade

    PRÓS E CONTRAS: Avaliação do desempenho pelos incidentes críticos
     

    Prós:
    • Avalia o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim.
    • Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e melhor aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas.
    • Método de fácil montagem e fácil utilização.
    • Reduz a generalização (hallo efect).

    Contras:
    • Não se preocupa com aspectos normais do desempenho.
    • Peca por fixar-se em poucos aspectos do desempenho, ou seja, é parcial.

    Fonte: Chiavenato (1999).
     

  • METODOS DE AVALIAÇÃO: 

    TRADICIONAIS: 

    A. Escalas gráficas de classificação

    É o método mais utilizado nas empresas. Avalia o desempenho por meio de indicadores antecipadamente definidos, graduados através da descrição de desempenho numa variação de ruim a excepcional. Para cada graduação pode haver exemplos de comportamentos esperados para facilitar a observação da existência ou não do indicador. Permite a elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação e acompanhamento do desempenho histórico do avaliado.

    B. Escolha e distribuição forçada

    Consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado. Este método busca minimizar a subjetividade do processo de avaliação de desempenho.

    C. Pesquisa de campo

    Baseado na realização de reuniões entre um especialista em avaliação de desempenho da área de Recursos Humanos com cada líder, para avaliação do desempenho de cada um dos subordinados, levantando-se os motivos de tal desempenho por meio de análise de fatos e situações. Este método permite um diagnóstico padronizado do desempenho, minimizando a subjetividade da avaliação. Ainda possibilita o planejamento, conjuntamente com o líder, do desenvolvimento profissional de cada um.

    D. Incidentes críticos

    Enfoca as atitudes que representam desempenhos altamente positivos (sucesso), que devem ser realçados e estimulados, ou altamente negativos (fracassos), que devem ser corrigidos através de orientação constante. O método não se preocupa em avaliar as situações normais. No entanto, para haver sucesso na utilização desse método, é necessário o registro constante dos fatos para que estes não passem despercebidos.

    E. Comparação de pares

    Também conhecida como comparação binária, faz uma comparação entre o desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe, podendo fazer o uso de fatores para isso. É um processo muito simples e pouco eficiente, mas que se torna muito difícil de ser realizado quanto maior for o número de pessoas avaliadas.

     

  • CONTinução < Metodos Tradicionais: 

    F. Autoavaliação

    É a avaliação feita pelo próprio avaliado com relação a sua performance. O ideal é que esse sistema seja utilizado conjuntamente a outros sistemas para minimizar o forte viés e falta de sinceridade que podem ocorrer.

    G. Relatório de performance

    Também chamada de avaliação por escrito ou avaliação da experiência,,, trata-se de uma descrição mais livre acerca das características do avaliado, seus pontos fortes, fracos, potencialidades e dimensões de comportamento, entre outros aspectos. Sua desvantagem está na dificuldade de se combinar ou comparar as classificações atribuídas e por isso exige a suplementação de um outro método, mais formal.

    H. Avaliação por resultados

    É um método de avaliação baseado na comparação entre os resultados previstos e realizados. É um método prático, mas que depende somente do ponto de vista do supervisor a respeito do desempenho avaliado.

    I. Avaliação por objetivos

    Baseia-se numa avaliação do alcance de objetivos específicos, mensuráveis, alinhados aos objetivos organizacionais e negociados previamente entre cada colaborador e seu superior. É importante ressaltar que durante a avaliação não devem ser levados em consideração aspectos que não estavam previstos nos objetivos, ou não tivessem sido comunicados ao colaborador. E ainda, deve-se permitir ao colaborador sua auto-avaliação para discussão com seu gestor.

    J. Padrões de desempenho

    Também chamado de padrões de trabalho é quando há estabelecimento de metas somente por parte da organização, mas que devem ser comunicadas às pessoas que serão avaliadas.

    K. Frases descritivas

    Trata-se de uma avaliação através de comportamentos descritos como ideais ou negativos. Assim, assinala-se “sim” quando o comportamento do colaborador corresponde ao comportamento descrito, e “não” quando não corresponde. É diferente do método da Escolha e distribuição forçada no sentido da não obrigatoriedade na escolha das frases.

  • METODOS RECENTES: 

    A. Avaliação 360 graus

    Tendo em conta que neste método a avaliação é feita de forma circular o avaliado recebe retornos de todas as pessoas com quem ele tem relação, também chamados de . Assim, participam na avaliação os seus pares, superior imediato, subordinados, clientes, fornecedores, ou seja, a maioria das pessoas que interagem com o avaliado, numa abrangência de 360°;

    B. Avaliação de competências

    Trata-se da identificação de competências conceituais conhecimento teórico, técnicas habilidades e interpessoais atitudes necessárias para que determinado desempenho seja obtido.

    C. Avaliação de competências e resultados

    É a conjugação das avaliações de competências e resultados, ou seja, é a verificação da existência ou não das competências necessárias de acordo com o desempenho apresentado.

    D. Avaliação de potencial

    Com ênfase no desempenho futuro, identifica as potencialidades do avaliado que facilitarão o desenvolvimento de tarefas e atividades que lhe serão atribuídas. Possibilita a identificação de talentos que estejam trabalhando aquém de suas capacidades, fornecendo base para a recolocação dessas pessoas.

    E. Balanced Scorecard

    Sistema desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton na década de 90, avalia o desempenho sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. São definidos objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico.:

  • Avaliação por incidentes críticos

    Neste tipo de avaliação, se faz um relato detalhado de situações em que o colaborador se destacou de forma positiva e nas em que ele se saiu mal.

    Para isso, é preciso ter um histórico sempre atualizado com as ações dos colaboradores da empresa. Este é um trabalho meticuloso que precisa de muita atenção.

    É ideal para empresas com poucos empregados, pois indica-se que os acontecimentos sejam registrados no exato momento que acontecem.

    As vantagens da avaliação por incidentes críticos são que os colaboradores são avaliados por todas as suas ações e não por um evento recente. Além de obrigar ao gestor prestar o máximo de atenção no trabalho que está sendo executado.