GAB: E.
MODELO CONTINGENCIAL DE MOTIVAÇÃO
MODELO DE VROOM
O modelo contingencial de Vroom se baseia em objetivos gradativos e na hipótese de que a motivação é um processo governando escolhas entre comportamentos.
Mostra que o nível de produtividade depende de três forças básicas em cada indivíduo, a saber:
1. Expectativas. São os objetivos individuais, que podem incluir dinheiro, segurança no cargo, aceitação social, reconhecimento e uma
nfinidade de combinações de objetivos.
2. Recompensas. É a relação percebida entre produtividade e alcance dos objetivos individuais.
3. Relações entre expectativas e recompensas. É a capacidade percebida de aumentar a produtividade para satisfazer suas expectativas com
as recompensas.
(TGA - CHIAVENATO)
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
A Teoria da Expectância de Vroom baseia-se na ideia que o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca. Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.
A Valência relaciona-se com o valor que a pessoa agrega ao resultado que espera (ex.: promoção, etc).
A Instrumentalidade (ou recompensa) é a medida relacionada entre a produtividade (desempenho) e o resultado. Corresponde ao quanto ele crê que pode obter o resultado pretendido. Se a pessoa está motivada ela crê que uma produtividade alta trará o resultado pretendido.
A Expectância é a medida do esforço empregado e o desempenho (produtividade). Traduz a expectativa da pessoa em relação ao resultado, como, por exemplo, se vale a pena empreender energia para realizar uma atividade a fim de obter o resultado. Se a pessoa sente que não vale a pena, que o esforço é muito grande e a chance de desempenho é fraca, a sua expectância será baixa.
Exemplo prático:
Uma pessoa resolve fazer um mestrado para conseguir um cargo e salário melhores. Ela só fará mesmo o mestrado (empregar o esforço) se existe uma política na empresa em que trabalha de crescimento em função do estudo. Ela entende, antes de mais nada, que o aumento de salário é algo importante para ela (valência alta). Logo, a expectância será alta se houver essa política na empresa (se não houvesse a política, a expectativa seria baixa... para quê empreender esforço, na dúvida?).
Assim, a instrumentalidade sera também alta, pois sabe que a conclusão do mestrado trará o resultado (aumento de salário).